São Paulo, 13/06/2003

saúde
Suco de uva protege contra doença arterial
coronária, revela pesquisa da FMUSP


Da Redação, Agência USP

O suco de uva, assim como o vinho tinto, pode proteger as pessoas contra a Doença Arterial Coronária (DAC), sem os riscos associados ao consumo do álcool. A pesquisa de doutorado de Silmara Regina Coimbra, cardiologista e médica assistente do Instituto do Coração (Incor) da Faculdade de Medicina (FM) da USP, comprovou esse dado.

O suco provoca efeito sobre o endotélio - camada que forra internamente os vasos sanguíneos -, aumentando a sua dilatação frente a um estímulo. Nessa camada ficam depositadas as placas de gordura (ateroscleróticas) que comprometem a circulação e são capazes de provocar o infarto do miocárdio.

O estudo foi realizado no Incor em 31 pacientes com nível elevado de colesterol, sem outros fatores de risco. O primeiro grupo, formado por 15 pessoas, consumiu diariamente, durante sete dias, 500 ml de suco de uva (250 ml por refeição). Após um intervalo de uma semana, eles repetiram o procedimento com o vinho tinto, na mesma quantidade. O outro grupo, com 16 pacientes, foi analisado por um período maior: 14 dias de consumo para cada bebida, com o mesmo tempo de intervalo.

Após 14 dias de consumo, foi comprovado o efeito vasodilatador do suco e do vinho tinto. Houve aumento da dilatação endotélio-dependente tanto no caso do suco como no do vinho e a função endotelial melhorou. A reatividade vascular endotélio-independente também aumentou após consumo do vinho. Não foi observada, porém, nenhuma alteração em lípides e agregação plaquetária com nenhuma das bebidas.

Profissionais do Incor, sob a coordenação do professor Protásio Lemos da Luz, já haviam comprovado o efeito protetor do vinho e de produtos não alcoólicos derivados da bebida em coelhos. O vinho é contra-indicado para pessoas com elevados níveis de pressão arterial e diabéticos, e pode produzir efeitos adversos.

Para pessoas que pretendem adotar o suco de uva em sua dieta, com o objetivo de reduzir os riscos de problemas coronários, Silmara recomenda a ingestão de um copo da bebida (150ml) no almoço e outro no jantar.

Mais informações: (0XX11) 3032-1092, com Cacilda Luna ou e-mail: cacilda.luna@serranoassociados.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação da FMUSP


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br