São Paulo, 16/11/2006 - Boletim nº1958
direito
Indenização pauta legislação
trabalhista brasileira

Concepção indenizatória da Previdência
Social prejudica trabalhadores e empresas.
Pesquisadora propõe ótica prevencionista,
como no exterior
leia...
Café com Astronomia aborda
evolução do Universo
Em Ribeirão Preto, campanha de
prevenção ao câncer de pele

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Legislação brasileira trabalhista é voltada para a indenização

Juliana Cardilli

A legislação da Previdência Social brasileira possui um caráter indenizatório no que se refere às doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, tornando os processos lentos e prejudicando trabalhadores e empresas. Na Faculdade de Direito (FD) da USP, um estudo de mestrado propõe uma ótica prevencionista sobre esse aspecto.

A advogada Nádia Teresinha Demoliner da Silva, autora do estudo, conta que há uma visão restrita e negativa em relação à saúde do trabalhador.

"A legislação não abre espaço para as descobertas científicas que reconhecem como de natureza ocupacional doenças que não estão listadas na previdência, ampliando a eficácia na sua proteção", explica Nádia. A previdência, hoje, é voltada para a apuração da responsabilidade das empresas, exerce o papel de impor multas e não tem a preocupação de evitar os danos. "Os próprios órgãos fiscalizadores partem do pressuposto da indenização", conta.

Propostas
De acordo com a advogada, é preciso atualizar os critérios para definir e classificar doenças e acidentes ocupacionais, hoje muito afastados da Medicina do Trabalho, que evolui muito mais rápido que o Direito. Para que o trabalhador tenha direito à indenização, além do laudo médico, é necessário que a doença conste em uma lista mantida pela previdência.

Porém, algumas delas, como as degenerativas e a síndrome de Burnout - que pode ser causada pelo estresse do trabalho em atividades repetitivas - não são reconhecidas. "Desta forma, o Poder Judiciário dificulta ao não reconhecer direitos aos portadores de certas doenças, dificultando o recebimento dos benefícios pelo trabalhador", conta Nádia.

Identificar vantagens e caminhos a serem seguidos para a adoção de uma linha prevencionista, também na parte jurídica, é essencial. "Uma solução seriam as ações judiciais coletivas, com o sindicato organizando processos para favorecer uma categoria inteira em relação ao meio ambiente de trabalho, ao invés de cada trabalhador entrar com um pedido", explica. "Além disso, os órgãos fiscalizadores teriam uma função de ação preventiva, fornecendo orientações."

Comparações
No âmbito internacional, há muito tempo já se caminha para que empresas e a previdência possam garantir medidas de proteção. Em outros países, o sistema não é tão rígido como aqui, e uma doença que não conste como ocupacional pode ser aceita, desde que seja comprovada como tal por um laudo médico.

Porém, existem os extremos. "Em Cuba, por exemplo, nem lesões por esforço repetitivo são reconhecidas. Já na Alemanha, o reconhecimento da doença é vinculado ao percentual de exposição ao agente causador", conta a advogada, que utilizou dados referentes a uma pesquisa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 2005, na qual foi analisada essa questão em diversos países.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: (0XX11) 4502-4158 e (0XX11) 8361-3579, com a pesquisadora




Cursos e Palestras

Café com Astronomia aborda evolução do Universo
Na próxima sexta-feira (17), acontecerá um bate-papo com o tema Introdução à Astrofísica: a Radiação Cósmica de Fundo em Microondas, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) de Ribeirão Preto da USP.

Será abordada a evolução do Universo, desde a antigüidade até os nossos dias, com ênfase ao modelo cosmológico considerado hoje padrão, o do Big Bang, e às observações astronômicas que lhe servem de suporte, em especial à radiação cósmica de fundo, cujo estudo valeu o Prêmio Nobel de Física deste ano para G. Smoot e J. Mather. O evento contará com a presença de Jorge Mejía Cabeza, astrofísico e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), e dos estagiários do projeto “Observação do céu e Astronomia” do (L@ife), da FFCLRP.

A atividade faz parte do projeto "Café com Astronomia", do L@ife, que tem o objetivo de divulgar a Astronomia, a Astrofísica e as Ciências Espaciais com uma série de reuniões informais para discussão, de forma simples e amena, assuntos da atualidade relacionados com a observação do céu, assim como com a exploração do espaço pelo homem.

O bate-papo ocorrerá às 16h30 no Anfiteatro “André Jacquemin” da FFLCRP (Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 3602-3845; e-mail cafeastronomico@yahoo.com.br


Campanha de prevenção ao câncer de pele em Ribeirão Preto
O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, realiza no próximo sábado (18) a 13ª Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele.

Nesse ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia destaca, principalmente, os cuidados que os pais devem ter com as crianças, pois, segundo pesquisas realizadas pela entidade, as chances de desenvolvimento da doença são reduzidas em até 85% se os cuidados com a pele forem adotados desde a infância.

Uma equipe de 50 pessoas, entre dermatologistas e pessoal de apoio, estará mobilizada para prestar orientação, atendimento e tratamento gratuitos dos casos de câncer detectados. A campanha acontecerá das 8 às 13 horas, no Ambulatório do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. Não é preciso se inscrever.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612, com Assessoria de Imprensa do HCRP


Curso de Verão gratuito mostra a abrangência da Física
O Instituto de Física (IF) da USP oferece, em fevereiro, o Curso de Verão 2007. Seu objetivo é proporcionar uma formação de cultura geral em Física a estudantes de final de graduação e início de pós-graduação e auxiliar nas suas escolhas de áreas de atuação.

No curso será apresentado um painel da Física atual, por meio das diferentes linhas de pesquisa do IF, com cursos gerais e cursos paralelos em áreas específicas, que serão ministrados por professores do Instituto. Com capacidade para 350 participantes, o Curso de Verão dispõe de recursos para auxilio com transporte e possibilidade de 80 vagas em alojamento gratuito no campus da USP. Os interessados devem solicitar o auxílio no ato da inscrição, que pode ser feita até o próximo dia 19 no site http://www2.if.usp.br/~verao/veraoinsc.html.

O curso é gratuito ocorrerá de 5 a 9 de fevereiro. Estudantes com mais de 70% de presença receberão certificado de participação. O IF fica na R. do Matão, Trav. R, 187, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: e-mail verao@if.usp.br; site http://www2.if.usp.br/~verao/


Palestra no ICB discute Glandula Pineal, Melatonina e Exercício Físico
A palestra Glandula Pineal, Melatonina e Exercício Físico, acontece nesta quinta-feira (16), às 12h30, e será ministrada por Cristina das Neves Borges Silva, pós-doutoranda do Laboratório de Fisiologia do Tecido Adiposo do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

A palestra é parte da disciplina Seminários Gerais em Fisiologia e Biofísica e acontece no ICB (Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, Cidade Universitária, São Paulo). O evento é aberto ao público em geral e a entrada é franca, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-7253 ou www.fisio.icb.usp.br


Professor dos EUA ministra palestra na FCF
Nesta sexta-feira (17), às 15 horas, será realizada a palestra The Impossible Dream: Major Discoveries in Medicinal and Biological Chemistry, que será ministrada pelo professor Donald J. Abraham, da School of Pharmacy, da Virginia Commonwealth University (VCU-USA). O evento é organizado pela Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

A palestra será no Auditório Paulo Carvalho Ferreira, bloco 13 A, da FCF (Av. Prof. Lineu Prestes, 580, na Cidade Universitária, em São Paulo). O evento será em inglês e não haverá tradução s imultânea. A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados, não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091-3660 (c/ profª Rosário) ou dpv@usp.br




Agenda Cultural

"Matrix" no 3º Ciclo de Palestras e Filmes Científicos da FFLCRP
O filme “Matrix” será exibido na próxima quinta-feira (16) na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP) de Ribeirão Preto da USP. O evento faz parte do 3º Ciclo de Palestras e Filmes Científicos do Departamento de Química da FFCLRP.

Após a exibição haverá comentários com o professor Osame Kinouchi Filho, do Departamento de Física e Matemática da FFCLRP. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

"Matrix" poderá ser assistido das 16 às 17h30 no Anfiteatro do bloco das Exatas, no Departamento de Química. A FFLCRP fica na Av. Bandeirantes, 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-3757 / 4366


Ensaio aberto em Bebedouro de ópera de Mário de Andrade
Nesta sexta-feira (17), haverá um ensaio aberto da ópera Café, Tragédia Coral em Três Atos, no Teatro Municipal de Bebedouro. O primeiro e parte do segundo ato (são três ao todo), da ópera de Mário de Andrade, serão mostrados para convidados, imprensa e patrocinadores, às 20h30. O maestro Sérgio Alberto-de-Oliveira está musicando a obra, que não foi concluída por Mário de Andrade.

A ópera, que deve estrear em meados de 2007, é resultado da pesquisa desenvolvida pelo maestro Sérgio Alberto-de-Oliveira, da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto (PCARP) da USP. Ele é também regente do Madrigal Revivis, que integra o Coral da USP Ribeirão e que participará do projeto.

A montagem aborda a queda da cultura do café na região de Ribeirão Preto. A música é composta por outro maestro da PCARP, José Gustavo Julião de Camargo. A direção cênica é de José Maurício Cagno e a cenografia de Constantino Sarantopoulos. O quarteto é o mesmo que realizou o espetáculo Zumbi, Comandante Guerreiro, em 2003, também com participação do Revivis.

O projeto é uma parceria da Coopercitrus, de Bebedouro, com o Coral Coopercitrus-Credicitrus, e o Coral Municipal da cidade. Dançarinos, atores e grupos infantis de organizações não-governamentais (ONGs) da região, também participam da produção que levará aos palcos cerca de 150 pessoas.

A ópera busca resgatar uma parte esquecida da obra de Mário de Andrade. Foi escrita em 1942 com quatro divisões: introdução; a 'concepção melodramática', conhecida como 'libretto'; a terceira parte, com o poema que é o texto da ópera e a marcação de cena. Ficou faltando a musicalização, que está sendo feita pelo maestro.

Mais informações: (0XX16) 3602-3510




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Mestrado

Equipe atuante no programa saúde da família: conceitos e possibilidades de assistência em saúde mental. Melissa dos Santos Paschoalato Franco. Dia 22, às 13 horas.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394 / 3468


Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Mestrado

Processamento mínimo de mamão (Carica papaya L.): efeitos de aditivos químicos e atmosfera modificada na qualidade do produto. Silvana Rodrigues Rabelo de Andrade. Dia 22, às 14 horas.

Doutorado

Quantificação dos impactos econômicos e ambientais decorrentes do estado de conservação das rodovias brasileiras. Daniela Bacchi Bartholomeu. Dia 21, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br