São Paulo, 27/05/2003

saúde
Estudo do HC comprova a eficácia de alimento à base
de soja no tratamento de sintomas da menopausa



Da Redação, Agência USP

Equipe do Departamento de Ginecologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (FM) da USP comparou um medicamento utilizado para reposição hormonal sintética com um alimento à base de soja, desenvolvido por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP de Piracicaba, em parceria com a Fundação Médico Cultural de Gastroenterologia e Nutrição de São Paulo.

Um grupo de 98 mulheres saudáveis com sintomas da menopausa participou do ensaio clínico que durou 16 semanas: 48 delas receberam um repositor hormonal comum nas farmácias brasileiras e no mundo, e 50 receberam o alimento à base de soja.

Os resultados surpreenderam os pesquisadores: nos dois grupos, os sintomas da menopausa foram reduzidos significativamente, com a vantagem de que o alimento não causou reações adversas.

O estudo foi coordenado pela professora Ângela Maggio da Fonseca, do Departamento de Ginecologia do HC. Sua conclusão: "A presente pesquisa evidencia que o alimento funcional estudado é tão eficiente quanto a TRH no tratamento da menopausa, tendo a vantagem de não ocasionar os efeitos indesejáveis da terapia de reposição hormonal".

Sintomas desconfortáveis
A pesquisa partiu da constatação de que 70% das mulheres ocidentais na menopausa apresentam sintomas desconfortáveis nessa fase da vida, como calores repentinos, sensação de fraqueza, desânimo, perda de memória, tontura, insônia, entre outros sinais que se confundem com o diagnóstico de depressão.

Também se considerou que muitas mulheres não podiam se beneficiar da reposição hormonal sintética, a TRH, tratamento feito com supervisão médica. Consideraram-se também pesquisas internacionais e de longa duração que mostravam a mulher oriental, que tradicionalmente consome muita soja, como menos sujeita aos desconfortos da menopausa.

A partir daí, a equipe passou realizou a comparação entre o medicamento para TRH e o produto desenvolvido na Esalq. O alimento, à base de isolado protéico da soja rico em isoflavonas, também contém proteínas da soja e um adicional de cálcio.

O Brasil sai na frente numa área da saúde que desafia os médicos e que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Os dados da pesquisa serão publicados na Revista de Ginecologia do Hospital das Clínicas e divulgados nos próximos congressos de ginecologia e climatério no país e no exterior.

Os detalhes do estudo serão apresentados pela professora Ângela, nesta terça-feira (27), entre 12 e 13 horas, na avenida Pompéia, 515. Pesquisadores da equipe, como a médica e nutróloga Esther Laudanna, estarão na entrevista. Outros professores desse grupo também poderão ser entrevistados.


Mais informações: com Paulo de Tarso Porrelli, pelos telefones (0XX11) 3681.3440 ou 11 9654.7330; e-mail: pautaimprensa@uol.com.br



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitido mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br