São Paulo, 24/10/2003


USP promove seminário internacional sobre transgênicos


Da redação, Agência USP

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP realiza, entre os dias 27 e 29 de outubro, no Anfiteatro Camargo Guarnieri, o Seminário Internacional Transgênicos no Brasil. O principal objetivo do evento é colocar em pauta a discussão científica sobre o tema para fundamentar o desenvolvimento de políticas públicas.

Segundo o pró-reitor de Cultura e Extensão da USP, Adilson Avansi de Abreu, mais de 20 cientistas brasileiros e estrangeiros analisam os riscos e benefícios da biotecnologia, a segurança dos alimentos transgênicos para a saúde e os seus impactos econômicos e ambientais, além dos aspectos regulatórios.

Avansi afirma que o seminário tem a missão de deslocar o foco da discussão sobre os transgênicos do campo da política para o da ciência. "A tecnologia que possibilitou os transgênicos nos colocou num caminho que não tem retorno. Temos que adotar uma visão equilibrada e fornecer uma base científica para respaldar as decisões de quem se encarrega da gestão pública - esse é o papel da Universidade".

O pró-reitor acredita que o seminário veio num momento oportuno, já que a questão dos organismos geneticamente modificados está em pleno debate na sociedade. "Todos os cientistas convidados são responsáveis por pesquisas importantes e vão abordar as novas descobertas no campo da biotecnologia. O público - formado principalmente por pesquisadores, gestores públicos, estudantes e membros de grandes empresas de engenharia de alimentos - tem grande interesse numa perspectiva científica destes temas, uma vez que eles suscitam preocupações éticas sobre os impactos que aquelas tecnologias podem trazer ao meio ambiente, à saúde e à economia".

O Anfiteatro Camargo Guarnieri, que fica na R. do Anfiteatro, 109, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3816-3473 ou no site www.usp.br/prc


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br