São Paulo, 15/09/2003


Alckmin anuncia mapeamento genético do Schistosoma mansoni


Do Jornal da USP

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta segunda (15), o mapeamento completo do genoma do Schistosoma mansoni, o parasita causador da esquistossomose - que atinge cerca de 200 milhões de pessoas a cada ano em 75 países. Publicado na edição de outubro da revista Nature Genetics, também lançada nesta segunda, o artigo com os resultados do projeto de seqüenciamento genético do parasita traz novas possibilidades para a ciência combater a doença.

O anúncio foi feito em cerimônia realizada às 13 horas, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, João Carlos Meirelles, do reitor da USP, Adolpho José Melfi, do presidente do Conselho Superior da Fapesp, Carlos Vogt, e do diretor-científico da Fapesp, José Fernando Perez.

Intitulado Transcriptome analysis of the acoelomate human parasite Schistosoma mansoni, o artigo é assinado por 37 pesquisadores ligados a nove laboratórios da USP, Unicamp, Instituto Butantan e Instituto Adolpho Lutz, que fazem parte da rede virtual Onsa, criada em 1997 pela Fapesp para integrar os cientistas paulistas. O projeto - coordenado pelo professor Sérgio Verjovski Almeida, do Instituto de Química da USP - teve início em junho de 2001 e custou US$ 1 milhão, divididos igualmente pela Fapesp e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

"O artigo agora publicado na Nature Genetics fornece importantes informações para o desenvolvimento de novas formas de tratamento ou vacinas contra a esquistossomose, pois aponta 45 novos genes-alvo para estudo de drogas, além de 28 novos genes-alvo para desenvolvimento de possíveis vacinas", anunciou a assessoria de imprensa da Fapesp. "A pesquisa ampliou o número de genes completamente conhecidos do Schistosoma mansoni de 160 para 510, além de encontrar outros 14 mil novos genes, o que equivale a mais de 90% do material genético que codifica proteínas do parasita. Os pesquisadores também conseguiram atribuir, por similaridade com genes de outros organismos, a função biológica de cerca de 45% dos 14 mil genes do agente causador da esquistossomose."



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br