São Paulo, 17/07/2003

55ª SBPC


Pastoral mantém crianças com apenas R$ 1,08 por dia


André Chaves de Melo, enviado especial a Recife

Hoje (17) pela manhã, a criadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, apresentou, durante a conferência Segurança Alimentar no Contexto da Cidadania, evento que faz parte da programação da 55ª Reunião Anual da SBPC, alguns resultados dos 20 anos de atuação da entidade, que não tem fins lucrativos e luta pela promoção do bem-estar das crianças que vivem expostas a situações de extrema pobreza em todo o mundo. "Atualmente a Pastoral está presente em 14 países", contou Zilda, logo após a exibição de um vídeo sobre as atividades desenvolvidas pela entidade em Angola, país que viveu, durante muitos anos, sob o flagelo da guerra. "Hoje conseguimos salvar milhares de crianças de todo o mundo de morrerem de uma forma absurda, de uma simples diarréia, por meio de ações simples, que custam cerca de R$ 1,08 por dia."

Apesar da desnutrição infantil ainda ser um problema grave no Brasil, Zilda vê com otimismo a atual situação. "Temos 5,4% do total de crianças brasileiras vivendo a subnutrição", conta. "Mas, se pensarmos no tamanho da pobreza da população do Brasil, esse número é menor do que poderia ser", afirma. "E boa parte dessa conquista está relacionada ao aumento do voluntariado no Brasil, formado por cerca de 203 mil pessoas."

Além do trabalho educativo com as mães e crianças, que inclui o ato de pesar, diariamente, as crianças - o que acaba envolvendo toda a comunidade em sua recuperação -, a visita periódica às famílias e o treinamento constante dos seus agentes, a Pastoral também faz campanhas a favor do aleitamento materno e está envolvida com o projeto Fome Zero, do governo federal. "O que queremos é continuar contribuindo para o estabelecimento de uma cultura da paz."


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br