São Paulo, 15/07/2003

reunião da SBPC
Empresas precisam contratar mais pesquisadores



André Chaves de Melo, enviado especial a Recife


O Brasil forma cerca de seis mil doutores por ano, mas a meta do governo federal é chegar, em quatro anos, a dez mil. Entretanto, para Carlos Henrique de Brito Cruz, reitor da Unicamp e ex-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o problema não é apenas aumentar o número de pesquisadores mas, sim, garantir que a maioria deles seja contratada para fazer pesquisa em empresas. Essas e outras idéias foram apresentadas por Cruz no começo da tarde desta terça-feira (15), durante a realização do simpósio Desafios da Inovação no Sistema Produtivo Nacional, que integra a programação da 55ª Reunião Anual da SBPC. "É a empresa que mais faz inovação, ou seja, que pega uma idéia e a transforma em algo real, em produto", afirma. "Para que a tecnologia cresça, é fundamental que haja maior participação da iniciativa privada."

Após um breve relato sobre a importância dos investimentos estatais, iniciados nos anos 60, que permitiram ao Brasil formar um forte sistema de pesquisa nas suas universidades públicas, Cruz lembrou que, no mundo todo, a maior parte da pesquisa desenvolvida nas universidades continua a ser financiada por recursos públicos. "Nos Estados Unidos, apenas 7% dos recursos das pesquisas universitárias têm origem na iniciativa privada, o que significa que o papel do Estado continua sendo fundamental na manutenção e indução da pesquisa de base, ou seja, no fortalecimento da criatividade."

Em seguida, o presidente da Financiadora de Estudos de Projetos (Finep) e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sérgio Rezende, relatou algumas das realizações da Finep nesses últimos meses e declarou que entre as metas da instituição, que é ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), estão a mudança de procedimentos para a aprovação de projetos, visando a agilidade do fornecimento de recursos para os pesquisadores e a instalação, até o final do ano, de um calendário anual dos editais que serão publicados para os grupos interessados em obter recursos dos fundos setoriais.




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