São Paulo, 08/07/2003

tecnologia
USP se une para debater TV digital


Yannik Délboux, especial para a Agência USP de Notícias

A implantação de um sistema de TV digital no Brasil vai afetar praticamente todos os cidadãos. Se as previsões se concretizarem, até 2010, com um sinal que permite o envio e a recepção de grande quantidade de dados - além da transmissão de imagem e som -, poderemos ver o início de uma nova era, a da interatividade.

Toda essa revolução interativa não acontecerá de um momento para o outro e o processo de mudança deverá começar no próximo ano. Para discutir o assunto e auxiliar na formação de políticas públicas que atenda aos interesses de toda a sociedade, professores e integrantes de diferentes grupos de pesquisa sobre a TV digital da USP estão promovendo debates através do Fórum de Políticas Públicas, criado no final do ano passado.

Nesta terça-feira (8), em reunião realizada na Escola Politécnica, o grupo que integra o Fórum TV digital na USP lançou um documento de dez páginas sobre as discussões realizadas até agora. O grupo inclui 22 professores, ligados à Escola Politécnica, Escola de Comunicação e Artes, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Instituto de Estudos Avançados, Cidade do Conhecimento, Escola do Futuro e TV USP.

Informações amplas
O documento foi enviado para o Ministério das Comunicações e para o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O tema foi dividido em quatro aspectos fundamentais: modelo e sistema de regulação; tecnologia e desenvolvimento; conteúdo da programação; e inclusão social e inclusão digital. "A USP tem um papel fomentador desse debate. O outro papel da Universidade é transferir tanto para o governo quanto para a sociedade informações mais amplas sobre a questão", disse o professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica e um dos coordenadores do grupo, Laerte Idal Sznelwar.

Segundo ele, a TV digital foi o primeiro tema a ser escolhido no Fórum por causa da urgência na definição de diretrizes para a implantação do sistema. Entre o final de agosto ou início de setembro, acontecerá um seminário em que serão convidados representantes do governo, universidades, sociedade civil, setores industriais, produtores de audiovisual e emissoras, entre outros atuantes no processo de instalação da TV digital.

O documento produzido pelo fórum defende a criação de um modelo próprio de TV digital para o Brasil e diz que, "apesar de algumas resistências esboçadas, é perfeitamente factível. Como se sabe, 40 anos atrás, com uma capacidade tecnológica muito inferior à existente atualmente no País, o Brasil foi capaz de criar um padrão próprio de TV analógica".



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br