São Paulo, 19/12/2003

FMVZ anuncia clonagem de bovino a partir das células de animal adulto

Júlio Bernardes

Pesquisadores da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, anunciaram na manhã desta sexta-feira (19) o nascimento da bezerra "Bela', gerada a partir da clonagem de células de um animal adulto. A experiência, coordenada pelo professor da FMVZ, José Antonio Visintin, servirá para verificar se a idade celular dos animais clonados de indivíduos adultos é maior que aqueles originados de gestação normal ou da clonagem de células fetais.

"Bela", uma bezerra da raça nelore, nasceu na última terça-feira (16), pesando 45 kg, considerado normal para a espécie. De acordo com o professor Visintin, testes genéticos com amostras de sangue comprovaram que os genes de Bela são idênticos aos do animal doador, a vaca "Nampa", de 10 anos de idade, pertencente à Fazenda Panorama, de Campinas (SP). "O estado de saúde da recém-nascida é normal", afirma o professor.

Visintin explica que para a produção do clone foram retiradas células da orelha de "Nampa", que foram cultivadas em laboratório. "As células do cultivo foram introduzidas em oócitos (óvulos) que tiveram seus núcleos retirados", relata. "Através de um estímulo elétrico as células são fundidas com os oócitos, originando o embrião clonado." Ao todo, foram produzidos 680 embriões, dos quais 21 foram transferidos para 11 vacas, sendo que quatro iniciaram a gestação. O professor observa que a gestação de bovinos dura cerca de 290 dias, mas apenas duas vacas chegaram aos 120 dias. "Dos fetos que restaram, só Bela sobreviveu ao parto, feito por cesariana."

Idade Celular
"Bela" é o segundo bovino clonado no Brasil a partir das células de um animal adulto. No ano passado, a FMVZ anunciou o nascimento do bezerro Marcolino, gerado por clonagem, mas a partir de células diferenciadas extraídas de embriões de bovinos (fibroblastos). O professor Visintin afirma que em 2004 os pesquisadores da FMVZ irão comparar o material genético de "Bela", "Marcolino" e "Nampa" para determinar se a idade celular de animais clonados a partir de células adultas é maior. "Quando as células do animal se dividem, o comprimento dos cromossomos vai diminuindo, podendo haver semelhança nas medidas nos cromossomos de indivíduos mais velhos e aqueles clonados de células adultas", explica. "Os resultados serão usados em estudos de reprogramação celular."

Visitin relata que "Marcolino", hoje com 19 meses de idade, teve um crescimento normal e já fornece sêmen para experiências genéticas. O pesquisador da FMVZ, Marco Roberto de Mello, que participou do desenvolvimento dos indivíduos clonados, afirmou que não há diferença na gestação do animal clonado de células adultas com aqueles originados de células diferenciadas do embrião.

As pesquisas com clonagem de bovinos da FMVZ contam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Visintin afirma que estão sendo realizados testes para a clonagem de suínos, e no futuro poderá ser tentada a clonagem de cães.

Mais informações: (0XX11) 9773-0459, com José Antonio Visintin


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br