São Paulo, 22/11/2006 - Boletim nº 1961

computação
USP possui terceiro maior
supercomputador do Brasil

Desempenho da máquina é de 2,9 trilhões
de operações por segundo e fez a USP
entrar na lista dos 500 mais poderosos
aglomerados computacionais do mundo
leia...
Violência contra criança ocorre
em todas as classes e culturas
MariAntonia apresenta
mostra de seis artistas

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

USP é a única instituição de ensino do Brasil incluída em ranking de supercomputadores

Valéria Dias

A aquisição de um supercomputador com desempenho de 2,9 teraflops (o que equivale a 2,9 trilhões de operações por segundo) fez a Universidade de São Paulo ocupar, pela primeira vez, o ranking Top500 (http://www.top500.org/), relação dos 500 mais poderosos aglomerados computacionais do mundo. A USP é a única instituição educacional pública brasileira a fazer parte da lista, ocupando a posição 363ª. Existem ainda outros três supercomputadores brasileiros listados, nas posições 273ª (Petroleum Company), 275ª (Petrobrás) e 418ª (Petrobrás).

A compra do equipamento partiu da iniciativa de um grupo formado por 66 pesquisadores da USP. A verba de U$650 mil dólares foi concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). "Recebemos o dinheiro há cerca de um ano", conta o professor Luiz Nunes de Oliveira, do Instituto de Física de São Carlos e coordenador do projeto. Segundo ele, até o final desta semana o supercomputador já terá sido entregue. "O equipamento foi encomendado à IBM, nos Estados Unidos, e a previsão é que até 15 de dezembro esteja em operação preliminar, instalado no Centro de Computação Eletrônica."

O grupo de 66 pesquisadores da USP ficará responsável pelo supercomputador durante um período de dois anos. Após este prazo, o equipamento será transferido para o Laboratório de Computação Científica Avançada (LCCA), órgão ligado à Reitoria da USP, que fica no CCE.

De acordo com o professor, o equipamento tem uma capacidade de cálculo muito superior ao que é encontrada atualmente na USP. "O Tanque de Provas Numérico da Escola Politécnica [laboratório virtual para simulação numérica de estruturas flutuantes de produção de petróleo e gás], por exemplo, tem uma potência inferior a dele", conta Oliveira. O supercomputador possui 448 processadores que são interligados entre si e que permitem que várias pessoas façam uso do equipamento, simultaneamente.

Cálculos complexos e demorados
Oliveira afirma que a máquina será útil para estudos em várias áreas do conhecimento, como física (variação de cálculo de propriedades de sistemas eletrônicos), astronomia (estudos de buracos negros), na área de genômica, em meteorologia, na dinâmica de fluidos, e até em Humanas, para estudos de um banco de dados da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA).

"São áreas que envolvem cálculos complexos e demorados, habilidades que este supercomputador têm condições de desempenhar. Pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística e do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação de São Carlos vão realizar estudos exatamente sobre como esses cálculos são feitos e distribuídos para processamento na máquina", explica o professor.

A lista Top500, divulgada no último dia 14, é organizada pelas Universidades de Mannheim (Alemanha) e do Tenesse (EUA). De acordo com Oliveira, o Top500 tornou-se uma diretriz para quem quer adquirir aglomerados computacionais. "Ao fazermos a seleção do supercomputador, sempre perguntávamos para a empresa qual era a posição que aquele equipamento ficaria ocupando no ranking", brinca Oliveira. A primeira edição da Top500 aconteceu em junho de 1993.

Mais informações: (0XX16) 3373-9851, ou e-mail luizno@usp.br, com o professor Luiz Nunes de Oliveira



Professor do NEV coordena relatório recém-lançado da ONU sobre violência contra a criança

Da redação, Agência USP

Após três anos de consultas em todas as regiões do mundo, inclusive com a participação do Estado, de ONGs, especialistas, crianças e adolescentes, a Organização das Nações Unidas (ONU) lança o primeiro estudo mundial sobre a violência contra a criança. O Relatório Mundial sobre Violência contra a Criança (World Report on Violence against Children) foi lançado nesta segunda-feira (20), em Genebra. O documento foi coordenado pelo professor Paulo Sergio Pinheiro, do Núcleo de Estudos da Violência (NEV) da USP. Todo o processo de preparação do relatório pode ser visto em www.violencestudy.org.

O relatório apresenta uma visão global da violência contra a criança e propõe recomendações para lidar e prevenir o problema. De acordo com o estudo, a violência contra crianças ainda está presente em todas as culturas, classes, raízes étnicas, níveis de escolaridade e renda. Para acabar com o problema é necessária uma mudança de mentalidade das sociedades, além de melhora das condições econômicas e sociais que facilitam essa violência.

Paulo Sergio Pinheiro é pesquisador associado do NEV, antigo secretário de estado dos Direitos Humanos e atualmente Expert Independente do Secretário-Geral da ONU para o estudo sobre violência contra a criança. A professora Nancy Cardia, coordenadora do NEV, participou da redação do livro, como membro do Conselho Editorial.

Violência camuflada
O relatório chama atenção para o fato de que a violência contra a criança é camuflada, sub-registrada e não relatada. Os motivos pra isso são vários: as crianças têm medo de denunciar e seus pais também se calam quando a agressão foi feita por um membro da família ou uma pessoa mais poderosa na sociedade. Além de faltarem mecanismos seguros ou confiáveis para denunciar a violência -como a pouca confiança na polícia existente em muitos países, por exemplo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 53 mil crianças tenham morrido em todo o mundo, em 2002, vítimas de homicídios.

O relatório aponta a existência de muitas medidas contra a violência contra as crianças. A Convenção sobre os Direitos da Criança, por exemplo, foi ratificada por 192 países. Por outro lado, o estudo mostra que os compromissos internacionais nem sempre se traduzem em medidas concretas e os esforços contra a agressão de crianças são mais voltados aos sintomas e às conseqüências que às causas da violência.

Entre as recomendações feitas no relatório estão: o fortalecimento de medidas nacionais e locais sobre o tema, a prioridade à prevenção do problema, a conscientização da população e a proibição de qualquer tipo de violência, entre outros. Além dessas sugestões gerais, são feitas outras especificas para a escola, a comunidade, a família, o trabalho e os sistemas assistenciais e de justiça. Para esses últimos, por exemplo, o relatório sugere que sejam tomadas medidas a fim de reduzir as taxas de institucionalização. A privação da liberdade deveria ser reservada apenas aos adolescentes em conflito com a lei e considerados perigosos para o convívio em sociedade, aponta o estudo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4965, na assessoria do NEV, ou pelos e-mails pinheiro@sgsvac.org e daher@sgsvac.org, com o professor Pinheiro e seu asssistente




Cursos e Palestras

Seminário aborda pesquisa e controle da febre maculosa
A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), da USP de Piracicaba, promove na próxima quinta-feira (23) o Seminário Carrapatos: Bioecologia, Febre Maculosa e Controle. O objetivo é promover um debate abrangente sobre a atual situação da febre maculosa brasileira. Durante os últimos dois anos, a Esalq vem se empenhando em ampliar os conhecimentos sobre a bioecologia e métodos de controle do carrapato-estrela Amblyomma cajennense.

Palestras sobre os seguintes temas comporão o seminário: “A Vigilância Epidemiológica da Febre Maculosa Brasileira”; “Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Brasil e nas Américas”; “Distribuição Geográfica e Preferências Ecológicas de Espécies Vetoras da Febre Maculosa Brasileira”; “Bioecologia e Controle Ambiental de Amblyomma cajennense no campus Luiz de Queiroz”.

O seminário, que é gratuito e aberto ao público, dispensa inscrições e acontecerá das 8 às 12 horas no Anfiteatro do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição da Esalq (Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba).

Mais informações: (0XX19) 3429-4134/ 4176


Fórum permanente da paisagem discute a bacia Pirajussara

Entre os dias 23 de novembro e 8 de dezembro, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, acontece o Fórum Permanente da Paisagem: Bacia Pirajussara. Com palestras, oficinas, discussões e debates sobre as questões da paisagem, o Fórum Permanente propõe debates em torno das questões da Bacia do Pirajussara.

Neste primeiro módulo, o Fórum se organiza por meio de mesas redondas, conversas e uma oficina na cidade. Espera-se contribuir para o conhecimento crítico da problemática atual da região, com a participação de instituições públicas e não governamentais, associações de moradores e da universidade. Foi concebido como uma segunda etapa a construção de um projeto de pesquisa, ensino e extensão, em elaboração pelo Laboratório do Espaço, que pensa a cidade como o espaço privilegiado de formação do arquiteto e urbanista.

As mesas redondas serão realizadas na sala 807, na FAU, a partir das 17h30. No próximo dia 23 o tema será Operação Vila Sônia; dia 27, Cidade e Cidadania; dia 28, Como aprender Juntos? e no dia 6 de dezembro, Projetos Urbanos: Dimensões Sócio-Ambientais. As mesas redondas do Fórum são abertas à participação de todos os interessados.

No dia 2 de dezembro, no período da tarde, ocorrerá a oficina. Seu objetivo é possibilitar um conhecimento empírico de aspectos da realidade urbana, das condições de vida, das especificidades, potencialidades e contradições perceptíveis. No decorrer do Fórum, será informada a forma de inscrição e o número de participantes possível.

A conversa em roda, Aprender para a cidade, é aberta a todos os participantes dessa edição do Fórum e será um balanço das questões pautadas no decorrer do Fórum. Ela será no dia 08, às 17h30, na sala do laboratório na FAU.

A participação nas mesas redondas e na conversa em roda é aberta a todos, gratuita e sem necessidade de inscrição. Os eventos serão realizados na FAU que fica na R. do Lago, 876, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091- 4535, com Lilian ou pelo e-mail paisagismo@usp.br


Sofrimento no trabalho fabril é tema de palestra em Ribeirão Preto
O Ciclo de Palestras do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP) da USP apresenta, no próximo dia 23, a palestra Sofrimento psicossocial no trabalho fabril, com Bernardo Svartman, doutorando em Psicologia Social e do Trabalho no Instituto de Psicologia (IP) da USP.

O evento - que é gratuito e aberto ao público em geral, sem necessidade de inscrições - ocorrerá das 19 às 20h40, na sala 7, do Bloco B da FEARP (Av. Bandeirantes 3900, Monte Alegre, Ribeirão Preto).

Mais informações: (0XX16) 3602-3903


Professora da FSP coordena III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária
Entre os dias 26 e 29, em Florianópolis (SC), acontece o III Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa), com o tema Vigilância Sanitária, Risco e Desigualdade: Quem se importa?. A coordenação do encontro é de responsabilidade da professora da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, Maria Cristina da Costa Marques.

No evento, a vigilância sanitária é vista como uma ferramenta de defesa do consumidor, mas também fundamental para o bom funcionamento de hospitais, clínicas e outros serviços. O simpósio acontece de dois em dois anos e está ligado ao Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA) da Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (ABRASCO). Maria Cristina da Costa Marques é também Coordenadora Executiva do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (CECOVISA) da FSP.

As inscrições pelo site do Simbravisa já estão encerradas, novas inscrições serão abertas no dia e local do evento. Os preços variam e há descontos maiores para os estudantes. O evento será realizado no Centro de Convenções - CentroSul, na Av. Gustavo Richard, s/nº, Baía Sul, em Forianopólis, Santa Catarina.

Mais informações: (0XX48) 3221-8468, ou pelo site http://www.simbravisa.com.br/, no simbravisa, ou (0XX11) 3061-5757 ou pelo e-mail cecovisa@fsp.usp.br, com a professora da FSP




Agenda Cultural


Nova série de exposições do MariAntonia traz obras de seis artistas
O Centro Universitário MariAntonia da USP apresenta, a partir de novembro, uma nova série de exposições individuais. Contará com obras do jornalista e artista plástico Sérgio Sister, dos artistas findanleses Juha Nenonen e Miklos Gaál, da bacharel em Gravura Estela Sokol, do artista plástico Felipe Cohen e da bacharel em Artes Plásticas Mariana Chama. O vernissage acontece no dia 30, às 20 horas, e a visitação vai até 27 de janeiro de 2007.

A sala principal do MariAntonia recebe a mostra Reagente, de Sérgio Sister. A exposição é composta por aproximadamente 20 obras produzidas como pinturas, mas que se comportam como desenhos, feito em fino papel de fibra de arroz.

A dupla Juha Nenonen & Miklos Gaál utiliza-se da fotografia com interesse em dar uma aparência falsa ao mundo real. Enquanto Juha Nenonen traz um certo humor negro, Miklos Gaál procura lidar com as imagens do cotidiano como se retratasse brinquedos. Ambos fazem parte da geração de fotógrafos finlandeses conhecida como The Helsinki School, grupo formado nos últimos oito anos na escola de artes de mesmo nome.

Estela Sokol mostra a instalação Meio-dia e meia, obra específica para o espaço do Maria Antonia, composta por uma grande estrutura emborrachada negra que, articulada, acessa toda a área da sala. Assim, a peça renuncia à inércia e interage com o ambiente de forma dinâmica.

A obra Ida é apresentada por Felipe Cohen. A exposição acontece no chão do espaço expositivo. Em um carpete cinza, que ocupa quase todo piso do espaço, são colocados fragmentos de vidros quebrados, que guardam ainda seu formato original pela proximidade dos pedaços, em buracos exatamente com seus formatos e tamanhos, possibilitando a visibilidade da superfície que está abaixo.

Ensaio de circo é o nome da exposição que Mariana Chama traz ao MariAntonia, composta por fotos tiradas pela artista do espetáculo de um casal dono do Circo Nosotros, pequena companhia circense composta apenas pelos dois. A exposição foi pensada a partir da edição das fotos em pequenos livros, com a montagem da sala respeitando a relação de página, seqüência e pequena dimensão.

A nova série de exposições poderá ser vista de segunda à sexta, das 12 às 21 horas, e aos s ábados, domingos e feriados, das 10 às 18 horas. A entrada é gratuita.

Mais informações: (0XX11) 3237-1815 / 3255-7182 (ramal 36), com Assessoria de Imprensa; site www.usp.br/mariantonia




Quadro de Avisos


USP Bauru faz cadastro de hospedagem para estudantes
Estão abertas as inscrições para o cadastro de hospedagem de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da USP. O Serviço Social da Prefeitura do Campus Administrativo de Bauru (PCAB) da USP, que funciona no Conjunto Residencial Estudantil (Crusp), cadastra proprietários de imóveis, pensão, pensionato, pousada e imobiliárias que se interessam em oferecer locação de moradia a estudantes.

Os interessados devem comparecer pessoalmente no Serviço Social da PCAB, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O Campus de Bauru da USP fica na Alameda Dr. Octávio Pinheiro Brisola, 9-75, Vila Univesitária, Bauru.

Mais informações: (0XX14) 3235-8316, com a assistente social, Christine Habib


Universia apresenta Ranking Ibero-Americano de pesquisa na 76ª Reunião Plenária do CRUB
O Universia participará da 76ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), entre os dias 22 e 24, para acompanhar os debates acadêmicos e apresentar o Ranking Ibero-Americano de pesquisa (RI3), a primeira ferramenta interativa sobre produção científica na Ibero-América.

Parte do projeto I+D Atlas de la Ciencia, o ranking permitirá às Universidades buscar as melhores instituições por área de conhecimento, por tipos de indicador científico, por países, por regiões ou globalmente. As funcionalidades dessa ferramenta podem ser vistas no site: http://investigacion.universia.net/isi/isi.html.

No dia 24, o professor Felix de Moya, Vice-Reitor de Novas Tecnologias da Universidade de Granada (Espanha), apresentará no CRUB o projeto RI3, que coordena na Rede Universia.

A 76ª Reunião Plenária do CRUB acontecerá em Brasília, Distrito Federal, na Universidade de Brasília (UNB). O tema do encontro será Inovação Tecnológica: Desafios e Possibilidades.

Mais informações: (0XX11) 3179-0748, na assessoria de imprensa do Universia, ou www.crub.org.br, sobre a Reunião Plenária




Teses e Dissertações

Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Otimização multidisciplinar em projeto de asas flexíveis. Paulo Roberto Caixeta Junior. Dia 23, às 9 horas.

Protótipo virtual da estratégia DTC aplicada a motores de indução usando linguagem VHDL. Marcelo Favoretto Castoldi. Dia 23, às 9 horas.

Controladores adaptativos não-lineares com critério H ∞ aplicados em robôs espaciais. Tatiana de Figueiredo Pereira alves Taveira Pazelli. Dia 24, às 14 horas.

Parâmetros topográficos para avaliação, caracterização e controle de superfícies de engenharia. Enio da Silva Rodrigues Freitas. Dia 24, às 14 horas.

Doutorado

As conseqüências do assoreamento na operação de resevatórios formados por barragens. Adelena Gonçalves Maia. Dia 24, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6901


Escola Politécnica

Mestrado

Caracterização e processamento de telas de cristal líquido visando a reciclagem. Viviane Tavares. Dia 24, às 9 horas.

Proposta de modelo de planejamento estratégico para serviços profissionais - um estudo de caso em serviços odontológicos. Cristina Helena Zingaretti Junqueira. Dia 24, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

Acumulação de capital e inovação tecnológica: a experiência brasileira durante o regime militar 1964-1985. Gabriel Alves de Miranda Carvalho. Dia 27, às 14 horas.

O islamismo e suas implicações no processo democrático libanês. Renato José da Costa. Dia 27, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Faculdade de Medicina

Mestrado

Hipertensão intracraniana na meningoencefalite criptocócica em pacientes soropositivos para o vírus da imunodeficiência humana: estudo de uma série de casos. Najara Maria Procópio de Andrade. Dia 27, às 8h30.

Mais informações: (0XX11) 3066-7000




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br