São Paulo, 21/01/2004

Sessão solene dos 70 anos de USP ocorre no domingo

Simone Harnik

A USP abre oficialmente as comemorações dos 70 anos de sua criação, neste domingo (25), no Auditório "Ulysses Guimarães" do Palácio dos Bandeirantes - sede do governo do Estado. Neste dia ocorrerá uma sessão solene do Conselho Universitário (CO), com discurso do professor Antônio Junqueira, da Faculdade de Direito, seguido pelo reitor da Universidade, Adolpho José Melfi, e do Governador, Geraldo Alckmin. O início da celebração está previsto para as 17 horas.

Após as falas, a Orquestra Sinfônica da USP (Osusp), com regência do maestro Carlos Moreno, realiza uma apresentação valorizando obras nacionais. O repertório selecionado traz, além do Hino Nacional, as peças "Ponteio nº 31" e "Dança Brasileira - Tempo de Samba", do maestro paulista Camargo Guarnieri, e "Mourão" e "Concertino para Violino", do compositor Guerra-Peixe. Está última música contará com solo do violinista Ricardo Amado, spalla da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Lançamentos
Durante a cerimônia, haverá os lançamentos das edições especiais da Revista USP e do Jornal da USP para os 70 anos da Universidade. A Revista preparou uma coleção de textos que tratam do passado e procuram possibilidades para o futuro desta Instituição. Os professores José Sebastião Witter, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), e Irene Cardoso, do Departamento de Sociologia da FFLCH, coordenaram, respectivamente, a seção Memória e Ensaios desta edição.

A Revista USP traz também uma sessão nova: a de Entrevistas. Esta parte do dossiê dos 70 anos é composta por quatro reportagens, abrangendo as áreas de humanidades e artes, ciências biológicas, exatas e a agricultura. As matérias mostram a visão e o trabalho de professores e pesquisadores da USP na capital e no interior. A Revista, com 160 páginas e tiragem de 1.500 exemplares, pode ser encontrada nas livrarias da Edusp e nas lojas da FNAC de Pinheiros e da Paulista.

Jornal
O Jornal da USP vem com uma edição ampliada com 32 páginas (usualmente ele tem 20 páginas), sendo que 24 são de matérias e oito constituem um caderno de fotos antigas e recentes registrando a construção da Cidade Universitária, Unidades e Institutos e os campi do interior.

Na parte das matérias, o Jornal se aprofunda na exploração do papel da Universidade de São Paulo no Brasil. A entrevista com o reitor e o artigo de Jorge Werthein, representante da Unesco no Brasil, tratam sobre o assunto. Perfis de jovens pesquisadores e opiniões de professores da USP sobre a reforma da universidade também fazem parte da edição comemorativa.

A tiragem de 20.000 exemplares deve circular normalmente na próxima semana e, provavelmente será encartado na 1ª edição após a volta às aulas. A distribuição do veículo atinge universidades públicas, instituições fomentadoras da pesquisa, ministérios e o Congresso.

História da Universidade de São Paulo
A Comissão dos 70 anos de USP preparou para o dia 25 o lançamento da nova edição fac-similar do livro História da Universidade de São Paulo, de Ernesto de Souza Campos. A primeira edição é de 1954 e foi escrita em comemoração ao IV Centenário da cidade de São Paulo e aos 20 anos de USP, pelo professor emérito e ex-ministro da Educação e da Saúde Pública. Esta edição tem 728 páginas e sai com uma tiragem de 1000 exemplares.

A programação completa das comemorações dos 70 anos da USP pode ser acompanhada pelo site oficial http://www.usp.br/70anos.

Mais informações: (0XX11) 3091-3029


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br