São Paulo, 27/01/2004

Intenções de compra do paulistano no setor de automóveis cai de 17,9% para 0,7%

Da redação, Agência USP

A intenção de compra de automóveis pelos paulistanos caiu de 17,9% no primeiro trimestre de 2003, para 0,7%, no mesmo período de 2004. Segundo pesquisa do Programa de Administração de Varejo (Provar-FIA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, o setor foi o que mais caiu entre os segmentos de bens duráveis e semi-duráveis.

Quanto à intenção de gasto (o valor médio a ser gasto) com automóveis, no primeiro trimestre de 2003 os valores foram de R$ 16.323,24 , passando por R$ 10.346,15 no 4º trimestre de 2003, até chegar a R$ 10.000,00 no primeiro semestre de 2004.

Expectativa geral
De todo modo, segundo o estudo da FIA, a queda na intenção de compra do paulistano de bens duráveis e semi-duráveis foi geral, em relação ao último trimestre. O estudo abrangeu linha branca (máquinas de lavar roupa e louça, secadora, geladeira e microondas), móveis, eletroeletrônicos, material de construção, informática, foto e ótica, cama, mesa e banho e autopeças, além dos automóveis.

Quanto à intenção de compra, somente os segmentos de material de construção e informática tiveram alta neste trimestre, em comparação com o anterior, enquanto que os segmentos de linha branca e cama, mesa e banho tiveram alta em comparação com o primeiro trimestre de 2003.

Quanto à intenção de gasto, somente o segmento de móveis apresentou alta em comparação com o trimestre anterior, apesar de nenhum segmento ter alta em comparação com o primeiro semestre de 2003.

O porcentual de consumidores que não pretende comprar nenhum dos produtos dos segmentos pesquisados subiu de 55,4 %, no último trimestre de 2003 para 56,1 %, no primeiro de 2004.

A pesquisa foi coordenada pelos professores Claudio Felisoni de Angelo, Luiz Paulo Fávero e João Paulo Lara de Siqueira, da FIA. De acordo com eles, os resultados demonstram um cenário recessivo para os segmentos estudados, pela combinação desfavorável de juros altos, queda da renda e aumento do desemprego. A pesquisa foi realizada em locais previamente definidos, entre os dias 5 e 12 de janeiro de 2004.

Fonte: Assessoria de imprensa da FIA

Mais informações: (0XX11) 3091-5993 / 3815-0356, na Pesquisa Expectativa de Consumo, ou (0XX11) 3732-4477 / 3731-2127 e pelo e-mail fia_releases@fia.com.br, com Fernando Fulanetti, assessor de comunicação da FIA

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