São Paulo, 29/11/2006 - Boletim nº1966
genética
Nicotina pode ativar
genes da hipertensão

Consumo da droga, mesmo em quantidade
moderada, é capaz de antecipar e agravar
a doença em pessoas com predisposição
genética para desenvolvê-la
leia...
USP e BASF capacitam
educadores em Guaratinguetá
Temperatura do universo é tema
de palestra do Convite à Física

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Nicotina antecipa e agrava hipertensão de caráter genético

Aline Moraes

A ação da nicotina no cérebro é capaz de antecipar e agravar a hipertensão neurogênica - que ocorre em pessoas com predisposição genética para a doença. Apesar de pouco comentada, ela corresponde a aproximadamente 95% dos casos de hipertensão. Os centros cerebrais responsáveis por controlar a pressão arterial sofrem disfunção devido à ativação de certos genes, ainda não identificados.

"Grande parte da população é fumante e hipertensa, e já se sabe que o tabagismo é maléfico para o sistema cardiovascular. Nicotina em grandes quantidades pode elevar a pressão arterial mesmo em pessoas sem fatores genéticos para a hipertensão", lembra a bióloga Merari de Fatima Ramires Ferrari. "No entanto, os estudos nunca foram aprofundados e tampouco relacionados ao controle da pressão pelo sistema nervoso". Em seu doutorado, realizado no Instituto de Biociências (IB) da USP, Merari analisou os efeitos cardiovasculares resultantes da ação de quantidades moderadas de nicotina e também a influência da droga sobre o controle da pressão arterial pelo cérebro.

Modelo de rato
Os experimentos foram feitos em ratos de um mês de idade, com pressão arterial média considerada normal. Parte deles não desenvolve o problema, enquanto outros têm predisposição genética para a hipertensão, mas ainda não havia desenvolvido a doença - que se manifesta na fase adulta, ou seja, aos dois meses de idade. "O modelo de rato é muito semelhante ao humano", explica a pesquisadora.

Um grupo de ratos de ambas as condições foi tratado, por oito semanas, com pastilhas colocadas sob a pele, que liberam uma quantidade constante de nicotina que equivale ao consumo de aproximadamente 20 cigarros de concentrações moderadas por dia, por um homem adulto. O restante dos animais formou o grupo "controle", que recebeu o mesmo tratamento, porém sem a nicotina.

Merari observou que a hipertensão nos ratos que carregavam fatores genéticos para a doença foi desencadeada com apenas sete dias, ou seja, com um mês e uma semana de idade. "É como se a hipertensão tivesse se manifestado na adolescência", explica a bióloga. A doença também se desenvolveu com mais gravidade nesse grupo após o término do tratamento. Já os ratos normais sem predisposição, que também receberam a substância, não apresentaram alterações de pressão.

Cérebro fumante
A pesquisadora verificou interferência da nicotina em três núcleos do cérebro muito importantes na regulação da pressão arterial do corpo, mas que sofrem alguma disfunção quando há hipertensão neurogênica envolvida.

A droga atuou, por exemplo, sobre o glutamato, um dos neurotransmissores (substâncias que permitem o trânsito de informações entre neurônios) mais importantes do corpo. Quando a pressão aumenta, o corpo libera mais glutamato num dos núcleos (núcleo do trato solitário), a fim de regulá-la. Nos ratos com predisposição tratados com nicotina, a quantidade de glutamato caiu diante do aumento da pressão.

A ação da nicotina pode ter interferido também na liberação do hormônio vasopressina, que é controlado por outro núcleo cerebral (hipotálamo) por meio do glutamato. "Se a liberação da vasopressina aumenta, a pressão arterial pode elevar-se" explica a bióloga. "Com a administração de nicotina, a quantidade de glutamato no hipotálamo aumentou nos ratos hipertensos, o que indica que a vasopressina pode estar elevada e contribuir para o desenvolvimento e agravamento da hipertensão".

Os resultados reforçam a hipótese de Merari de que a nicotina seja um fator importante na ativação de genes envolvidos na hipertensão - que, no caso dos ratos hipertensos, estão mais propensos a serem ativados. Em seu pós-doutorado, a bióloga mapeará os genes alterados em neurônios das regiões cerebrais que controlam a pressão arterial, para então identificar os genes e sistemas potencialmente envolvidos na doença.

Mais informações: (0XX11) 3091-7608, com a pesquisadora; e-mail mfrf@yahoo.com



Parceria entre USP e BASF promove capacitação de educadores para o ensino de ciências

Vanessa Portes

A empresa Basf e a USP, por intermédio do seu Instituto de Química, estão contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de ciências por meio do Projeto Reação - educando para vida. A um baixo custo, o programa capacita professores da rede pública de ensino e da Fundação da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), ambas de Guaratinguetá, interior do Estado de São Paulo, para a instrução de química e ciências de uma maneira divertida e de fácil compreensão.

Para participar do projeto, iniciado em março deste ano, não é necessário que a escola tenha laboratório de ciências. Todo o material didático usado é de fácil acesso a professores e estudantes - copos de plástico, palitos de madeira, balões de aniversário, entre outros - o que justifica o baixo custo do projeto (apenas US$ 1,00 dólar por aluno ao mês).

O conteúdo do programa foi desenvolvido pela professora Reiko Isuyama, do IQUSP e autora do Curso de Química do Telecurso 2000, da Fundação Roberto Marinho, e conta ainda com o auxílio da técnica do Instituto Ana Cristina Aparecida N. M. dos Santos.

Além da Basf e da USP, a Prefeitura Municipal de Guaratinguetá — onde atualmente ocorre o projeto piloto que ainda sofre adaptação do seu formato —, e a Fundação Espaço Eco também participam da iniciativa. Além de fornecer os recursos necessários para o projeto, a BASF ainda auxilia na organização e coordenação.

Vinte escolas da rede pública de Guaratinguetá já estão incluídas no programa. Ao todo, são cerca de 500 educadores envolvidos na capacitação (coordenadores pedagógicos e professores da educação infantil até a 8ª série do ensino fundamental) e 10 mil estudantes municipais beneficiados (incluindo os que possuem necessidades especiais).

Semanalmente, a professora Isuyama promove encontros com os educadores de Guaratinguetá. "Cada coordenador pedagógico participa duas vezes ao mês do encontro e cada professor uma vez", conta Reyko. Em cada encontro, que dura 3 horas, realiza-se uma contextualização do assunto abordado na vida da criança, apontando sua relevância. Depois, Reiko explica como a atividade será feita e, logo em seguida, os próprios educadores realizam a atividade. "O fato de os professores e coordenadores realizarem os experimentos se mostra importante para sua capacitação já que eles já vão confiantes para a sala de aula", explica.

Vocabulário técnico
Reiko Isuyama afirma que há intenção de se ampliar o projeto, que tem duração de três anos, para a capacitação de educadores do ensino médio e até para educadores de outros municípios. Porém, segundo ela, existe dificuldade de se encontrar pessoal qualificado para esse tipo de trabalho. "O ensino de ciências para crianças sem usar vocabulário técnico não é uma prática fácil, por isso, a capacitação dos professores também não é uma tarefa simples", diz Reiko.

Na última quinta-feira (23), ocorreu o lançamento oficial do projeto no Instituto de Química da USP. Alunos das escolas de Guaratinguetá puderam apresentar algumas das experiências aprendidas com o projeto. O evento ainda contou com a presença do vice-reitor da USP, Franco Maria Lajolo, do diretor do IQ, Hans Viertler e do presidente mundial da Basf, Jürgen Hambrecht.

Mais informações: (0XX11) 3819-0826, com a professora Reiko Isuyama




Cursos e Palestras

Prêmio Nobel de Física 2006 é tema de colóquio do Convite à Física
Nessa quarta-feira (29) acontece a palestra O Prêmio Nobel de Física 2006: a temperatura do universo. O evento faz parte do Convite à Física, série de colóquios semanais do Instituto de Física (IF) da USP que tem objetivo como apresentar a Física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível.

Na palestra dessa semana serão mostrados os resultados do experimento conduzido por John Mather e George Smoot, pelo qual ganharam o Prêmio Nobel de Física de 2006. Esses resultados dão um grande suporte ao modelo cosmológico conhecido como 'Big Bang', assim como uma breve história dos demais experimentos que iniciaram uma nova era na Cosmologia, conhecida como era da precisão.

Thyrso Villela Neto, pesquisador da Divisão de Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ministrará a palestra às 18 horas, no Auditório Abrahão de Moraes do IF (R.do Matão, Trav.R, 187, Cidade Universitária, São Paulo).

O evento é aberto ao público e gratuito. Não é necessário inscrever-se para participar. É possível assistir ao Convite à Física ao vivo pelo site http://fma.if.usp.br/convite/ConvitesHTML/index.html

Mais informações: (0XX11) 3091-6900, com Boletim Informativo do IF


Assistência ao parto no Brasil é tema de seminário na Enfermagem
Nessa sexta-feira (1º), das 8h30 às 12 horas, a professora e pesquisadora do Centre for Research in Midwifery and Childbirth da Thames Valley University (Londres), Maria Helena Bastos, ministrará seminário sobre Desafios à assistência ao parto no Brasil - promovendo a saúde e a integridade genital no parto.

O evento é gratuito e os participantes receberão certificado. As inscrições devem ser feitas no dia e local do seminário, que ocorrerá no Auditório Maria Rosa Sousa Pinheiro da Escola de Enfermagem (EE) da USP.

A EE localiza-se na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3061-7533; e-mail spgee@usp.br


Palestra aborda programa de biotecnologia do Cyted
Na próxima quinta-feira (30), das 12 às 14 horas, a Comissão de Pesquisa da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP realizará a palestra Programa de Biotecnologia do Cyted. O evento, que tem apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, será ministrado pelo professor Mitermayer Galvão dos Reis, da Fundação Oswaldo Cruz.

A palestra será no Bloco 13 A da FCF, que fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 580, na Cidade Universitária, em São Paulo. O evento, gratuito, é aberto ao público e não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3091-3677 ou e-mail dpv@usp.br




Agenda Cultural

Centro Cultural de São Carlos inaugura exposições
As exposições Do que ainda não vimos e Dourado: crianças no mundo da arte já podem ser vistas no Centro Cultural da USP de São Carlos. As mostras foram inauguradas no último dia 24 e permanecerão em cartaz até 5 de janeiro.

"Do que ainda não vimos", exposição do artista plástico e gráfico autodidata formado em Filosofia, Fernando Dória, traz trabalhos em papel sobre madeira, com o uso de diversas técnicas. "Dourado: crianças no mundo da arte" apresenta os trabalhos dos jovens do Centro Juvenil São Domingos Sávio, entidade beneficente de complementação educacional localizada na cidadade de Dourado (SP). Os expositores foram orientados pela artista plástica Vera Kondor.

As mostras podem ser visitadas de segunda a sábado, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. A entrada é franca. O Centro Cultural fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465, São Carlos, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 3373-9106; e-mail centrocultural@sc.usp.br


Projeto Západ leva peças, palestras e oficinas ao Tusp
A Cia. de Teatro Balagan, prestes a comemorar dez anos de existência, apresenta em dezembro o Projeto Západ - A Tragédia do Poder, no Teatro da USP(TUSP).

O espetáculo se insere numa ampla programação organizada pela Cia: a primeira atividade no TUSP será um Ciclo de Debates cujo tema é a clausura do poder e a divisão geográfica e cultural nomeada de Europa Ocidental e Europa Oriental. Haverá também uma semana de oficinas, quando a Cia. Balagan vai expor seu processo de pesquisa e apresenta ensaios abertos. Esses ensaios são a última etapa do processo de criação da peça, que estreará no TUSP em janeiro.

A peça Západ (Ocidente, em russo) trata da clausura humana nas relações de poder. A história européia dos séculos XVI e XVII foi eleita como ponto de partida para investigar a construção que o continente fez de si e a que impôs ao resto do mundo. Ivan o Terrível e Elizabeth I da Inglaterra, acompanhados de um bufão e de um anjo, foram eleitos como arquétipos para a discussão.

As atividades como palestras, vídeos, workshops e ensaios abertos do espetáculo Západ são gratuitos e ocorrerão de 28 de novembro a 16 de dezembro. A peça Tauromaquia, espetáculo anterior da Cia., será apresentada nos dias 30 e 1, 2 e 3 de dezembro, às 21 horas, com ingressos a R$15,00. Os ensaios abertos de Západ serão de 7 a 10 e de 14 a 17 de dezembro, às 20 horas.

Além dos workshops ministrado pelos integrantes da Balagan, a Cia. recebe o encenador e pedagogo russo Jurij Alschitz, que participará de um workshop para atores profissionais e de uma palestra sobre seu trabalho aberta ao público geral. Entre outras palestras confirmadas estão as seguintes: A obsessão pela luz: Ocidentação e Orientação, O Estado Moderno, Território e Poder, Sobre a servidão voluntária, A memória do humano: a contribuição de alguns pensadores russos e A experiência russa.

O Tusp fica na R. Maria Antonia, 294, Vila Buarque, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3259-8342, no Tusp, (0XX11) 3086-4224 ou 9635-8599, na assessoria de imprensa ou ciateatrobalagan@ciateatrobalagan.com.br, com o grupo




Publicações

Planejamento urbano é tema de novo lançamento da Edusp
A Edusp, em parceria com a Editora PUC Minas, acabam de lançar o livro As Cidades e seus Agentes: Práticas e Representações (408 páginas, R$48,00), organizado por Fernanda Arêas Peixoto, que realizou doutorado em Antropologia pela USP, Heitor Frúgoli Jr. e Luciana Teixeira de Andrade.

A obra reúne artigos sobre temas urbanos, todos vistos de diferentes pontos de vista antropológicos, detendo o olhar diversas cidades brasileiras estrangeiras com um enfoque comparado. Os autores tentam avaliar a cidade utilizando a união de definições e dimensões que geralmente aparecem separadas e prejudicam no entendimento da mesma. Baseada em estudos empíricos e com forte orientação etnográfica, esta coletânea revela a emergência de novas práticas sociais e, em conseqüência, de novas ações urbanísticas.

Mais informações: (0XX11) 3091-4006 (ramal 226), no setor de comunicação comercial da Edusp




Quadro de Avisos

IPq apresenta resultados de suas principais pesquisas
Nessa quarta-feira (29), uma mesa científica apresentará os resultados das principais pesquisas realizadas pelos Laboratórios de Investigação Médica (LIMs) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP. O evento faz parte da V Semana de Psiquiatria do IPq, que vai do dia 28 a 30 de novembro.

Contribuições da neurociência para a clínica psiquiátrica, Novos conhecimentos sobre a regulação do humor, Avanços em neuroimagem, Avanços no conhecimento do transtorno obsessivo-compulsivo e Avanços no conhecimento da biologia da doença de Alzheimer são alguns dos temas destacados.

O evento ocorrerá das 8 às 10 horas, no anfiteatro, que fica no 1º andar do prédio do IPq (R. Ovídio Pires de Campos, 785, São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3069-6890 ou (0XX11) 6146-0314; site www.hcnet.usp.br/ipq


Esalq terá novo diretor a partir de janeiro de 2007
Acontece nesta quarta-feira (29), das 13h30 às 15 horas, a eleição para composição da lista tríplice de nomes que permitirá a escolha do novo diretor da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq) da USP. O atual diretor, José Robeto Postali Parra, foi empossado pelo então reitor da Universidade, Adolpho José Melfi, no dia 17 de janeiro de 2003, e permanece no cargo até 16 de janeiro do próximo ano.

A lista de eleitores, elaborada pela Assistência Acadêmica (ATAC), contém 167 pessoas que são membros do Conselho de Departamento, que reúne as representações docente e discente, e da Congregação, da qual fazem parte chefes de departamento, presidentes de comissões, representantes das categorias dos docentes, além de representantes discentes e funcionários. No site www.esalq.usp.br/atac/eleicao.htm é possível encontrar a lista dos eleitores e dos professores titulares elegíveis.

Os três nomes eleitos serão encaminhados à reitora da USP, Suely Vilela, que anunciará, após alguns dias, o nome do novo diretor da Escola.

A eleição ocorrerá no saguão do Salão Nobre do Edifício Central da Esalq, que fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477, com Assessoria de Comunicação




Teses e Dissertações

Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Segmentação de vasos sangüíneos em imagens de retina usando Wavelets e classificadores estísticos. João Vitor Baldini Soares. Dia 30, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121


Escola Politécnica

Mestrado

Análise inversa de estruturas com utilização de algoritmos genéticos. Francisco Augusto Pereira Leite. Dia 30, às 10 horas.

Fabricação e caracterização de óxidos de porta mos ultrafinos crescidos sobre superfícies planas e com degraus empregando processos convencional e pirogênico. Ricardo de Souza. Dia 30, às 13h30.

Doutorado

Previsão da carga de curto prazo de áreas elétricas através de técnicas de inteligência artificial. Cleber Roberto Guirelli. Dia 30, às 9 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br