São Paulo, 13/02/2004

Brasil é a potência agrícola do século, diz Nobel da Paz


Leonardo Leomil e Paulo Felhauer, do USP Online

O professor norte-americano Norman Borlaug, Prêmio Nobel da Paz em 1970, concedeu uma entrevista coletiva, nesta sexta-feira (13), na sala do Conselho Universitário da USP. O professor, que veio ao Brasil conhecer a estrutura da agricultura nacional, revelou-se fascinado com a soja brasileira, principalmente a plantada no cerrado. Ele acredita que a agricultura norte-americana foi a melhor do século XX e que a brasileira deve assumir o posto neste século. Borlaug também defendeu a agricultura como principal ferramenta no combate à fome.

Borlaug é engenheiro-agrônomo, Ph.D. pela Universidade de Minnesota, nos EUA. Pai da chamada “revolução verde”, recebeu o Nobel por ser o responsável pelo aumento da produtividade do trigo na Índia, onde ajudou a diminuir o problema da fome. Executou ações semelhantes no México e no continente africano.

O professor defendeu que o uso de tecnologia é o melhor caminho para atingir uma boa produtividade, e revelou-se favorável ao plantio de sementes transgênicas. "O uso da ciência também é a melhor forma de preservar o meio ambiente produzindo alimentos para todos", disse.

Outro ponto abordado por Borlaug é a importância da educação primária no campo. “Somente com boa formação os pequenos proprietários poderão desenvolver suas terras, melhorar suas condições de vida e se incluir na economia”, disse. O professor defende a prática de políticas públicas, como créditos agrícolas, para ajudar os pequenos produtores.

Borlaug também visitou a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e está convencido de que todas as Universidades têm um papel muito importante no desenvolvimento da agricultura. A passagem do Prêmio Nobel pela USP é uma homenagem aos 70 anos da Universidade.

No Brasil, o pesquisador visitou também os Estados do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, além do Distrito Federal. Jantou com o diretor-presidente da Embrapa, Clayton Campanhola, e conversou com o Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br