São Paulo, 27/11/2006 - Boletim nº 1964
sociedade
Projeto da 'literatura marginal' é
dar voz aos excluídos

Escritores da periferia que participam
desse grupo literário incentivam
conscientização e formação crítica
por meio de sua atuação cultural
leia...
USP dá início ao programa
de desburocratização
Coralusp se apresenta na
Casa de Dona Yayá

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Literatura marginal ganha espaço ao denunciar problemas e valorizar solidariedade da periferia

Marina Almeida

A literatura marginal mudou. Principalmente em relação à que surgiu nos anos 70. Segundo a antropóloga Érica Peçanha Nascimento, naquela época os autores eram pessoas da classe média e alta que falavam sobre seu cotidiano de modo irônico. "Atualmente, o projeto dos escritores da literatura marginal é dar voz aos grupos excluídos da sociedade", diz. Érica é autora de um estudo de mestrado sobre o tema, apresentado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

"Hoje eles querem denunciar a violência - principalmente a policial -, o alcoolismo nas famílias, a força do tráfico e a falta de perspectiva dos jovens", garante Érica. Por outro lado, buscam valorizar aspectos positivos da periferia, como solidariedade, o modo de falar e as gírias características, além das manifestações culturais que estão surgindo nesses lugares.

A expressão 'literatura marginal' foi escolhida por alguns escritores de periferias das grandes cidades brasileiras, cuja produção tem crescido e começa a ter algum destaque em diferentes espaços. "Eles se sentem à margem da sociedade devido às suas condições sociais de origem e aos problemas com a qual convivem no cotidiano, além de produzirem textos fora do padrão formal: usam gírias e ortografia próprias", explica a antropóloga.

Por meio de entrevistas e participação em eventos literários, Érica analisou a trajetória de três escritores da periferia de São Paulo, que ela considerava representativos dessa nova geração de escritores marginais: Ferréz, Sérgio Vaz e Sacolinha.

Aos 31 anos, Ferréz conseguiu chegar ao grande circuito editorial, com cinco livros publicados. O primeiro, Capão Pecado, é considerado um best-seller e já foi lançado até na Europa. O autor é o único que atinge dois públicos diferentes: o de classe média e alta, que tem contato com ele em eventos como a Bienal do Livro ou a Feira Literária de Paraty, e o público dos bairros de periferia, que encontra o escritor nos Centros Educacionais Unificados (CEU) em São Paulo, por exemplo.

Sérgio Vaz, com 42 anos, tem quatro livros publicados e ficou conhecido pelos saraus que organiza na Zona Sul da cidade. Sacolinha, pseudônimo de Ademiro Alves, tem 23 anos e criou, em 2002, o projeto Literatura no Brasil, que veio a tornar-se uma Associação Cultural. Além de produzir uma revista especializada com o mesmo nome, a Literatura no Brasil realiza fanzines e concursos literários. "Quando criou o projeto, Sacolinha acreditava que quem faz literatura de verdade no País são os rappers e os escritores da periferia, porque eles que abordam a dura realidade brasileira", conta Érica. O escritor, que é de Suzano (município da região metropolitana), foi importante por chamar a atenção para os autores que estão fora da cidade de São Paulo, acredita a pesquisadora.

Pensamento crítico
Além da denúncia, o objetivo desses escritores é formar pensamento crítico. "Eles se assemelham muito ao rap e ao hip hop ideológico nesse sentido", diz a Érica. "Por isso, é importante não dissociar a literatura da atuação cultural que eles desenvolvem". Enquanto Sacolinha criou a Associação Cultural, Sérgio Vaz organiza a Cooperifa, que reúne, semanalmente, cerca de 200 pessoas num boteco da Zona Sul de São Paulo para apresentações de literatura, música e teatro. Já Ferréz faz parte do projeto 1daSul, que, entre outras atividades, criou uma biblioteca comunitária e distribui livros e revistas gratuitamente em escolas, Febems, presídios, favelas, etc.

Érica lembra que a academia começa a voltar-se sobre o tema, que já virou linha de pesquisa de alguns professores. "A análise dessa literatura marginal exige que alguns parâmetros críticos sejam revistos, porque os textos destoam do padrão tido como culto, abusando do uso de gírias da periferia e com regras próprias de concordância, plural e ortografia", recomenda.

Textos dos escritores estudados podem ser encontrados nos seguintes blogs: ferrez.blogspot.com, sacolagraduado.blogspot.com e colecionadordepedras.blogspot.com, de Ferréz, Sacolinha e Sérgio Vaz, respectivamente.

Imagem: Marcos Santos

Mais informações: erica_pecanha@yahoo.com.br, com a pesquisadora



Reitoria da USP iniciará programa de desburocratização

Valéria Dias

Nesta segunda (27), a Reitoria da Universidade de São Paulo vai lançar o Programa de Gestão Estratégica e Desburocratização da USP, que tem o objetivo de simplificar os procedimentos internos da Universidade e focar a atenção nos resultados. "Queremos provocar uma mudança de cultura organizacional implementando um modelo de excelência em gestão universitária", explica a reitora Suely Vilela.

A idéia, segundo ela, é olhar todas as rotinas internas da USP e eliminar algumas etapas a fim de simplificar os procedimentos, o que levará a resultados mais efetivos. "A USP possui alguns entraves burocráticos que levam a uma insatisfação de toda a comunidade uspiana. Muitos procedimentos precisam ser conduzidos com uma certa velocidade, o que muitas vezes não acontece", afirma Suely.

O Programa é amplo e envolve três comissões: Comissão Permanente de Avaliação (CPA), cuja coordenação é do vice-reitor, Franco Maria Lajolo, Comissão de Planejamento, coordenada pelo professor Glaucius Oliva, do Instituto de Física de São Carlos, e a Comissão do Programa de Gestão Estratégica e Desburocratização da Administração da USP, coordenada pela professora Maria de Lourdes Pires Bianchi, do Departamento de Recursos Humanos. "O Artigo 22 do Regimento Interno da USP já previa a existência da Comissão de Planejamento, mas só agora ela está sendo implementada", esclarece a reitora.

Como exemplo de necessidade de desburocratização, Suely Vilela cita a questão dos convênios, dos diplomas e dos serviços terceirizados. No caso dos convênios, eles passam por várias etapas de análise e têm uma tramitação demorada. "Apesar dessa questão ter evoluído muito durante a última gestão, onde se criou uma comissão específica para o assunto, nós precisamos avançar ainda mais nesse processo", explica a reitora, lembrando que também é fundamental avaliar o resultado final desses convênios.

Sobre os diplomas, a reitora considera que os procedimentos já foram bastante simplificados, mas ainda há necessidade de aperfeiçoamento. E os serviços terceirizados, que representam uma demanda da Universidade, também precisam passar por uma avaliação de sua qualidade.

Lideranças
Para a implantação do Programa de Gestão Estratégica e Desburocratização da USP está prevista a criação de comissões também nas Unidades. "O Departamento de Recursos Humanos da USP já vem trabalhando nessa direção, estimulando e buscando cursos específicos de capacitação de lideranças para que possamos desenvolver o programa com sucesso", afirma Suely Vilela.

A reitora explica que o Programa foi baseado no Gespública - Programa Nacional de Gestão Pública, iniciativa semelhante implantada em 2005 pelo governo federal. "Apesar de ser um modelo já usado no serviço público, deveremos fazer algumas adaptações para a realidade da Universidade", relata a professora.

Na segunda-feira (27), das 15h15 às 16h30, haverá uma palestra sobre o Gespública com Paulo Daniel Barreto Lima, diretor do Departamento de Programas e Gestão e gerente executivo do Gespública/Seges, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Em seguida, haverá um debate sobre o tema. O evento, restrito à comunidade USP, será realizado no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária.

Mais informações: (0XX11) 3091-3220, na Assessoria de Imprensa da Reitoria




Cursos e Palestras

Primeiro simpósio do Programa USP Recicla acontece na FAU
O Programa USP Recicla, da Agência USP de Inovação, realiza no dia 1º de dezembro o seu 1º Simpósio, sob o tema central “Gestão Compartilhada de Resíduos na USP: Educação Ambiental, Tecnologia e Comunicação”. O propósito do evento é fortalecer as ações do Programa e possibilitar a troca de experiências entre membros de suas comissões e entre agentes, gestores e estudantes envolvidos.

Sua programação compreende, na parte da manhã, a palestra inicial “Contribuição da Educação Ambiental para a Gestão Sustentável da Universidade” e a mesa redonda “Comunicação, Educação Ambiental e Tecnologia: desafios do USP Recicla”. Na parte da tarde, painéis dos participantes serão apresentados e avaliados por uma Comissão Científica e haverá cursos e encontros específicos de comissões, agentes locais, gestores e estudantes do USP Recicla. Após, ocorrerá uma grande plenária com apresentação dos resultados das atividades.

O evento tem como público-alvo a comunidade uspiana e membros de Comissões Internas do Programa. Os participantes receberão certificado no encerramento do Simpósio. As inscrições e o envio de resumos podem ser feitos pelo e-mail recicla@edu.usp.br. O evento será transmitido on-line via nos seguintes links: http://www.emm.usp.br/usprecicla/ ou http://www.emm.usp.br/usprecicla.asx.

O Simpósio será das 8 às 18 horas no Auditório Ariosto Milla, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, que fica na Rua do Lago, 876, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4428 / 4469, com Paulo ou Beth


Seminário no Museu Paulista debate fundamentos da narrativa da História
O Museu Paulista (do Ipiranga) da USP promove nos dias 4 e 5 de dezembro o Seminário de Pesquisa A escrita da História nos Museus, cuja proposta é discutir os fundamentos teórico-metodológicos da narrativa da História na atualidade.

O evento contará com a presença do professor Dominique Polout, da Universidade Paris I (França), que também é pesquisador desse tema. Polout será conferencista no primeiro dia do evento, das 14 às 18 horas, com tradução simultânea. No dia 5, Manoel Luiz Salgado Guimarães, da UFRJ, fará uma exposição no mesmo horário, seguida de comentários de Polout e debate com pesquisadores da USP.

Voltado para alunos de graduação e de pós-graduação da área de História e Humanidades, professores universitários, profissionais de museus e historiadores, o Seminário recebe inscrições até o dia 4 de dezembro. Para se inscrever é preciso enviar nome, RG, profissão, endereço completo, telefone, e-mail e nome da instituição de origem para o e-mail acadmp@usp.br ou via fax, pelo número (0XX11) 2273-4390.

O evento ocorrerá no Auditório do Museu Paulista, que fica no Parque da Independência, s/nº, Ipiranga, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 6165-8006 ou (0XX11) 2273-4390; e-mail acadmp@usp.br; site http://www.mp.usp.br/seminario/seminario_pesq_3.htm


Segundo Café Psicológico do IP discute religião
O Instituto de Psicologia (IP) da USP realiza na próxima quinta-feira (30), às 15h30, o Segundo Café Psicológico. O tema deste segundo Café será Conversando sobre Psicologia da Religião, com o professor Geraldo José de Paiva.

Os Cafés Psicológicos são encontros que visam apresentar à comunidade do IP o trabalho e as idéias dos professores. O evento, aberto a todos os interessados, terá lugar na Biblioteca do IP ( Av. Professor Mello Moraes, 1721, bloco D, Cidade Universitária, São Paulo). A participação é gratuita e aberta ao público em geral.

Mais informações: (0XX11)3091-4178, com Islaine


Ciclo de inovação debate instrumentação médica
Na próxima terça-feira (28), às 15 horas, no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP, acontece a conferência Desafios da Inovação Tecnológica em Instrumentação Médica, último evento do ciclo de inovação que ocorrerá este ano.

A confereência será ministrada por Domingo Braile, professor da Unicamp e da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, cirurgião e empresário. Braile criou no final do anos 70, em São José do Rio Preto, a empresa Braile Biomédica que produz válvulas cardíacas de pericárdio bovino, por ele idealizadas no Brasil. A empresa se transformou num centro fabricante de cerca de 250 produtos, entre os quais válvulas biológicas porcinas, bomba de circulação extracorpórea, termômetros de agulha e retal, stents, cronômetro triplo, oxigenadores de membrana e bolha, reservatórios e filtros de sangue. A Braile Biomédica exporta 15% de sua produção para 21 países da América Latina, Europa, Oriente Médio e sul da Ásia.

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados e não há necessidade de inscrições prévias. A conferência será no Auditório Alberto Carvalho da Silva, do IEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J, 374, térreo, Edifício da Antiga Reitoria, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3091-3919 ou pelo e-mail clauregi@usp.br




Agenda Cultural

Quartas Culturais do IME apresentam dueto de viola e flauta
O Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP realiza, toda última quarta-feira do mês, o evento Quartas Culturais, que já dura 14 anos. No dia 29 haverá apresentação do "Duete de Viola e Flauta", com Renato Bandel e Tatiana Mazurek interpretando obras de Debussy, Jolivet, Bach e Mozart.

O evento, que é gratuito e aberto ao público, ocorrerá às 18h15 no Auditório L. H. Jacy Monteiro, que fica no Bloco B da Matemática.

O IME fica na Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6205, com o professor Oscar


Última apresentação do Coralusp em 2006 na Casa de Dona Yayá
No dia 3 de dezembro, o Centro de Preservação Cultural (CPC) - Casa de Dona Yayá da USP promoverá mais um Domingo na Yayá, com a presença do Coral da USP (Coralusp). Sob a regência de Tiago Pinheiro, essa apresentação marcará o encerramento das atividades deste ano do Coral.

O repertório será formado de compositores contemporâneos, cantos indígenas e folclóricos brasileiros. Com destaque para Pedrinho, de Dori Caymmi, e Três Cantos Nativos dos Índios Kraó, de Marcos Leite, entre outras.

A apresentação do Coralusp, gratuita e aberta ao público, ocorrerá às 11 horas no CPC (Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3106-3562; site http://www.usp.br/cpc




Quadro de Avisos

Projeto da FSP USP é contemplado por Edital do CNPq da área de ciências sociais
O Projeto Jovens na contemporaneidade, imaginários em diálogo foi selecionado e aprovado para o Edital do CNPq do Programa de Cooperação em Matéria de Ciências Sociais para os Países da Comunidade de Língua Portuguesa (CPLP). O projeto é coordenado pelo professor Rubens de Camargo Ferreira Adorno, professor do Departamento de Saúde Materno-Infantil da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O projeto da FSP foi escolhido neste Edital, da área de Ciências Sociais, e trabalhará com pesquisadores de Moçambique e Portugal acerca das questões das juventudes nesses países. Num primeiro momento, será organizado um seminário com pesquisadores de Moçambique , Brasil e Portugal, para discutir a situação das diferentes juventudes dos 3 países. Assim, será seguido o objetivo proposto, de perseguir o imaginário das juventudes em um mundo globalizado, situando os termos lociais desses 3 países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Mais informações: (0XX11)3083-4117 ou pelo e-mail radorno@usp.br, com o professor, ou 3081-5091, na assessoria


FFLCH homenageia o professor Eduardo Kugelmas
A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP realizará, na próxima quarta-feira (29), um encontro em memória ao professor Eduardo Kugelmas.

Bacharel em direito e doutor em ciência política pela USP, o professor fez estudos importantes sobre as instituições políticas brasileiras e suas relações com a economia, a economia política internacional e a política comparada. Publicou diversos trabalhos na área, como o livro Banco Central - Autoridade Política e Democratização (Editora FGV, 2002), do qual é co-autor. Kugelmas era também pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (Cedec) e dava aulas no programa de pós-graduação em ciência política da USP. O professor morreu no dia 14 deste mês.

Haverá uma mesa composta pelos professores Brasílio Sallum Jr., Célia Galvão Querino, Gildo Marçal Brandão, Lourdes Sola, Maria Hermínia Tavares de Almeida. É necessário confirmar presença pelo telefone (0XX11) 3091-3754 ou pelo e-mail marirai@usp.br O evento será às 18 horas, na Sala 101 do Prédio de Filosofia e Ciências Sociais (Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, na Cidade Universitária, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11)3091-3754/ 4938 ou comunicacaofflch@usp.br


Campanha de Saúde Masculina em Ribeirão Preto no sábado
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP apóia a Campanha de Saúde Masculina, que terá atividades neste sábado, em Ribeirão Preto.

Realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia, Secção São Paulo (SBU-SP), o tema da campanha é Chega de Adiar, Procure um Urologista. Seu objetivo é distribuir, aos pacientes, familiares e acompanhantes, material gráfico informativo sobre as principais doenças que afetam o homem, como Câncer de Próstata, Hiperplasia (crescimento) Benigna da Próstata, Disfunção Sexual, Incontinência e Infecção Urinárias.

A campanha deve percorrer diversas cidades do Estado até o dia 18 de dezembro e neste sábado (25) estará no Novo Shopping de Ribeirão Preto, das 10 às 17 horas. Será distribuido material gráfico e urologistas estarão presentes, à disposição da população para esclarecer dúvidas e informar sobre as doenças masculinas.

Outras informações e orientações sobre a saúde masculina podem ser encontradas no site www.sbu-sp.org.br.

Além do Hospital das Clínicas da FMRP, o Novo Shopping e a Academia Corpore apóiam a iniciativa. A campanha será no Novo Shopping que fica na Av. Presidente Kennedy, 1500, em Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612




Teses e Dissertações

Escola Politécnica

Mestrado

A aplicação de um modelo de simulação para o gerenciamento de projetos: um estudo de caso utilizando a dinâmica de sistemas. Aldren Montenegro dos Santos. Dia 29, às 14 horas.

Análise dinâmica elasto-plástica de estruturas metálicas sujeitas a excitação aleatória de sismos. Silvia Corbani. Dia 29, às 8 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas

Mestrado

A literatura de José de Anchieta e a gênese da educação brasileira. Rosemeire França Assis Rodrigues Pereira. Dia 29, às 9 horas.

Traduzindo uma obra crioula: Pays sans chapeau, de Dany Laferrière. Heloisa Caldeira Alves Moreira. Dia 29, às 14 horas.

Doutorado

Edição crítica da poesia reunida de Lúcio Cardoso. Esio Macêdo Ribeiro. Dia 29, às 14 horas.

La creación de un imaginario. La generación literaria del 45 en Uruguay. Elvira Blanco Blanco. Dia 29, às 13h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-4626


Instituto de Química de São Carlos

Mestrado

Distinção entre cachaça produzida com cana-de-açúcar queimada e não queimada. Carlos Alexandre Galinaro. Dia 27, às 14h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9909 / 3373-8036


 

 

 



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br