São Paulo, 07/07/2003

tecnologia
Reunião marca lançamento do Fórum sobre TV Digital na USP


Antonio Carlos Quinto

Nesta terça-feira, dia 8, às 12 horas, no prédio da Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP, acontece a reunião de lançamento do Fórum sobre TV Digital da Universidade de São Paulo. O encontro, que será aberto à imprensa, servirá como preparação para um seminário que deverá acontecer em já em agosto ou setembro deste ano.

De acordo com o professor Laerte Idal Sznelwar, do Departamento de Engenharia de Produção da Poli, um dos organizadores do Fórum, o objetivo principal é abrir à discussão pública o debate sobre a TV digital. Criado no final do ano passado, dentro do Fórum de Políticas Públicas da USP, o grupo encaminhou na semana passada ao Ministério das Comunicações propostas para um debate público sobre assunto. "Ao todo, 22 componentes, entre professores e pesquisadores de diferentes unidades da USP, assinam a autoria do documento", conta o professor Ricardo Musse, da FFLCH, que também é um dos organizadores da inciativa.

Para o professor Marcelo Knörich Zuffo, do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Poli, um dos integrantes do grupo, a proposta principal do Fórum é reunir universidades, instituições de pesquisas governamentais e empresas em torno da discussão. "A intenção é a de colaborar com o governo federal nas estratégias de implantação e desenvolvimento do sistema de TV digital no Brasil", afirma.

O professor Laerte Idal lembra que o Fórum tem um papel catalisador e que não irá centralizar nenhum tipo de iniciativa. "O Fórum sobre TV Digital ainda não tem posições definidas. A função principal é auxiliar o governo em sua decisão. Ao contrário do que muitos pensam, estamos abrindo o debate em torno do tema e não fechando ou contestando propostas governamentais", garante.

Propostas
No documento Fórum de Políticas Públicas na USP - TV Digital - Propostas para um Debate Público, é destacada a proposta de organizar uma discussão com os representantes dos principais agentes do processo de implantação da TV digital no País.

Os campos temáticos do Fórum, segundo o documento, estão divididos em quatro aspectos: Modelo e Sistema de Regulação; Tecnologia e Desenvolvimento; Conteúdo da Programação; Inclusão Social e Inclusão Digital.

Quanto ao aspecto Modelo e Sistema de Regulação, o relatório ressalta que o Brasil tem condições de criar um modelo próprio de TV digital. A principal justificativa é que, há 40 anos, com uma capacidade tecnológica muito inferior, o País foi capaz de criar um padrão de TV analógica. "A implantação de um modelo para TV digital consiste numa ótima oportunidade para aprimorar o legado da TV analógica no Brasil", consta no documento.

A generalização da TV digital é uma meta a ser atingida a médio e longo prazo, entre 2004 e 2010, o que vai promover uma verdadeira transformação no atual conceito de TV. O sistema possibilitará uma convergência com a internet avançada (fixa e móvel) e o desenvolvimento de meios eletrônicos interativos. Além do mais, no relatório também é citada a oportunidade única que representa a TV digital no Brasil para a indústria eletroeletrônica brasileira, de se constituir uma plataforma de exportação a partir de uma base industrial já estabelecida.

O texto do documento também ressalta a TV digital como uma nova oportunidade de se promover a inclusão social por meio da inclusão digital.

O encontro acontecerá no 2º andar do prédio da Engenharia de Produção da Poli que fica na Avenida Professor Almeida Prado, travessa 2, nº 128, na Cidade Universitária, São Paulo.


Mais informações: (0XX11) 3091-5370, ramal 477, com o professor Laerte Idal Sznelwar, ou pelo e-mail: laertesz@usp.br; ou com o professor Ricardo Musse, pelo e-mail: rmusse@usp.br



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br