São Paulo, 11/02/2004

Infecção tuberculosa em presos de delegacias de SP chega a 64,5%


Maurício Kanno

Uma pesquisa realizada com 1.017 detentos de nove delegacias da Zona Oeste da capital paulista mostrou que 64,5% deles estavam infectados pelo bacilo causador da tuberculose, sendo que 21 estavam doentes. A informação foi obtida pela farmacêutica-bioquímica Regina Maura Cabral de Melo Abrahão, que defendeu sua tese de doutorado abordando este assunto, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Os dados se referem aos anos de 2000 e 2001, época da coleta dos dados. Os anos seguintes foram utilizados para análise das informações.

A pesquisadora constatou que a população carcerária nas delegacias dessa região é cerca de 200 vezes mais atingida pela tuberculose que a população em geral da cidade de São Paulo. Outra informação conseguida foi que, quanto maior o tempo de prisão, maior é a exposição à doença e o risco de infecção pelo Bacilo de Köch, que a causa.

"As principais razões pelas quais o preso é mais afetado pela tuberculose são o próprio confinamento da prisão, a aglomeração, o estresse dessa situação, além da baixa qualidade da alimentação e do padrão de higiene", explica Regina.

Outro dado preocupante foi o fato de se encontrar três detentos multi-resistentes às drogas antituberculose usuais no tratamento. "Isso é uma ameaça à saúde pública", diz a pesquisadora. "O tratamento para esses pacientes torna-se muito mais difícil e caro, e a doença pode se espalhar para outros presos e outras pessoas que tenham contato com eles."

Contexto do estudo
Segundo Regina, estudos anteriores já apontavam o problema da tuberculose nas prisões, mas eles foram feitos em penitenciárias e na extinta casa de detenção de São Paulo. A situação é muito pior nas carceragens das delegacias de polícia, também chamadas distritos prisionais, onde em média 30 presos ocupam celas que deveriam comportar no máximo 8 pessoas. Esses locais, em teoria, seriam destinados para detenção provisória, mas 30,9% dos presos já cumpriam pena neles.

A Zona Oeste foi escolhida por ter a situação aparentemente mais grave, pois ocorreram dois óbitos na época em que a farmacêutica começava sua coleta de dados.

Mais informações: (0XX11) 3066-7730 / 9627-3114 ou e-mail remabra@usp.br, com a pesquisadora


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br