São Paulo, 13/06/2003

cidadania
IPT treina 60 moradores da Vila Dalva para combater incêndios


Da Redação, Agência USP

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), situado na USP, fará nesse domingo (15), a partir das 8 horas, uma simulação de combate a incêndio com 60 moradores do Jardim Vila Dalva. O evento é o encerramento do programa de combate a incêndios implantado na região pelo IPT e pela Sub-Prefeitura do Butantã.

A comunidade do Jardim Vila Dalva, localizada na Zona Oeste da cidade de São Paulo, tem aproximadamente quatro mil habitantes. Durante o curso, além de tratar sobre o combate ao fogo, os moradores também aprenderam a identificar e prevenir situações de risco.

No domingo, os brigadistas formados no período irão participar de simulações práticas. Terão, por exemplo, que apagar focos de incêndio em equipamentos alimentados por gás de cozinha e em dois barracos.

Cerca de 46 mil incêndios foram registrados no Estado de São Paulo somente no ano de 2001. As populações que vivem em assentamentos precários, como favelas, são das que mais sofrem com este problema. "A causa é a explosiva combinação de um grande número de casas de madeira, da falta de informação e da ausência de equipamentos de segurança adequados", aponta José Carlos Tomina, pesquisador do IPT que coordena o programa.

A iniciativa conta com a participação de diversas entidades, como Corpo de Bombeiros, Prefeitura/ Defesa Civil Municipal, Sabesp, Escola Politécnica/USP, Telefônica, Ultragaz e Associação dos Fabricantes de Equipamentos contra incêndio. Para Tomina, "a intenção é que este projeto piloto estenda-se, no futuro, para outras comunidades da cidade".

O evento acontece no IPT, que fica na Av. Professor Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3767-4720, com João Garcia

Fonte: Assessoria de Imprensa do IPT


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br