São Paulo, 01/12/2006 - Boletim nº1968
psicologia
Saúde mental da mãe influencia
na relação com filho

Pesquisa evidencia a influência do
psiquismo materno na experiência da
maternidade e nos padrões de afetos e
atitudes na relação mãe-filho
leia...
Cientista apresenta novidades
da neurociência mundial
HCRP faz campanha no Dia
Mundial de Luta contra a aids

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Saúde mental da mãe interfere na experiência da maternidade e na relação mãe-filho

Vanessa Portes

Os processos psíquicos inconscientes das mães influenciam a maternidade e a relação mãe-filho. A constatação é da psicóloga Eliana Marcello De Felice, que em um estudo exploratório acompanhou doze mães de primeira gestação em diferentes momentos, antes e após o parto. Os resultados indicaram que a saúde mental da mãe atua sobre a experiência emocional da maternidade desde a gestação, oferecendo, segundo a pesquisadora, indicativos da evolução das vivências maternas e do futuro da relação mãe-filho.

Em sua tese de doutorado pelo Instituto de Psicologia (IP) da USP, Eliana pretendeu investigar, sem hipóteses pré-concebidas, a evolução dos afetos e vivências em relação à maternidade. Para isso, verificou se havia repetições ou variações de sentimentos e atitudes no desempenho do papel materno e observou a forma como elas afetam a relação mãe-filho e o desenvolvimento da criança.

Todas as mulheres que participaram do estudo eram casadas, estavam grávidas do primeiro filho, tinham nível socioeconômico médio e formação educacional de nível médio a superior. "Foram realizadas entrevistas no 7º mês de gestação da mãe e em três momentos após o parto: aos 15 dias, 18 meses e aos 3 anos, além de uma entrevista com o marido e uma observação da dupla mãe-filho numa situação do cotidiano familiar, como a alimentação ou o banho da criança", conta Eliana.

Os resultados evidenciaram a influência do psiquismo materno inconsciente sobre a experiência da maternidade e sobre os padrões de afetos e atitudes apresentados pelas mães na relação com os filhos. De acordo com Eliana, a predominância de aspectos mais saudáveis do psiquismo da mãe, tais como a maturidade emocional, a flexibilidade de personalidade, a capacidade de aprender por meio da experiência e de superação de angústias, entre outros fatores, "favoreceu o desenvolvimento de uma experiência de maternidade mais feliz e gratificante para ela e promotora de saúde mental para o filho".

Por outro lado, a interferência maciça de aspectos masoquistas, narcísicos e obsessivos, características patológicas do psiquismo da mãe, associou-se a uma experiência materna menos favorável e muitas vezes conflituosa, além de acarretar dificuldades e prejuízos no desenvolvimento psicológico da criança.

Aprender com a experiência
A psicóloga ainda pôde observar que, em alguns casos, a maternidade atuou para a mulher como uma experiência emocional terapêutica e corretiva. "Aprendendo com essa nova experiência, a mulher permitiu-se reformular parcialmente ou até superar antigos conflitos", afirma ela.

Outros fatores que demonstraram ter forte associação com a experiência emocional da maternidade são a qualidade da relação conjugal e o tipo de figuras materna e paterna que essa mulher tem introjetada em seu mundo psíquico. O primeiro diz respeito ao papel que o marido representa na maternidade. Desse modo, se o pai se mostra afetivo e atencioso com a mãe, provavelmente essa terá mais tranqüilidade no seu desempenho materno. Já quanto ao segundo, dependendo do tipo de relação que a mãe tem com as figuras introjetadas materna e paterna, ela poderá ter conflitos no relacionamento com a criança..

A pesquisa evoluiu da sua dissertação de mestrado, na qual fez um acompanhamento de mulheres na gestação e no puerpério, ou seja, a fase do pós-parto, seguindo a abordagem até os 3 anos de idade da criança. Os resultados foram reunidos no livro Vivências da Maternidade e suas conseqüências para o desenvolvimento psicológico do filho, lançado recentemente pela Vetor Editora Psicopedagógica.

Mais informações: (0XX11) 3088-8745, e-mail elianafelice@yahoo.com.br, com a psicóloga Eliana Marcello De Felice




Cursos e Palestras

Cientista apresenta novidades da neurociência mundial
No próximo dia 12, será realizada a palestra Como funciona o cérebro?, ministrada pela cientista Susan Greenfield, diretora do Royal Institution, de Londres - um dos mais conceituados centros britânicos de ciências.

Fundamentada em suas experiências com pesquisas a respeito da degeneração neurológica causada pelas doenças de Parkinson e Alzheimer, Susan desvendará alguns mistérios do cérebro e mostrará como essas informações podem ser usadas para melhorar a vida das pessoas.

Com abordagem simples e acessível (haverá tradução simultânea), a palestra é gratuita e direcionada ao público de todas as idades. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail eventos@eciencia.usp.br, enviando nome completo, número do RG e telefone para contato. São 190 vagas.

O evento ocorrerá às 14h30 no Auditório “Ernst Hamburger” da Estação Ciência da USP, que fica na R. Guaicurus, 1394, Lapa, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022; site www.eciencia.usp.br


Trabalhos de Conclusão de Curso serão apresentados na ECA
De 1º a 8 de dezembro, ocorrerá a Semana do TCC e dos Projex (Projetos Experimentais), promovida pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (CRP) da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O evento traz defesas e apresentações dos alunos dos cursos de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola. Na mesma semana serão homenageados os melhores alunos de 2005, com uma exposição de seus trabalhos.

O evento acontece das 8h30 às 21h30, no prédio do CRP, e é aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição. A ECA fica na Av. Prof. Lucio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-4122; site http://www.eca.usp/crp


HC de Ribeirão faz campanha no Dia Mundial Contra a aids
Nesta sexta (1º de dezembro), "Dia Mundial de Luta Contra a Aids", o Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP realizará uma campanha educativa de prevenção contra a infecção HIV/aids.

Com o slogan "A vida é mais forte que a aids", que é o tema deste ano da campanha do Ministério da Saúde, o evento contará com distribuição de preservativos e panfletos educativos abordando DST/aids, combate à discriminação e o preconceito e estigma que envolvem a doença.

O evento acontece no pátio interno do HCRP, que fica na Av. Bandeirantes, 3.900, Monte Alegre, Ribeirão Preto.

Mais informações: (0XX16) 3602-2612


Ciclo de Palestras traz inovações no ensino de Engenharia
O Centro de Tecnologia Educacional para Engenharia (Cetepe), da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, promove nos dias 7 e 8 de dezembro o II Ciclo de Palestras – O Ensino no Campus USP São Carlos: Inovações e Inovadores.

Com o propósito de apoiar e divulgar as inovações introduzidas pelos docentes no ensino dos diversos cursos oferecidos nesse campus, o evento contará com a presença de vários professores, que relatarão suas experiências inovadoras e as razões pelas quais introduziram modificações na maneira de ensinar Engenharia.

Em conjunto com o Ciclo de Palestras será realizado o Workshop de Técnica de Apresentação, também promovido pelo Cetepe, em parceria com o Departamento de Geotecnia e com a Biblioteca Central da EESC. O objetivo do workshop é demonstrar o domínio da técnica de apresentação e de rediscutir os seus fundamentos.

Haverá minipalestras, de 15 minutos cada, sobre diferentes temas e áreas do conhecimento. Elas serão proferidas por ex-alunos do professor José Carlos Cintra, do Departamento de Geotecnia, seguidas de debates sobre a técnica de apresentação.

O Ciclo de Palestras e o Workshop serão das 8 às 18 horas. Ambos os eventos são abertos aos interessados e gratuitos. As inscrições podem ser feitas na hora, mas é recomendável que sejam feitas com antecedência, principalmente as do workshop. Elas podem ser feitas pelo telefone (0XX16) 3373-9256 ou pelo e-mail cetepe@sc.usp.br.

A EESC fica na Av. Trabalhador Sancarlense, 400, São Carlos.

Mais informações: (0XX16) 3373-9256; e-mail cetepe@sc.usp.br


Em São Carlos, instrumentos musicais sob o olhar da Física
A Física dos Instrumentos Musicais é tema da palestra que ocorrerá na próxima terça-feira (5) no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da USP. O palestrante será o professor José Pedro Donoso, docente do IFSC e membro da Orquestra da UFSCar. Logo após, haverá uma breve apresentação musical.

O evento faz parte das atividades do Programa "Ciência às 19 horas", promovido pelo IFSC e coordenado pelo professor Luiz Agostinho Ferreira com o objetivo de aproximar a comunidade do meio acadêmico, abordando temas científicos em uma linguagem acessível.

Será apresentada a produção das ondas sonoras pelos diferentes instrumentos musicais, dando ênfase ao estudo das propriedades acústicas do piano e do violino. Será descrita a natureza das ondas sonoras, a forma como se propaga, a altura das notas musicais, além do modo como os instrumentos produzem seu som característico.

A palestra, que é gratuita e aberta ao público, ocorrerá às 19 horas no Anfiteatro de Convenções "Jorge Caron", que fica no campus São Carlos da USP (Av. Trabalhador São-Carlense, 400). Não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX16) 3373-8075 / 9997 / 9119; e-mail laf@ifsc.usp.br




Agenda Cultural

Competição no Cepeusp reúne ginastas universitários
O Torneio Brasileiro Interuniversidades de Ginástica Olímpica será neste domingo (3), no Centro Poliesportivo da USP (Cepeusp).

A competição, que tem como intuito principal a integração da comunidade universitária, é uma das mais importantes disputas nacionais na modalidade. O evento já chegou a receber oito estados, o que impressiona para uma modalidade com pouco incentivo no País. A expectativa, nesse torneio, é a presença de equipes de cinco estados.

O torneio, além de valorizar a ginástica olímpica, junta, num mesmo espaço, atletas de diferentes níveis técnicos, e que convivem de forma harmônica.

O evento, que está em sua 25ª edição, é voltado para alunos universitários. No final das atividades haverá uma confraternização de encerramento, quando pessoas que contribuíram para a realização dos torneios serão homenageadas.

O torneio acontece a partir das 10 horas, a entrada é gratuita e aberta a todos os interessados em assistir o ebento. O Cepeusp fica na Praça 2, Prof. Rubião Meira, 61, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3304


Tempo e imagem em Debussy, Satie e John Cage
Na próxima quarta-feira (6), o Centro Universitário MariAntonia promove, às 20h30, a aula-concerto Tempo e Imagem na música de Debussy, Satie e John Cage, com o músico e professor Dante Pignatari.

A aula-concerto apresentará o modo como estes três importantes nomes da música moderna usam o tempo para construir imagens sonoras em suas composições. A origem e a natureza da música, as diferentes concepções do tempo e a síntese oriente/ocidente são temas abordados. As peças musicais que ilustram a palestra serão executadas ao vivo.

Dante Pignatari é bacharel em piano pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP e mestre em Music Performance Studies, em Londres. Já fez diversas apresentações, dedicando-se especialmente à música de câmara. Trabalhou também na produção, edição e apresentação de programas para a Rádio Cultura FM de 1996 a 2005. Atualmente faz doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

A entrada é gratuita e não é necessário inscrever-se. O Centro Universitário MariAntonia da USP fica na R. Maria Antonia, 294, na V. Buarque, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3255-7182, ramal 36




Publicações

Livro sobre orientação de pais é lançado neste sábado
Neste sábado (2), às 15 horas, será lançado o livro Orientação de Pais - Novas Perspectivas no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes (Editora Casa do Psicólogo, R$28,00, 214 págs.), da professora Ivonise Fernandes da Motta, do Instituto de Psicologia da USP.

O lançamento será na livraria Editora Casa do Psicólogo ( R. Simão Álvares, 1020, na Vila Madalena, em São Paulo).

Mais informações: (0XX11) 3034-3600 ou e-mail vendas@casadopsicologo.com




Quadro de Avisos

Aluno da Poli ganha prêmio em Congresso da SAE Brasil 2006
A Escola Politécnica (Poli) da USP foi responsável por 12% dos trabalhos apresentados no Congresso da SAE Brasil 2006, o maior evento nacional de engenharia automotiva. Os mestres e mestrandos da Poli conquistaram 7 prêmios, inclusive o de Melhor Trabalho Técnico (concorrendo com mais de 170 trabalhos), além do Melhor Trabalho Estudantil, conquistado pelos alunos de graduação.

O Congresso SAE Brasil 2006, que terminou no dia 23, concentra o que se tem de mais avançado em engenharia da mobilidade e as tendências tecnológicas. Segundo a SAE, Fernando Stancato, autor principal responsável pelo trabalho técnico nacional, ganhou o direito de apresentar o estudo no SAE 2007 World Congress, em Detroit (Estados Unidos), em abril do próximo ano. O trabalho também ganhou o Prêmio Gabriel Gueler, que tem o objetivo de estimular novos estudos tecnológicos na área da mobilidade.

Mais informações: (0XX11) 3091-5355, na Poli ou (0XX11) 3735-7219 e (0XX11) 9264-7185, na assessoria de imprensa


Novo diretor da FM toma posse no dia 5 de dezembro
O professor Marcos Boulos tomará posse na próxima terça-feira (5) como diretor da Faculdade de Medicina (FM) da USP. A cerimônia será realizada às 11 horas, no Teatro da FM.

Boulos é ex-diretor clínico do Hospital das Clínicas da FM e ex-diretor do Instituto de Medicina Tropical (IMT), além de ser professor titular do Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias da FM desde 1999. O professor é infectologista com experiência em malária, infecção hospitalar, HIV, leishmaniose e hepatite, e assessor técnico do Ministério da Saúde, além de atuar como consultor da Organização Mundial e Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

O Teatro da Faculdade de Medicina fica na Av. Dr. Arnaldo 455, Cerqueira César, em São Paulo. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados, não é necessário inscrever-se com antecedência.

Mais informações: (0XX11) 3078-2356 ou e-mail cacilda.luna@serranoassociados.com.br


Posse do novo diretor do ICMC
O professor José Alberto Cuminato toma posse nesta sexta (1º), como diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) de São Carlos.

A cerimônia será no Auditório Prof. luiz Antônio Favaro, no ICMC, que fica na Av. Trabalhador São Carlense, 400, em São Carlos. A entrada é aberta a todos os interessados e gratuita.

Mais informações: (0XX16) 3373-9146 ou e-mail eventos@icmc.usp.br




Teses e Dissertações

Instituto de Química

Doutorado

Análise da expressão gênica em resposta ao choque térmico e cádmio no fungo aquático Blastocladiella emersonii. Raphaela de Castro Georg. Dia 1º, às 13h30.

Beta-enamino ésteres como precursores de análogos do GABA e de di-hidropiridinas. Érika Rocha da Silva Gonçalo. Dia 1º, às 13h30.

Síntese de poli(p-fenilenovinileno)s alcoxilados e sua aplicação em diodos emissores de luz e em sensores de gases. Elaine Yuka Yamauchi. Dia 5, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-3844

Escola Politécnica

Mestrado

A aplicação de um modelo de simulação para o gerenciamento de projetos: um estudo de caso utilizando a dinâmica de sistemas (alteração de data). Aldren Montenegro dos Santos. Dia 1º, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br