São Paulo, 17/04/2003

inauguração
Campus de São Carlos inaugura portal e
nova transmissão da Rádio USP


Juliana Kiyomura Moreno

A partir da próxima terça-feira (22), a programação da Rádio USP será transmitida, em São Carlos, via USPnet. A cerimônia de inauguração do novo sistema acontecerá às 18 horas, juntamente com o novo site do campus e seu sistema intercampi de ligações telefônicas por ramal. O evento contará com a presença do reitor da USP, Adolpho José Melfi, além de diretores das unidades da Capital e de São Carlos. Com a criação do site, a comunidade local poderá integrar-se mais às atividades do campus, além de informar interessados de outras unidades.

Até agora a transmissão da Rádio era feita via satélite. Além do alto custo, o serviço apresentava problemas como a interferência de rádios piratas e queda do sinal por intempéries naturais. Com a mudança, o sistema passa a utilizar a rede de fibra óptica já existente na Universidade.

"A partir de algumas mudanças e implantações, aproveitamos os recursos disponíveis ajustando-o a mais uma atividade. Com isso, não apenas diminuímos os custos, mas também proporcionamos uma melhoria na qualidade do programa", explica Gustavo Blengini Faria, responsável pelo Estúdio Multimeios do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP.

O investimento no novo sistema de transmissão feito pela USP foi muito pequeno: apenas quatro microcomputadores, já que os profissionais utilizados para desenvolver a rede são da própria Universidade. Por outro lado, a USP deixará de gastar cerca de R$ 60 mil por ano na contratação do serviço de satélite.

Vantagens
Com sete meses de duração, o projeto desenvolveu-se com a parceria do Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP da Capital e do Centro de Informática de São Carlos (CISP). Desde setembro passado, o campus de São Carlos, por meio de um convênio local com a Fundação Theodoreto Souto, assumiu a Rádio Universitária, hoje Rádio USP-São Carlos. Lá, os ouvintes de mais de 30 cidades da região têm acesso a programas produzidos pela Rádio USP da Capital, mas não vinham sendo incluídas matérias ao vivo de assuntos regionais por limitação técnica.

O USPnet possibilitará mão-dupla no tráfego do sinal, ou seja, a emissora de São Carlos além de receber, também poderá gerar sinal ao vivo para a Rádio USP-São Paulo. "Os programas de São Carlos vinham por telefone ou por CD. Agora, com o sistema de transmissão via USPnet, teremos um maior dinamismo, além da possibilidade de incluirmos matérias locais no meio da programação", ressalta Lígia Trigo, diretora da Rádio USP-SP e coordenadora da Rede.

O próximo passo é a implantação de uma rádio em Ribeirão Preto. "A curto prazo integraremos o Campus Ribeirão. Já existe o aparato técnico para isto, agora falta a implantação ser mesmo firmada para começarmos com o processo de implantação", explica Lígia.

Portal USP São Carlos
A Prefeitura do Campus, em parceria com o Centro de Informática de São Carlos (CISC), inaugura também na terça-feira (22) o Portal USP-São Carlos. O projeto foi iniciado no segundo semestre do ano passado, tendo como principal objetivo criar um acesso fácil às informações do campus.

"Hoje, cada unidade do campus tem sua página, mas o público externo, às vezes, tem dificuldade em encontrar as informações do campus como um todo. O objetivo é preencher essa lacuna. O projeto foi desenvolvido de forma integrada ao USP Online, da Divisão de Informação, Documentação e Serviços Online (Dvidson) da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP, e, por isso, também será importante ferramenta de divulgação das atividades da universidade", afirma Edmilson Luchesi, da Assessoria de Comunicação do campus de São Carlos.

O novo portal deverá transformar-se na entrada principal para os sites das unidades de São Carlos, oferecendo informações tanto para o público interno quanto para o externo, além de apresentar as notícias que sejam de interesse para a comunidade local.

O site do campus de São Carlos poderá ser acessado logo após a inauguração (terça-feira, às 19 horas) pelos endereços http://www.sc.usp.br e http://www.usp.br/saocarlos.

Mais informações: (0XX11) 3091- 6385, no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP e na Assessoria de Comunicação/Rádio USP-São Carlos (0XX16) 273-9999 e-mail imprensa@sc.usp.br




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br