São Paulo, 04/12/2006 - Boletim nº1969
nutrição
Bombom da FCF tem recheio de frutas
e maior validade

Pesquisadora produziu nove bombons com
recheio natural de morango, laranja e maracujá.
Os industrializados geralmente não contêm
a fruta e a validade é reduzida
leia...
Osusp é eleita melhor
Orquestra Sinfônica do Brasil
No Cinusp, mostra sobre cinema
militante latino-americano

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Pesquisadora desenvolve bombons com recheios naturais de frutas, sem corante e com maior validade

Juliana Cardilli

Por dificuldade de conservação por longos períodos, os bombons de chocolate industrializados com sabor de frutas não têm a fruta propriamente dita em sua composição. Buscando um recheio para esses doces que contivesse essa matéria-prima e com um prazo de validade maior, a engenheira química Joice Natali Miquelim desenvolveu preparados que atendem a essas condições, com características nutricionais similares aos tradicionais e boa aceitação da população, além de baixo custo.

Joice desenvolveu nove recheios para os bombons a partir dos sabores morango, maracujá e laranja em seu mestrado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP. Geralmente, só os feitos de forma artesanal têm a fruta em sua composição. Porém, sua duração é de geralmente um mês. "Os recheios que produzimos aliam a presença da matéria-prima com uma longa vida de prateleira — de até um ano", explica Joice.

Para manter o aroma e o sabor das frutas durante esse tempo, sem alterações, foi utilizado bastante açúcar, e com quantidades mínimas de conservantes, que alteram essas características. "Foram três tipos de açúcares utilizados: o invertido, o 'fondant' (que é bastante usado em confeitaria) e o xarope de glicose", conta. "Deste modo, os recheios mantiveram o sabor, a cor e o aroma da fruta sem necessidade de meios artificiais".

Conservação e testes
Foram utilizadas duas formas de conservação da fruta para aplicá-la na mistura: a liofilização e a desidratação. "A liofilização é um processo no qual se extrai água do produto enquanto ele está congelado, mantendo assim suas características de aroma e sabor", explica a engenheira química. Esse foi o processo utilizado com o morango e o maracujá. A laranja teve de ser desidratada, pois é necessário utilizar também a sua casca, maior fonte de aroma.

Joice desenvolveu no total nove recheios diferentes. Para cada sabor, foi feita uma mistura com açúcar 'fondant', gordura hidrogenada e trufa (massa de chocolate branco).

Em termos de valores nutricionais, constatou-se uma similiaridade entre os recheios desenvolvidos e os produtos industrializados. "Além disso, testamos sua estabilidade ao longo do tempo, e eles podem ser produzidos em grandes quantidades e colocados em estoque sem perder as características normais, sendo vantajoso para o processo industrial."

Outra parte do desenvolvimento dos recheios correspondeu à análise sensorial. Os bombons foram provados por 94 pessoas, de diversas idades e classes sociais. A média considerada como boa, numa escala de 0 a 10, é seis. "Todos os bombons tiveram médias acima de sete, e agradaram a todas as faixas etárias. As trufas tiveram a maior aceitação, com média acima de nove", conta Joice.

Versatilidade
Os bombons com recheio de morango já estão sendo produzidos por uma fábrica de chocolates em Santana, na capital paulista. "Os de maracujá devem entrar na produção no início do próximo ano, já sendo utilizados para a produção de ovos de páscoa", revela a engenheira química. "Além disso, os recheios poderão ser vendidos separadamente, para usar como coberturas ou outras coisas. É um produto bastante versátil", conclui.

Imagem cedida pela pesquisadora

Mais informações: jmiquelim@hotmail.com, com a pesquisadora



Osusp recebe o Prêmio Carlos Gomes, como a melhor Orquestra Sinfônica do Brasil

Calyton Ubinha

Nesta segunda-feira (4), às 20h30, no Auditório do Parque Ibirapuera, em São Paulo, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) receberá o Prêmio Carlos Gomes de música erudita e ópera, na categoria melhor orquestra ou grupo instrumental 2006. Esta é a 11ª edição do prêmio, que tem abrangência nacional, analisando obras desenvolvidas ou apresentadas em todo o País.

Para o maestro Carlos Moreno, regente titular e diretor artístico da Osusp desde 2002, "por ser o maior prêmio de música erudita no País, ele é a coroação do trabalho realizado nos últimos tempos". Em 2003, Moreno venceu o Carlos Gomes na categoria Revelação.

O Prêmio Carlos Gomes é uma iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. O anúncio da Osusp como vencedora foi feito na última quarta-feira (27), após reunião do júri na sede da Rádio Cultura em São Paulo. Os indicados são nomeados e votados pelo Órgão Colegiado, cujos membros são escolhidos pela Secretaria, juntamente com a Alice Carta Promoções Ltda, que é co-promotora do evento. O júri é formado por profissionais do meio musical, como críticos de música e curadores

Ampliação
Fundada em 1975, o então Reitor Orlando Marques de Paiva confiou sua direção ao maestro e compositor Camargo Guarnieri, que a conduziu até 1993, ano em que morreu.

A partir de 2002, de conformidade com o regimento da Orquestra, Carlos Moreno foi indicado como regente titular e diretor artístico, a partir de uma lista tríplice.

Desde 2005, a orquestra vem ampliando o seu corpo de instrumentistas de sopro e de percussão e, freqüentemente, são convidados pela Osusp instrumentistas e regentes de alcance nacional e internacional. Atualmente a orquestra conta com 47 músicos efetivos e 25 academistas que são os que prestam concurso para tocar na orquestra. Além disso, ela realiza apresentações regulares no anfiteatro Camargo Guarnieri na USP, na Sala São Paulo e na Faculdade de Medicina (FM) da USP.

Como planos para 2007, o maestro declarou que a Osusp pretende fazer uma série de homenagens começando pelos 100 anos de nascimento de Camargo Guarnieri. Villa-Lobos também será homenageado pelos seus 120 anos de nascimento e Oswaldo Lacerda pelos 80 anos de vida.

O Prêmio Carlos Gomes foi criado em 1996, no ano do centenário da morte do compositor Antônio Carlos Gomes, em homenagem àquele que foi o primeiro compositor brasileiro a ter o trabalho reconhecido no exterior. Desde 2001, o prêmio tem abrangência nacional, analisando obras desenvolvidas ou apresentadas em todo o país

Mais informações: (0XX11) 3091-3000; e-mail sinfonica@usp.br




Cursos e Palestras

Especialização em Gestão Ambiental e Setor Energético
Estão abertas, até o dia 22, as inscrições para o curso de especialização Gestão Ambiental e Negócios no Setor Energético, oferecido pelo Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. O objetivo é capacitar profissionais para analisar, controlar, planejar, estruturar e implementar projetos com base nos modernos conceitos de gestão ambiental, a partir de uma visão integrada das áreas de Energia e de Meio Ambiente, em seus aspectos técnicos, legais, institucionais, comerciais e organizacionais. O curso começará no dia 27 de fevereiro e durará 15 meses. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h30, e em uma quarta-feira por mês, no mesmo horário.

A seleção dos candidatos será realizada mediante análise curricular e, se necessário, entrevista. Candidatos às bolsas de estudo passarão por exame e entrevista. Os valores das bolsas serão definidos de acordo com a classificação no exame e no resultado da entrevista.

A taxa de inscrição é de R$50,00, que devem ser pagos após a confirmação das datas do processo seletivo. No caso de pagamento da taxa de inscrição por depósito em conta-corrente, o banco é 151 - Nossa Caixa, Agência: 0864-8; CC: 13.000.411-8. O comprovante de depósito deve ser enviado, com identificação do depositante, para o fax (0XX11) 3091-2653. Para inscrever-se pessoalmente é necessário ir à Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-2649 / 2650 / 2654 ou e-mail latosensu@iee.usp.br ou no site http://www.iee.usp.br/latosensu/inscricoes.htm


Prolam promove Seminário e lançamento de livro
Nessa segunda-feira (4), o Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (Prolam) da USP realizará seu evento de final de ano, às 16 horas, com o Seminário A economia política da América Latina, ministrado pela professora Maria Cristina Cacciamali, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Logo depois, será a vez da cerimônia de lançamento do livro Iberoamérica - Os desafios da integração da América Latina e sua inserção no Sistema Internacional (174 páginas, R$39,0, Editora Juruá), coordenado por Heidy Rodriguez Ramos e Luiz Alexandre Carta Winter, alunos de pós-graduação do Prolan. O livro é composto por artigos de outros alunos do Programa.

Os eventos ocorrerão na Sala da Congregação da FEA (Av. Prof. Luciano Gualberto, 908, Cidade Universitária, São Paulo). A participação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Mais informações: (0XX11) 3091-3589 / 3587; e-mail prolam@usp.br; site www.usp.br/prolam


Psiquiatria promove encontro de psicoeducação
No próximo dia 11, acontecerá o IX Encontro de Psicoeducação do Hospital Dia. O evento ocorrerá das 12h30 às 16 horas no Anfiteatro do Centro de Educação e Aperfeiçoamento Profissional em Saúde (CEAPS), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

O evento vai reunir profissionais, pacientes e familiares de doenças psiquiátricas. Estão programadas a realização de oficinas de musicoterapia, biodança, ioga e contos de estórias, exposição de pôsteres, apresentações de música e teatro, vídeo e mesas-redondas com os temas: O que ajuda a Saúde Mental? e Psicoterapia e Saúde Mental.

Os interessados em participar podem se inscrever no Hospital Dia (R. Ten. Catão Roxo, 2650, Ribeirão Preto) ou telefones (0XX16) 3602-4611/ 4623, com Angela ou Silvana . As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Mais informações: (0XX16) 3602-4611 / 4623 / 2612, na assessoria de imprensa


Especialização na EE: História de vida e auto-conhecimento
A Escola de Enfermagem (EE) da USP realizará em janeiro o curso de difusão cultural História de vida: um caminho de auto-conhecimento. O objetivo é desenvolver a percepção do outro, identificar tarefas práticas de profilaxia, reconhecer formas de restabelecer o equilíbrio físico, emocional e espiritual e uma nova motivação para a vida e para o trabalho, além de identificar novas potencialidades para as relações de grupo. No programa, serão dicutidas as diferentes fases do desenvolvimento humano e a lei do espelhamento.

As aulas serão de 8 a 11 e de 22 a 24 de janeiro, das 8 às 12 horas. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de dezembro, e o custo é de R$260,00.

As inscrições podem ser feitas pessoalmente, no Serviço de Cultura e Extensão Universitária da EE (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, térreo, Consolação, em São Paulo) ou por correio. A ficha de inscrição deve ser preenchida e enviada anexa em duas vias junto com um cheque nominal à Escola de Enfermagem da USP no valor de R$260,00 para o Serviço de Cultura e Extensão Universitária da EE (Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 419, térreo, CEP: 05403-000, Cerqueira César, São Paulo, SP).

Haverá uma vaga gratuita para enfermeiros do Hospital Universitário da USP e uma para enfermeiros do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O curso será na Escola de Enfermagem e é destinado aos profissionais de saúde, educação e aos interessados em geral.

Mais informações: (0XX11) 3061-7531, e-mail scex@usp.br ou site http://www.ee.usp.br/culturaeextensao/cursos.htm




Agenda Cultural

Cinusp faz Retrospectiva do Cinema Militante Latino-Americano
De 4 a 15 de dezembro, o Cinusp Paulo Emílio apresenta a mostra Retrospectiva do Cinema Militante Latino-Americano. A atividade acontece paralela ao Festival Latino--Americano de la Clase Obrera. O objetivo é sanar a carência sobre a história do cinema da América Latina.

Serão exibidos, em película ou vídeo, filmes de cineastas como Birri, Sanjinés, Santiago Alvarez. Além disso, haverá a Retrospectiva Raymundo Gleyzer, com filmes restaurados em vídeo e pela primeira vez apresentados no Brasil. Confira a programação:

Ukamau (Direção: Jorge Sanjinés; Bolívia, 1966, 75’). Paulina é ultrajada e morta por um fazendeiro explorador, enquanto seu marido pesca no lago. A partir deste fato se desencadeia uma perseguição silenciosa, quebrada às vezes pelo lamento da flauta daquele que busca vingança, consumada no deserto altiplano.

Yawar Mallku (Direção: Jorge Sanjinés; Bolívia, 1969, 78’). Em uma comunidade camponesa do altiplano, a desgraça se abate sobre um casal que, após a perda de seus filhos e, ao tentar ter outros, descobre que a mulher, como muitas outras do local, está impossibilitada de engravidar.

Mi hijo el Che – un retrato de familia de don Ernesto Guevara (Direção: Fernando Birri; Argentina, Cuba, Itália, Espanha; 1985; 60’). Retrato de Che Guevara. Os testemunhos e recordações de seu pai, imagens de família, fotos e filmes revelam facetas inéditas e revelam uma visão pouco comum deste personagem histórico.

ZA-2005, o velho e o novo (Direção: Fernando Birri; Cuba/Argentina; 2005; 77'). Este não é um filme sobre o cineasta Zavatini, mas foi inspirado em sua poética. Birri monta uma colagem com seqüências de filmes representativos do Novo Cinema Latino-americano, aliados aos trechos de documentários e teses realizados por alunos da "Escuela de Tres mundos", como é chamada a EICTV.

Retrato de Teresa (Direção: Pastor Veja; Cuba; 1979; 103’). Teresa, trabalhadora em uma fábrica em Cuba revolucionária, tem um marido tradicional e três filhos. Um dia aceita o cargo de secretária cultural da fábrica. Depois de forte crise conjugal, Teresa expulsa o marido de casa e passa a enfrentar sozinha os problemas de muitas das mulheres cubanas.

La muerte de un burocrata ( Direção: Tomás Gutiérrez Alea; Cuba; 1966; 85’). Francisco J. Pérez, proletário que inventou máquina de fabricar bustos de José Martí em série, morre repentinamente. Depois de ser enterrado, sua viúva se apresenta à administração para iniciar os trâmites para receber a pensão. Para isto, ela precisa da carteira de trabalho do morto, mas Perez foi enterrado com ela.

Sur Argentina, (Direção: Fernando Solanas; Argentina, França; 1988; 127’). 1983, fim da ditadura militar. Floreal finalmente sai da prisão, tarde da noite. Durante cinco anos sua mulher esperou que regressasse, mas a noite será comprida e os reencontros sempre retardados. O casal, como o país, mudou; ambos querem voltar a encontrar a esperança e a liberdade.

Também serão exibidos os seguintes curtas: Now, 79 primaveras, Morir por la patria es vivir e Noticieros ICAIC. Na retrospectiva Raymundo Gleyzer, cuja obra está sendo restaurada e volta à tona após sua morte pela ditadura militar argentina em 1976, serão exibidos os seguintes filmes: La tierra quema (peb, 12 min , 1964); Ceramiqueros de Traslasierra ( peb, 20 min, 1966); México, la revolución congelada( cor, 66 min, 1970); Me matan si no trabajo y si trabajo me matan ( peb, 20 min, 1974); B.N.D. ( peb, 7 min, 1972); Swift ( peb, 12 min, 1972); Ni olvido, ni perdón ( peb, 30 min, 1973) e Os traidores (ficção, cor, 105 min, 1973).

Os dias e horários das exibições são variados, confira a grade horária completa no site www.usp.br/cinusp. O Cinusp fica na R.do Anfiteatro, 181, colméia, favo 4, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-3540 / 3152


Corais Luzes & Vozes comemora 11 anos com repetório natalino
O evento natalino Encontro de Corais Luzes e Vozes, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, que completa 11 anos, acontecerá de 4 a 7 de dezembro e contará com a participação de 30 coros e agremiações musicais de Piracicaba e região, com mais de 1.200 cantores e coralistas.

Como de costume, o evento vai reunir grupos de escolas, faculdades, igrejas, empresas, clubes e comunidades sociais. As apresentações serão de 20 minutos, com um repertório alusivo ao natal. A abertura e o encerramento ficam por conta do conjunto anfitrião, o Coral Luiz de Queiroz, que fará uma apresentação especial de 10 minutos, nos quatro dias, na varanda do Prédio Principal.

O Encontro acontecerá a partir das 19 horas no Salão Nobre da Esalq. A entrada é franca. A Esalq fica na Av. Pádua Dias, 11, Piracicaba.

Mais informações: (0XX19) 3429 4485 / 4477


Sinfônica da USP e Coral da ECA em apresentação na Sala São Paulo
A Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) apresenta na próxima terça-feira (5) as obras "Abertura Festiva", de Shostakovich; "Bolero", de Ravel; "Pavanne", de Faure; e "Cantata de Natal", de Ernani Aguiar.

O concerto contará com a participação do Coral da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, com regência de Marco Antonio da Silva Ramos; do Coral do projeto Volta Redondo, cidade da música, regido por Sarah Higino e Nicolau Martins e; do Collegium Musicum. Os solistas convidados são: Flávia Fernandes (soprano), Inácio de Nonno (barítono) e Marcos Thadeu (tenor). O comando será de Carlos Moreno, diretor artístico e regente titular da OSUSP.

O evento ocorrerá às 21 horas, na Sala São Paulo (Pça. Júlio Prestes, s/nº, Luz, São Paulo). O valor do ingresso vai de R$20,00 a R$50,00.

Mais informações: (0XX11) 3875-5627 / 6296, com Assessoria de Imprensa




Publicações

Obra a música como projeto social
A Edusp e a Livraria da Vila lançam, neste domingo (04), o livro A Música e o Risco - Etnografia da Performance de Crianças e jovens participantes de um projeto social de ensino musical (Edusp, R$40,00, 256 págs. ), de Rose Satiko Gitirana Hikiji.

A autora buscou percorrer os significados do fazer musical entre crianças e jovens participantes de um projeto governamental de ensino de música destinado à população de baixa renda de São Paulo. Rose aborda abordar os temas da prática musical e da intervenção social, com foco nas políticas públicas de ensino musical. A maior contribuição do livro é a construção da etnografia a partir do próprio fazer musical.

O lançamento, na Livraria da Vila (R. Fradique Coutinho, 913, Vila Madalena, em São Paulo) será às 18h30. A partir das 20 horas haverá uma apresentação de músicos integrantes do Projeto Guri.

Mais informações: (0XX11) 3814-5811


Série Produtor Rural lança número sobre controle hormonal
O último número da série Produtor Rural traz como tema Agroquímicos de Controle Hormonal na Agricultura Tropical. Editada pela Divisão de Biblioteca e Documentação (DIBD), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, a publicação é de autoria de Paulo Roberto de Camargo e Castro, professor do departamento de Ciências Biológicas.

O último número da série aborda as características e o uso de controladores hormonais, procedimento que vem merecendo cada vez mais atenção na agricultura tropical com a evolução das técnicas de cultivo de alto valor. O livro caracteriza e mostra o efeito desses mesmos produtos nos cultivos tropicais. Os aspectos práticos dessa tecnologia agrícola também são apresentados.

A série traz ainda referências importantes sobre o uso de biorreguladores, bioestimulantes, bioativadores e aminoácidos na agricultura, citando exemplos de cada um deles em capítulos separados. A série Produtor Rural é escrita por docentes e alunos da própria Esalq, com linguagem clara e concisa, por meio de um conteúdo didático.

A aquisição do exemplar pode ser requerida na DIBD ao custo de R$5,00, com acréscimo de R$7,5 por envio postal.

Mais informações: (0XX19) 3429-4140, e-mail bibpubl@esalq.usp.br ou site http://dibd.esalq.usp.br, em Serviços / Venda de publicações




Quadro de Avisos

Pós-graduação da Esalq recebe menção Honrosa no Prêmio Capes
Vitor Augusto Ozaki, doutorando do programa de pós-graduação em Economia Aplicada, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese, na área de economia.

A tese premiada, Métodos atuariais aplicados à determinação da taxa de prêmio de contratos de seguro agrícola: um estudo de caso, teve como orientador o professor Ricardo Shirota, do departamento de Economia, Administração e Sociologia.

Instituído em 2005, este foi o primeiro ano em que o prêmio foi outorgado, em reconhecimento às melhores teses de doutorado aprovado nos cursos reconhecidos pelo MEC e defendidas em todo o Brasil.

A tese da ESALQ foi indicada ao Prêmio Capes pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP. Para concorrer ao prêmio, Ozaki teve seu trabalho encaminhado pelo programa de pós-graduação da Escola que a encaminhou à Pró-Reitoria para participar de uma seleção feita pela Universidade.

O estudo pode ser visto no link: http://ged1.capes.gov.br/CapesProcessos/919066-ARQ/919066_5.PDF

Mais informações: (0XX19) 3429-4485 / 4477




Teses e Dissertações

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

Doutorado

A formação e a prática gerencial do enfermeiro para o trabalho em saúde: delineando caminhos para a práxis transformadora. Zélia Marilda Rodrigues Resck. Dia 4, às 13h30.

Mais informações: (0XX16) 3602-3394 / 3468


Escola de Engenharia de São Carlos

Mestrado

Criação de conhecimento e inovaçãona indústria de alta tecnologia: estudo e análise de casos em uma empresa do setor de automação industrial. Juliano Pavanelli Stefanovitz. Dia 5, às 9h30.

Doutorado

Contribuições ao estudo da influência de propriedades de agregados no comportamento de misturas asfálticas densas. Lilian Taís de Gouveia. Dia 4, às 9h30.

Mais informações: (0XX16) 3373-9235 / 9250


Escola Politécnica

Mestrado

Estudo experimental e simulação termodinâmica de desempvenho em um motor de combustão interna operando com óleo diesel e etanol. Jean Amadeo Brambila. Dia 4, às 10 horas.

Doutorado

Desenvolvimento de porcelana de ossos a partir de matérias-primas brasileiras. Ricardo Yoshimitsu Myahara. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Faculdade de Medicina

Doutorado

Estudo comparativo entre grupos de pacientes diabéticos e não diabéticos portadores de doença arterial coronária que receberam tratamento clínico, cirúrgico ou através da angioplastia. Seguimento clínico em longo prazo. Fernando Augusto Alves da Costa. Dia 4, às 14 horas.

Integração do tendão do músculo semitendíneo na reconstrução do ligamento cruzado anterior: estudo biomecânico, histológico e ressonância magnética em coelhos. Paulo Paes Pereira. Dia 5, às 8 horas
.
Mais informações: (0XX11) 3066-7000


Instituto de Matemática e Estatística

Doutorado

Subvariedades de tipo espaço com curvatura escalar constante em espaços-forma semi-Riemannianos. Fernanda Ester Camillo Camargo. Dia 4, às 14 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121




sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br