São Paulo, 12/06/2003

saúde
Hospital das Clínicas atinge a marca
de 3.000 transplantes renais

Da Redação, Agência USP


A Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) atingiu a marca de 3.000 transplantes renais. O Serviço foi responsável pelo primeiro transplante de rim do Brasil, em 21 de janeiro de 1965, e hoje está entre os hospitais que mais realizam este procedimento no País.

A paciente Ivaldete Maria da Silva, de 28 anos, convivera com um problema renal crônico até receber o novo rim, em 11 de maio. Com boa recuperação, teve alta no último dia 23. Ivaldete esteve sob os cuidados da Unidade de Transplante Renal, composta por urologistas, nefrologistas, patologistas, psicólogos, assistente social e corpo de enfermagem especializado.

Nestes 38 anos, a equipe da Divisão de Clínica Urológica desenvolveu grande experiência em transplantes renais de alta complexidade. "Tratamos pacientes com graves anomalias do trato urinário inferior, como paraplégicos ou portadores de tuberculose urinária. Neste último caso, é preciso reconstruir a bexiga antes de efetuar o transplante", explica o professor Willian Nahas, chefe cirúrgico da Unidade de Transplante Renal. "Nossos especialistas têm a maior experiência da América do Sul em transplantes renais pediátricos, em crianças a partir de 2 anos", completa o cirurgião.

O Hospital das Clínicas também atua na realização de transplantes duplos (rim-pâncreas, rim-fígado). "Fomos o primeiro hospital da América Latina a realizar, com sucesso, um transplante duplo de rim e coração, no dia 24 de junho do ano passado", lembra o professor Sami Arap, diretor da Divisão de Clínica Urológica.

Segundo o professor Luiz Estevam Ianhez, chefe clínico da Unidade de Transplante Renal, as novas drogas imunossupressoras contribuem para o sucesso do transplante de rim. "Os medicamentos atuais diminuem bastante a chance de rejeição".

Como em todo o complexo do Hospital das Clínicas, a Divisão de Clínica Urológica, além de prestar assistência à saúde, tem por finalidades o ensino médico e a pesquisa. Nesse contexto, um grupo de profissionais da Unidade de Transplante Renal desenvolve pesquisas para o aprimoramento das drogas imunossupressoras.


Fonte: Assessoria de Imprensa do HC/FMUSP


Mais informações: (0XX11) 3069-6694/3069-7053/ 9603-3343 , com Vanessa Haddad , na Assessoria de Imprensa do HC/FMUSP; e-mail:reportagem@hcnet.usp.br


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br