São Paulo, 17/11/2006 - Boletim nº 1959
meio ambiente
Lodo de tratamento de água retira
o fósforo dos esgotos

Devido ao seu poder de aderência, o lodo
é capaz de remover até 100% do fósforo,
principal causador da proliferação
de algas tóxicas nos rios
leia...
FSP promove cursos
para rádios comunitárias
Sala São Paulo recebe a
Orquestra Sinfônica da USP

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


Nota da Redação: A partir de agora, a Agência USP de Notícias passa a emitir seus boletins por um novo sistema de envio. Para que o serviço seja plenamente satisfatório, os novos procedimentos passarão por um período de ajustes. Contamos com sua compreensão

A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Aproveitamento do lodo permite remoção total do fósforo presente no esgoto

Aline Moraes

O lodo que resta do tratamento de água pode remover em até 100% a quantidade do fósforo presente no esgoto lançado nos rios. Esse tipo de aproveitamento do lodo, inédito no Brasil e no Mundo, foi testado numa pesquisa realizada na Escola Politécnica (Poli) da USP, que empregou o resíduo no fim do tratamento de esgoto. O procedimento pode trazer muitos benefícios para o meio ambiente, além de de ser uma alternativa mais barata para a remoção do fósforo - prática importante para a saúde dos mananciais de água.

"O fósforo é apontado como o principal responsável pelo enriquecimento nutricional de mananciais de abastecimento público", diz a engenheira civil Iara Soares Chao. A presença excessiva de nutrientes, como o fósforo, na água leva à proliferação de algas (eutrofização), muitas delas capazes de liberar toxinas que podem ser fatais, e resulta numa água com gosto e odor. Assim, "a remoção de fósforo passa a ter grande significado para a saúde pública e para o meio ambiente", completa a engenheira.

Os rios, fonte de água para abastecimento, sofrem duplamente com o lançamento de esgoto e do lodo. Na sua forma bruta, o esgoto contém entre 6 mg/L (miligramas por litro) e 7mg/L de fósforo e, mesmo quando passam por estações de tratamento convencionais, que removem pouco os nutrientes, lançam nos rios em torno de 3 a 4 mg/L de fósforo, quantidade considerada grande. "Os padrões internacionais determinam lançamento limite entre 0,5mg/L e 1mg/L", aponta Iara. O lodo, por sua vez, pode poluir, causar assoreamento (diminuição da profundidade) dos rios e gerar impactos na vida aquática. Em seu mestrado, Iara avaliou a possibilidade de unir esses dois males num resultado benéfico.

Para que o lodo possa ter um destino que não os rios, uma alternativa é tratá-lo, ou seja, secá-lo para obter um produto sólido - que pode ser aproveitado, por exemplo, na fabricação de tijolo e cimento. Mas, na maioria das vezes, o lodo sólido termina nos rios ou em aterros sanitários. "Existem 7.500 ETAs no Brasil e, delas, menos de 1% faz o tratamento desse lodo. Na Região Metropolitana de São Paulo, existem 8 grandes ETAs, mas apenas uma (a Taiaçupeba, pertencente à Suzano) trata o resíduo", complementa a pesquisadora.

Apesar de não apresentar riscos de contaminação, o lodo não é degradado pela natureza, o que contribui para o aumento da montanha de lixo. O aproveitamento proposto no estudo conta com a vantagem de não necessitar da secagem - o que favorece também o barateamento do processo.

Toque de midas
Iara realizou testes em laboratório, simulando uma estação de tratamento de esgoto terciária utilizando o lodo da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto Cotia e o esgoto da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Barueri. "Essa terceira fase, para remoção do fósforo, é fácil de ser implantada, mesmo em estações já prontas", afirma a pesquisadora.

Em Barueri, assim como em outras ETEs de grandes metrópoles, que usam as próprias bactérias do esgoto para degradar a matéria orgânica, o tratamento convencional (secundário), consegue eliminar entre 40% e 50% do fósforo, apenas, e a legislação (Decreto Estadual nº 8468/76) não prevê a remoção total.

A alta capacidade de aderência do fósforo ao lodo, aplicada em outras formas de aproveitamento, mostrou-se eficaz para "segurar" o fósforo presente no efluente. Depois de 180 testes, com dosagens diferentes de lodo e variação dos parâmetros que influenciam essa sua capacidade, Iara chegou a uma condição capaz de remover 100% da substância. "Os resultados obtidos sinalizam uma alternativa tecnológica, que pode vir a ser utilizada em projetos sustentáveis, em que as estações de tratamento de esgoto e de água sejam planejadas de forma integrada", diz a pesquisadora.

Depois de ter sido usado no tratamento de esgoto, o lodo transforma-se de "resto" a fonte de nutrientes, pois fica rico em fósforo e pode ser aproveitado na agricultura para fertilização do solo. Esse dado é relevante quando se tem em mente que as fontes naturais de fósforo "estarão exauridas até 2035, segundo estudo internacional", alerta a pesquisadora.

Além de ser benéfico para o meio ambiente, o tratamento terciário com aplicação de lodo é mais barato, pois utiliza matéria-prima reaproveitada. Se a ETE e a ETA forem integradas, os custos com transporte são reduzidos e a economia pode ser ainda maior.

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: (0XX11) 6971-6308, com a pesquisadora; e-mail ichao@sabesp.com.br




Cursos e Palestras

Faculdade de Saúde Pública oferece curso de capacitação para rádios comunitárias
Estão abertas as inscrições para a 6ª edição do Curso de Capacitação em Saúde Pública para Comunicadores de Rádios Comunitárias. Com o objetivo de levar os comunicadores a ajudar suas comunidades na construção da cidadania por meio do uso adequado das informações em saúde pública, o curso é denominado Seminários de Saúde Pública para Comunicadores de Rádios Comunitárias.

Realizado pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o curso é coordenado pelo professor Paulo Rogério Gallo, do Departamento de Saúde Materno Infantil, em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde e o apoio das principais entidades de radiodifusão comunitária do estado de São Paulo.

O curso, que será ministrado por docentes da FSP e convidados, acontecerá aos sábados, nos dias 18 e 25/11 e 02/12, das 8 às 17 horas, na FSP ( Av. Dr. Arnaldo, 715, ao lado da estação Clínicas do Metrô, em São Paulo). Serão oferecidas 90 vagas. Os alunos serão selecionados por meio de entrevista pessoal. A inscrição e o curso são gratuitos. Os participantes receberão certificado de conclusão emitido pela USP.

As inscrições para a entrevista podem ser feitas pelo e-mail: janaina.radio@fsp.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3061-7795, de segunda a sexta, das 9h às 17 horas , com Janaína ou Natália.

Mais informações: (0XX11) 3061-7795


Encontro debate a preservação do patrimônio cultural
O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP promove no próximo dia 21, às 19 horas, o Primeiro encontro do ciclo de Reuniões Técnicas: Ciências Aplicadas e Conservação de Bens Culturais para fomentar discussões sobre a potencialidade das colaborações entre cientistas, pesquisadores e profissionais que atuam na área da preservação do patrimônio cultural.

No evento serão apresentados, discutidos e divulgados trabalhos de pesquisa aplicada à conservação e ao restauro. As mesas serão compostas por pesquisadores representantes de laboratórios e institutos científicos que trabalham com conservadores, restauradores, arquitetos, arqueólogos, museólogos e profissionais da área.

O tema da Reunião Técnica 01 é "Métodos e técnicas de caracterização do LEC-POLI/USP aplicadas ao estudo do patrimônio cultural", que traz trabalhos realizados pelo Laboratório de Eletroquímica e Corrosão (LEC) do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica (Poli) da USP. A reunião contará com os professores da Poli, Augusto Câmara Neiva, o pesquisador Jérémie Nicoläe Dron e Sílvia Cunha Lima, especialista em conservação que atua no Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, como palestrantes.

O evento é gratuito e aberto ao público interessado. O CPC / Casa de Dona Yayá, que fica na Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações (0XX11) 3106-3562; site www.usp.br/cpc


Encontro literário no Maria Antonia
O Centro Universitário Maria Antonia da USP e a revista EntreLivros promovem no dia 22, às 19h30, a mesa-redonda Clássicos da Modernidade, com a presença de Márcio Seligmann, professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) , Júlio Pimentel, professor de História na USP, Nelson Ascher e mediação de Manuel da Costa Pinto, ambos colunistas da Folha de S. Paulo.

O encontro abordará o tema da atualidade da noção de clássico e aquilo que caracteriza um clássico contemporâneo. A idéia é retomar os temas do ciclo de cursos Ler os Clássicos, promovido mensalmente pelo Maria Antonia, e da coleção EntreClássicos, da EntreLivros.

O encontro é gratuito, aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. O Centro Universitário Maria Antonia, que fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramais 36 e 54; imprensama@usp.br; www.usp.br/mariantonia


FFLCH realiza encontro de pós-graduandos
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP promoverá entre os dias 21 e 23 o I Encontro de Pós-Graduandos (Iº EPOG). O principal objetivo é propiciar a troca de experiências de pesquisa entre mestrandos e doutorandos dos diversos Programas de Pós-Graduação da Faculdade, reunindo-os em torno de temas comuns para que discutam a riqueza de enfoques teórico-metodológicos interdisciplinares.

Os pesquisadores-expositores terão a oportunidade de apresentar, em mesas interdisciplinares, o estado atual de seus trabalhos e de ouvir colegas de áreas afins discorrerem a respeito de como procederam em relação a recortes semelhantes, porém com base em distintos referenciais teórico-metodológicos. Nos debates posteriores às apresentações poderão se estabelecer diálogos entre colegas que produzem conhecimento na mesma Faculdade.

A programação completa do evento, que será no prédio de Filosofia e Ciências Sociais da FFLCH (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, na Cidade Universitária, em São Paulo) está no site: http://www.fflch.usp.br/sdi/imprensa/eventos/epog.html. As inscrições para participar das mesas do EPOG estão encerradas, mas o evento é gratuito e aberto a todos os interessados em assisti-lo como ouvinte.

Mais informações: (0XX11) 3091-3779/ 3704, ramal 200 ou www.fflch.usp.br/epog



Agenda Cultural

Osusp se apresenta na Sala São Paulo
No próximo dia 21, às 21 horas, na Sala São Paulo (Pça. Julio Prestes, s/nº, na Luz, em São Paulo), acontece a apresentação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp). No programa, a abertura Don Giovanni, de Mozart, Concerto nº. 2 para piano e orquestra, de S. Rachmaninoff e a Sinfonia nº. 4, de R. Schumann. Johannes Schlaefli será o regente convidado, com Flavio Varani no piano.

Os ingressos, que custam de R$ 10,00 a 50,00, podem ser comprados no Anfiteatro Camargo Guarnieri (Rua do Anfiteatro, 109, na Cidade Universitária, em São Paulo), na Sala São Paulo ( (0XX11) 3337-5414 ou pela TicketMaster (0XX11) 6846-6000.

Mais informações: (0XX11) 3091-3000, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, sede da Osusp




Quadro de Avisos

Poli oferece curso para engenheiros da General Motors
A Escola Politécnica (Poli) da USP iniciou, em outubro desse ano, um curso sobre Ar Condicionado Automotivo para a General Motors Mundial. Entre os alunos, estão engenheiros do Canadá, México, Estados Unidos e Brasil.

A Escola Politécnica é a única instituição brasileira a integrar o Technical Education Program (TEP), que oferece desde seminários até cursos de pós-graduação, focados nos negócios e atividades da GM. Em 2003 a Poli ministrou curso na área de Criatividade e, agora, lançou o curso sobre Ar Condicionado Automotivo, coordenado pelo professor .Alberto Hernandez Neto, e em conjunto a Kettering University, de Michigan.

Mais informações: (0XX11) 3091-5355, na Poli ou (0XX11) 3735-7219/ 9264-7185, na assessoria de imprensa




Teses e Dissertações

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Doutorado

Identificação e caracterização de viróides e estudo de alguns aspectos da interação de viróides com proteínas do hospedeiro. Marcelo Eiras. Dia 24, às 8 horas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4156 / 3429-4282


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

O teatro trans-ibérico: Raul Brandão e Valle-Inclán. Fermín Vañó Ivorra Filho. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

Programas de trabalho e renda de São Paulo (2001-2004): uma análise a partir do estudo das trajetórias sociais dos beneficiários e suas famílias. Paulo Lourenço Domingues Junior. Dia 24, às 9 horas.

Deglutição cultural: riso e riso reduzido no Brasil da última década do século XX. Mônica Eboli de Nigris. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado

Estudo de comorbidades psiquiátricas entre adolescentes com transtornos por uso de substâncias psicoativas atendidos em um hospital universitário. Rogério Shigueo Morihisa. Dia 23, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Aplicação de processos oxidativos avançados em residuos contendo hidroquinona. Ana Julia Rego Vieira. Dia 21, às 9 horas.

Doutorado

Estudo das propriedades das blendas de amido termoplástico e látex natural. Ricardo Francischetti Jacob. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 3373-8036





sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br