Lista de compras dos e-consumidores prioriza CDs, DVDs e livros
Da Redação, Agência USP
Os livros, CDs e DVDs mantêm-se na posição de produtos
mais procurados pela rede mundial, segundo pesquisa realizada pelo Programa
de Administração em Varejo (PROVAR), da Faculdade de Economia,
Administração e Contabilidade (FEA) da USP, sob coordenação
dos professores João Paulo Lara de Siqueira, Luiz Paulo Fávero
e Claudio Felisoni de Angelo, em parceria com a e-bit (empresa especializada
em pesquisas de mercado pela web).
O levantamento realizado no Estado de São Paulo mostra que 62%
dos e-consumidores pretendem adquirir produtos que compõem o mix
do segmento livros, CDs e DVDs, entre agosto e outubro. Índice
inferior aos 82,4% apresentado no trimestre anterior. Já a intenção
geral de compra caiu 3% em relação ao período maio-julho.
Neste trimestre de agosto a outubro, cerca de 93,8% dos entrevistados
pretendem adquirir um item entre produtos dos segmentos de linha branca
(máquinas de lavar roupa, de lavar louça, secadoras, geladeiras,
e fornos de microondas), eletroeletrônicos, automóveis, informática,
produtos para casa, além dos livros, CD´s e DVD´s.
"Muitos fatores podem influenciar a realização dessas
expectativas. Mesmo assim, é importante para os executivos varejistas
conhecerem antecipadamente a expectativa de compra de seus consumidores,
de modo a implementar estratégias e tomar decisões mais
acertadas", comentam os coordenadores do estudo.
Quanto à opção de pagamento, o cartão de crédito
foi eleito por 60,7% dos e-consumidores. O pagamento com dinheiro, que
está em segundo lugar, tem apenas 11,1% das escolhas. "Os
consumidores parecem estar mais convencidos de que transacionar com cartão
de crédito no comércio eletrônico já não
é algo perigoso, e que essa prática tem se tornado um facilitador
na hora de comprar pela Internet".
Perfil dos e-consumidores
De acordo com o estudo, a situação dos internautas que fazem
compras via web está em um nível superior à média
nacional. Verificou-se que 30,8% deles possuem renda superior a R$3.900,00
e 14,4% ganham entre R$3.900,00 e R$2.991,00. O segundo maior grupo quanto
à renda foi o que recebe de R$1.041,00 a R$1.950,00, com 20,6%
do total dos e-consumidores. Apenas 1,5% da população estudada
tem renda de até R$390,00. Além disso, verificou-se que
o número de compradores homens é um pouco maior do que o
de mulheres: 53% contra 47%.
O levantamento de campo ocorreu nos primeiros dias de agosto de 2003 e
envolveu 1.418 respondentes ao questionário enviado por e-mail.
Aproximadamente 40% dos pesquisados são da Capital paulista, sendo
que 17,9% deles residem na zona Sul, 9,6% na zona Leste, 8,9% na zona
Norte e 3,1% na zona Oeste. Os entrevistados são pessoas cadastradas
na e-bit e as informações foram obtidas de internautas que
efetivamente compram pela Internet.
Fonte: Assessoria de Comunicação da FIA
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