São Paulo, 21/11/2006 - Boletim nº 1960
saúde
Câncer de língua e boca atinge
mais mulheres em São Paulo

Levantamento mundial da doença com
base em dados da OMS mostra que, no
final do século 20, mulheres entre 30 e 39
anos foram as mais atingidas na cidade
leia...
Edusp promove a Oitava
Feira do Livro
Hospital Universitário precisa
de voluntários

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Estudo traça um mapa da situação mundial do câncer em vias aéreas e digestivas superiores

Antonio Carlos Quinto

Nos últimos 30 anos do século passado houve uma tendência de aumento dos casos de câncer de língua e boca entre as mulheres com idade entre 30 e 39 anos, na cidade de São Paulo. O aumento também foi observado em países da Europa e em algumas localidades dos EUA. Os resultados são de um levantamento sobre os vários tipos de tumores que atingem as vias aéreas e digestivas superiores, realizado pelo cirurgião-dentista Alexandre Tadeu Patronieri, com base em 18 Registros de Câncer de Base Populacional no Mundo, entre 1969 e 1999. "No Brasil, há a necessidade de mais campanhas de prevenção e detecção precoce para o câncer de língua, boca e orofaringe", recomenda.

Patronieri chama a atenção para a cidade de São Paulo. "A tendência de aumento no número de casos em mulheres pode indicar que elas estão mais expostas aos fatores de risco (álcool e tabaco)", alerta. Em sua pesquisa de mestrado, defendida na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, o pesquisador reuniu informações de 22 grupos populacionais de todo o mundo, com base nas publicações do Cancer Incidence in Five Continents (WHO-IARC), da Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados relativos a São Paulo foram obtidos no Registro de Câncer de São Paulo, que é coordenado pelo médico Antonio Pedro Mirra.

Em São Paulo, foram analisados cinco grupos, divididos em faixas etárias de ambos os sexos: de zero a 39 anos; 40 a 49; 50 a 59; 60 a 69; e 70 anos ou mais. Patronieri lembra que o Registro de Câncer de Base Populacional São Paulo é o único do País que possui a série histórica dos 30 anos (1969-1999). "Infelizmente não há essa informação em outros municípios, mesmo nas grandes capitais, que satisfizesse esse critério: as informações são relativas apenas aos anos mais recentes ou a série histórica não está completa", lamenta. Os casos estudados foram os mais freqüentes: tumores de lábio, língua, boca, glândula salivares e os da faringe em toda a sua extensão que compreende a nasofaringe, a hipofaringe e a orofaringe.

Padrão mundial
A tendência encontrada pelo pesquisador em mulheres da faixa de 30 a 39 anos, de São Paulo, segundo ele acompanha uma tendência mundial. "A hipótese da alta incidência do papiloma vírus, o HPV, também pode estar associada a essas estatísticas", acredita. Contudo, Patronieri alerta que seu estudo não pode ser considerado como definitivo. Ele abre um caminho para novas pesquisas. "Podem haver outras hipóteses relacionadas às tendências ainda desconhecidas", diz.

"No grupo de 50 a 59 anos houve aumento do câncer de glândulas salivares em mulheres, e decréscimo dos tumores de lábios em homens", lembra. Na totalização geral dos índices em relação ao sexo, o pesquisador observou uma tendência estável para os homens. "Para o sexo feminino, constatamos aumento do câncer de língua entre mulheres de 40 a 49 anos, entre os anos de 1969 a 1983, e aumento do câncer de boca nos grupos etários mais avançados, a partir dos 60 anos", resume.

Em relação ao resto do mundo, ele destaca que na Ásia as incidências dos tumores são as mais altas, principalmente na boca, língua e orofaringe, o que pode estar ligado ao alto consumo do tabaco e do álcool. Ele lembra um costume, no mínimo curioso, que existe na Índia e no Paquistão. "É sabido que nesses países algumas pessoas têm o hábito de fumar com a brasa invertida. Ou seja, colocam o lado aceso do cigarro dentro da boca", conta.

Nos EUA também houve a tendência de aumento dos tumores em algumas localidades. Naquele país, segundo Patronieri, já existe disponível no mercado um tablete mastigável de tabaco industrializado. "Trata-se de mais um produto com potencial de causar lesões e tumores na língua e mucosa bucal", diz. Em localidades como Detroit, Iowa e Michigan, os registros apontam aumento da incidência de cânceres de orofaringe.

Mais informações: (0XX11) 9944-5248, com Alexandre Tadeu Patronieri; e-mail: patronieri@usp.br




Cursos e Palestras

Semana de Psiquiatria comemora reforma do IPq
Nos próximos dias 28, 29 e 30 ocorrerá a V Semana de Psiquiatria, com o tema "O Novo IPq: Conquistas e Desafios". O evento faz parte das comemorações da conclusão total da reforma, adequação e modernização do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP.

A Semana contará com uma extensa programação cultural, aberta ao público, e científica, voltada a médicos, psiquiatras, estudantes e profissionais da Saúde. A programação completa pode ser acessada no site www.hcnet.usp.br/ipq.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas, com antecedência, pelos telefones (0XX11) 3069-6890 ou (0XX11) 6146-0314 ou pelo site http://www.hcnet.usp.br/ipq/semana.htm. Serão fornecidos certificados aos participantes dos eventos científicos. O evento ocorrerá sempre das 8 às 13 horas.

O IPq fica na Rua Ovídio Pires de Campos, 785, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3069-7801, com Assessoria de Imprensa




Agenda Cultural


Oitava edição da Feira do Livro da USP acontece neste mês
De 22 a 24 de novembro acontece a 8ª Festa do Livro da USP, evento organizado pela Editora da USP (Edusp) com apoio da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

São mais de 100 editoras e livros com desconto mínimo de 50%. Veja a relação das editoras no site http://www.edusp.com.br/eventos.asp.

O evento é aberto ao público e acontece das 9 às 21 horas, no pátio de Geografia/História da FFLCH, que fica na Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006


Duo de Violão se apresenta no Museu Paulista neste domingo
Neste domingo (19), o Duo de Violão de Marcelo Vani e Glauber R. O. Garcia se apresentará no Museu Paulista (do Ipiranga) da USP. No programa músicas de Bach, Sacarlatti e Manuel de Falla, entre outros. Marcelo Vani realiza concertos como solista no interior paulista e cursa bacharelado em instrumento (violão). Glauber Garcia também cursa o bacharelado em instrumento (violão) na USP, participa de festivais e realiza apresentações como solista e música de câmera, no interior paulista e capital.

A apresentação, que será no Salão de Honra, às 16h30, é gratuita e aberta a todos os interessados. O Museu Paulista fica no Parque da Independência, s/n, no Ipiranga, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8000/ 8026


Mostra do cineasta Rosemberg Cariry no Cinusp
O Cinusp "Paulo Emílio" realizará de 21 de novembro a 1º de dezembro uma retrospectiva dos filmes do cineasta cearense Rosemberg Cariry. Haverá também, no dia 30, a pré-estréia do filme Cine Tapuia, seguida de debate com Cariry. O cineasta estará disponível para entrevistas para a imprensa no dia 29.

A mostra apresenta toda a obra de Rosemberg Cariry em longa-metragem (seis filmes), além de mais três curtas-metragens (um deles com a participação do famoso personagem Zé do Caixão). Filósofo de formação e cineasta por vocação, Cariry começou sua carreira cinematográfica em 1975 e, em seus filmes, procura extrair o universal do particular, estabelecer ligações entre as diferenças culturais, principalmente entre as formas eruditas e populares.

Confira a programação da mostra:

Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Brasil, 1985, cor e p&b, documentário, 78 min). Resgate da memória e da história da comunidade religiosa do Caldeirão, movimento religioso liderado pelo beato José Lourenço, que organizou um arraial em molde socialista primitivo. Dia 21, às 16 horas; e dia 23, às 19 horas.

Corisco e Dadá (Brasil, 1996, cor, ficçào, 96 min). O Capitão Corisco, reputado pela sua crueldade, valentia e beleza, rapta Dadá quando ela tinha 12 anos de idade, jogando-a na difícil vida do cangaço. Dia 27, às 19 horas; dia 29, às 16 horas; e dia 1º de dezembro, às 19 horas.

Juazeiro - A Nova Jerusalém (Brasil, 2001, cor e p&b, documentário, 72 min). Ofilme conta a história do Padre Cícero Romão Batista (1854-1934). Dia 21, às 19 horas; dia 22, às 19 horas; e dia 24, às 16 horas.

Lua Cambará (Brasil, 2002, cor, ficção, 98 min). Um poderoso coronel estupra uma negra escrava e, dessa violência, nasce, em noite de lua cheia, uma menina muito bela que é chamada de Lua. Dia 28, às 16 horas; dia 29, às 16 horas; e dia 1º de dezembro, às 19 horas.

A Saga do Guerreiro Alumioso (Brasil, 1993, cor, ficção, 94 min). Em Aroeiras, cidade fictícia dos sertões, as autoridades são alvo da crítica popular, em brincadeiras como o “serra velho” e a “malhação de Judas”, e isto gera conflito com a polícia. Em meio a esta situação, surge a louca Delfina, profetizando a vinda de um restaurador da ordem e da justiça. Dia 22, às 16 horas; dia 23, às 16 horas; e dia 24, às 19 horas.

Cine Tapuia (Brasil, 2006, cor, ficção, 96 min). Traz uma reflexão sobre a cultura do povo cearense a partir de fatos históricos, com referências na literatura de José de Alencar e na legendária figura do Cego Aderaldo. Dia 30, às 19 horas.

Curtas: O Auto da Leidiana (Brasil, 1998, cor, ficção, 26 min), Patativa do Assaré um Poeta do Povo (Brasil, 1986, cor, documentário, 17 min) e Pedro Oliveira – O Cego Que Viu o Mar (Brasil, 1988/2000, p&b, documentário, 26 min). Dia 27, às 16 horas; dia 28, às 19 horas; e dia 1º de dezembro, às 16 horas.

O Cinusp fica na Rua do Anfiteatro 181, Colméia (Favo 4), Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3152; site www.usp.br/cinusp




Publicações


Livro da professora Olgária Matos será lançado na Livraria Cultura
Na próxima terça (21), às 18h30, acontece o lançamento de Discretas Esperanças - Reflexões filosóficas sobre o mundo contemporâneo (208 páginas, R$34,00, Editora Nova Alexandria), da professora Olgária Matos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Com o resgate de elementos de diversos campos do saber - filosofia, literatura, artes plásticas - a autora explicita uma inter-relação peculiar entre política e cultura. A obra é reunida sob forma de ensaios, interligados pela busca da compreensão dos processos inerentes ao mundo contemporâneo. Olgária revisita de Sócrates a Foucault, detendo-se mais demoradamente nos filósofos da Escola de Frankfurt, já que é uma importante intérprete das idéias dessa Escola no Brasil.

O evento de lançamento ocorrerá na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073, Loja 151, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3170-4033



Quadro de Avisos


Gincana interna ajuda pacientes carentes do Hospital das Clínicas
A Gincana Solidariot é uma ação social que está envolvendo todos os funcionários do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC) da USP para arrecadar alimentos. A finalidade é montar cestas básicas que serão distribuídas no Natal aos pacientes carentes em tratamento no hospital.

A gincana, uma iniciativa do Serviço Social do IOT, teve início em 16 de outubro e já arrecadou mais de 1,5 tonelada de alimentos. A ação ajudou a promover uma maior integração e até uma disputa saudável entre os funcionários, que "brigam" para colocar seus locais de trabalho na liderança de quilos arrecadados. A meta da gincana é arrecadar, até o próximo dia 20, três toneladas de alimentos, o dobro do ano anterior.

Mais informações: (0XX11) 3069-6943


Hospital Universitário da USP precisa de voluntários
O Hospital Universitário da USP está recrutando voluntários para atuar junto aos pacientes, adultos e crianças, e também em setores específicos do hospital. Atualmente o HU conta com 46 voluntários, que se dedicam para suprir as carências afetivas e materiais dos pacientes. A instituição conta com a colaboração da comunidade da região para aumentar esse quadro.

Os interessados em se tornar voluntários devem preencher alguns requisitos, como ter mais de 25 anos; possuir disponibilidade uma vez por semana, sempre no mesmo dia e horário; não confundir trabalho voluntário com estágio e ter boa vontade.

Os candidatos são encaminhados pelo HU ao Centro de Voluntariado de São Paulo, local onde assistem à uma palestra e recebem um certificado de participação. Após essa etapa, o hospital oferece um treinamento na área escolhida. A carga horária de atuação é de no máximo quatro horas semanais.

Os voluntários podem atuar na recepção, na biblioteca, na banca móvel (vendendo revistas e objetos gerais), na assistência aos pacientes internados, no bazar de voluntários, no hospital arte, na recreação da brinquedoteca e do ambulatório pediátrico.

O Hospital Universitário da USP também recebe doações, como roupas, sapatos, enfeites e eletrodomésticos em condições de uso. O contato pode ser feito pelo e-mail voluntarios@hu.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3039-9460/ 9332.

Mais informações: voluntarios@hu.usp.br ou pelo telefone (0XX11) 3039-9460/ 9332, no HU, ou (0XX11) 5090-0590 / 5093-0226, com a assessoria de imprensa



Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Doutorado

Relações tróficas e limnológicas no reservatório de Itaipu: uma análise do impacto da biomassa pesqueira nas comunidades planctônicas. Rinaldo Antonio Ribeiro Filho. Dia 20, às 8h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Doutorado

Inativação térmica de ovos de helmintos em água e em biossólidos digeridos: cinética em reator batelada e modelagem matemática em reator tubular. Marilza de Fátima Simoneti. Dia 21, às 14 horas.

Segmentação e modelagem comportamental de usuários dos serviços de transporte urbano brasileiros. Humberto de Paiva Junior. Dia 24, às 14h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Instituto de Química

Doutorado

Biotransformações na obtenção de hidróxi-selenetos e hidróxi-teluretos quirais. Carlos Eduardo da Costa. Dia 24, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844


Instituto Oceanográfico

Mestrado

Avaliação ecotoxicológica do sedimento do local de disposição do material dragado do Porto de Santos e da área de influência direta. Raquel Catarina Argentino-Santos. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6528


sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br