São Paulo, 18/09/2003

cultura
Começa na USP a 8ª Semana de Arte e Cultura


Simone Harnik

A última semana de setembro foi escolhida como a Semana de Arte e Cultura da USP. Dos dias 22 a 28 deste mês, acontece a oitava edição do evento realizado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU). Toda a produção artística da Universidade é divulgada nesses sete dias pela Pró-Reitoria, que pretende estimular o interesse e a sensibilidade pelas atividades culturais dos campi e até revelar talentos de unidades aparentemente distantes da área das artes.

"O que a Pró-Reitoria faz é aproximar uma lente de todas as manifestações culturais desta semana", explica Augusto Francisco, assistente técnico de direção da PRCEU. "Como a produção da Universidade é muito grande, escolhemos essa semana para destacá-la."

Todos os eventos divulgados no catálogo da oitava semana são gratuitos e abertos à comunidade e grande parte das Unidades de todos os campi oferecem atividades. O Centro Universitário Maria Antônia (Ceuma), por exemplo, dá lugar a quatro exposições: "MemoriAntonia", um conjunto de instalações que relembram o ano de 1968, quando ocorreu uma batalha campal entre polícia e estudantes em um dos edifícios do Maria Antônia; "Unidades Fugidias", com 28 esculturas criadas a partir de projetos em imagem numérica; "Passagem Secreta", uma obra que pede a interação entre o visitante e a peça, na forma de um armário de quatro portas; e "Arquivo", com a documentação de paisagens urbanas realizada pelo fotógrafo Paul Casaer.

A Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) marca presença na Semana com o lançamento de seu novo cd, que traz músicas e melodias nos estilos renascentista e barroco sob a regência do Maestro Carlos Moreno. O lançamento acontece na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, às 20h30. No dia 24, às 21 horas, a Osusp se apresenta na Sala São Paulo.

Com direção artística do maestro Benito Juarez, o Coralusp faz cinco apresentações no Anfiteatro Guarnieri. Elas acontecem nos dias 22, 23, 24, 26 e 28, sempre às 20h30, exceto no domingo (28), quando ocorre às 18 horas. No sábado (27), às 20h30, o Coralusp terá como palco o Teatro Municipal de São Paulo e, no domingo, às 11 horas, a casa da Dona Yayá, tradicional edifício do bairro do Bexiga.

Ainda durante a 8ª Semana, o Museu Paulista, também conhecido por Museu do Ipiranga, ficará todo iluminado para permitir melhor visão do seu conjunto e dos ornamentos do projeto do monumento. A iluminação pode ser vista das 20h15 às 23 horas.

A Semana de Arte e Cultura foi instituída pelo Conselho de Cultura e Extensão em 1996, como forma de colocar as manifestações estéticas em evidência, além de estreitar a ligação entre a USP e a sociedade. Os visitantes poderão conferir a programação completa da 8ª Semana em catálogos impressos e disponíveis pelos campi.

Os endereços em que os eventos acima ocorrem são:

Ceuma: Rua Maria Antônia, 224, Vila Buarque, São Paulo

Fundação Maria Luisa e Oscar Americano:
Avenida Morumbi, 4077, São Paulo

Sala São Paulo:
Praça Júlio Prestes, s/nº, Centro, São Paulo

Anfiteatro Guarnieri:
Rua do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Teatro Municipal de São Paulo:
Praça Ramos de Azevedo, s/ n°, Centro, São Paulo

Casa da Dona Yayá:
Rua Major Diogo, 353, Bela Vista, São Paulo

Museu Paulista:
Parque da Independência, s/n°, Ipiranga, São Paulo



Mais informações: (0XX11) 3091-3250, na Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br