São Paulo, 06/12/2006 - Boletim nº1971
administração
Faltam estratégias na exportação
de softwares

A rede de relacionamentos é o que mais
determina a formulação e consolidação
de projetos de exportação de software
em empresas brasileiras
leia...
IPq promove curso sobre
dependência química
Exposição Raízes da Fertilidade
na Estação Ciência

     
veja também: Cursos e Palestras  |  Agenda Cultural  |  Publicações  |  Quadro de Avisos
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou
impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte
de origem.


Destaques

Rede de relacionamentos é o que mais influencia iniciativas de exportação de software

Vanessa Portes

A rede de relacionamentos pessoais e empresariais é o que mais determina a formulação e a consolidação de projetos de exportação de empresas brasileiras de software e serviços correlatos. O planejamento estratégico não costuma ser a prática comum antes do desenvolvimento de programas de exportação nessas empresas. Esta é a conclusão de um estudo exploratório realizado pelo engenheiro Walter Furlan para a sua dissertação de mestrado apresentada à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP.

Para verificar o quanto o ambiente organizacional interferiu na formulação e execução de projetos de exportação, Furlan analisou seis empresas brasileiras, de pequeno a médio porte, de sucesso reconhecido em projetos de exportação afiliadas ao Instituto de Tecnologia de Software. "Foram entrevistados os executivos estritamente ligados à exportação de software", conta.

"Apenas uma empresa, das seis analisadas, realizou um planejamento mais estruturado para a exportação. As outras tiveram seus projeto realizados em decorrência da imposição de clientes ou do mercado, via contatos pessoais ou empresariais, ou ainda, por alguma situação informal", afirma Furlan. Ele conta o caso de um projeto de exportação derivado de um encontro casual, entre o responsável pela empresa brasileira e o presidente de uma indústria do setor de softwares do México. "O encontro aconteceu nos Estados Unidos, quando o presidente da outra empresa se interessou pelo projeto da indústria brasileira e estabeleceu-se a parceria", conta Furlane.

No entanto, apesar dessa despreocupação com o planejamento inicial, o pesquisador afirma que, a partir do momento que surge a possibilidade de negócios de exportação, as empresas desenvolvem um planejamento e passam a trabalhar mais profissionalmente.

Carência de apoio
A pesquisa pôde ainda revelar a falta de incentivo governamental para internacionalização. "Não há facilidade de crédito para se ter acesso à competição em outros mercados", conta. Isso, segundo ele, demonstra o alto empreendedorismo das empresas que conseguem exportar seus produtos. Na ausência de uma política de incremento do setor, elas se vêem obrigadas a despender esforços comuns, que poderiam ser racionalizados se o governo agisse de forma diferente.

Segundo o pesquisador, independentemente da motivação ambiental, se devido a imposições do mercado ou do cliente (caso de duas empresas), ou ainda a oportunidades, todas as empresas utilizaram suas redes de contato, seja de parceiros comerciais ou de relações de amizade, para viabilização de parceria buscando o mercado internacional. "A rede de relacionamentos se mostra importante para se conhecer melhor o mercado e obter apoio para os projetos da empresa, sobretudo no cenário brasileiro, onde não existem subsídios."

Mais informações: (0XX11) 3767-4487, com o pesquisador; e-mail wfurlan@ipt.br. O orientador da pesquisa é o professor Martinho Isnard Ribeiro de Almeida




Cursos e Palestras

IPq promove curso sobre dependência química
O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (GREA) do Instituto e Departamento de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina (FM) da USP promove, em 2007, o Curso de Especialização em Dependência Química. O curso acontecerá de 2 de fevereiro de 2007 a 9 de setembro de 2008, com aulas quinzenais, às sextas-feiras, das 18 às 22 horas, e sábados das 8 às 18 horas.

O público-alvo são profissionais de nível universitário da área de saúde; de centros terapêuticos e comunitários de tratamento de depêndencias químicas; de equipes de hospitais gerais que realizam assistência nesta área; pedagogos e profissionais da área de educação. A carga horária do curso será composta por 404 horas de aulas teóricas mais 40 horas para elaboração de monografia.

As incrições devem ser feitas até o dia 15 na Comissão de Cultura e Extensão (CCEx) da Fundação Faculdade de Medicina (FFM), que fica na Av. Dr. Arnaldo, 455, 1º andar, sala 2, São Paulo. As aulas do curso serão ministradas no Anfiteatro do IPq da FM, que fica na R. Ovídio Pires de Campos, 785, São Paulo.

Mais informações: site grea.org.br




Agenda Cultural

Crianças expõem seus trabalhos no CPC
Quinta-feira (7), às 14 horas, acontecerá a abertura da exposição Brincando com Arte, organizada pelo Centro Mario Schenberg de Documentação da Pesquisa em Artes da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP.

Esta mostra é o resultado da realização de exercícios plásticos, associados ao ritmo de música erudita, desenvolvidos por crianças do Centro Educacional Dom Orione (Bela Vista/São Paulo). A exposição oferecerá um mergulho no universo cromático das crianças que participam do Projeto Criatividade/Brincando com Arte.

Imaginação, sensibilidade e liberdade assinalam as atividades, deixando emergir imagens vividas pelas próprias crianças. O trabalho objetiva somar a experiência estética à capacidade de humanizar-educar. Essas ações constituem desdobramentos do Projeto Criatividade orientadas pelo Centro Mario Schenberg.

A exposição ocorrerá no Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP (Casa de Dona Yayá) que fica na R. Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3106-3562


Exposição Raízes da Fertilidade na Estação Ciência
A exposição Raízes da Fertilidade está em cartaz na Estação Ciência da USP. Produzida pela Fundação Bunge, a exposição conta a história da agricultura mundial e a importância das técnicas de fertilização criadas pelo homem ao longo do desenvolvimento da humanidade.

Além dos painéis com muitas imagens e informações, há também uma tela de TV onde são exibidos comerciais de adubos e fertilizantes. A exposição pode ser vista até o dia 21 de janeiro.

A entrada custa R$ 2,00 e a Estação Ciência fica na R. Guaicurus, 1394, na Lapa, em São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3673-7022




Publicações

4ª Apresentação Coletiva da Editora Humanitas
Na próxima terça (12) ocorre a 4ª Apresentação Coletiva da Editora Humanitas a partir das 18 horas na Casa de Cultura Japonesa.

No evento serão lançados diversos títulos como Noções de uma Análise Histórico-Literária, de Antonio Candido. As outras 26 publicações que serão lançadas podem ser conferidas no site http://www.fflch.usp.br/humanitas/.

Todos estão convidados. A Casa de Cultura Japonesa fica na Av. Prof. Lineu Prestes, 159, Cidade Universitária, São Paulo

Mais informações: (0XX11) 3091-4593




Quadro de Avisos

TV USP e CNU fazem pesquisa de opinião
Até esta sexta (8), a TV USP e o Canal Universitário de São Paulo (CNU) realizam uma pesquisa de audiência.

O objetivo é direcionar melhor as produções universitárias e alcançar uma programação de maior qualidade e mais sintonizada com os seus interesses.

Para participar da pesquisa, os interessados devem acessar o site www.usp.br/tv e preencher o questionário proposto.

Mais informações: www.usp.br/tv




Teses e Dissertações
Escola Politécnica

Mestrado

Estudo de métodos de planejamento do processo de projeto de edifícios. Leonardo Manzione. Dia 7, às 13 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-5214 / 5443


Instituto de Eletrotécnica e Energia

Mestrado

Aspectos da conformidade no mercado de gás combustível e o impacto na sua expansão. Alberto José Fossa. Dia 8, às 10 horas.

Mais informações: (0XX11) 3091-2632


Instituto de Matemática e Estatística

Mestrado

Validação ágil e precisa de projetos conceituais de banco de dados. Marcos Eduardo Bolelli Broinizi. Dia 11, às 10h30.

Mais informações: (0XX11) 3091-6121



sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br