São Paulo, 14/05/2004

IPq atenderá mulheres com dependência química em bairros de SP


Da Redação, Agência USP

O Instituto de Psiquiatria (IPq), do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HC-FM) da USP, irá atender mulheres dependentes de álcool e drogas, a partir desta segunda (17), em dois Centros Públicos de Atendimento Psicossocial (CAPS) de São Paulo. A iniciativa é uma parceria do Programa de Atenção à Mulher Dependente Química (Promud) do IPq com o CAPS, órgão da Prefeitura de São Paulo. O atendimento, gratuito, ocorrerá nas unidades Jardim Nélia, no Itaim Paulista (Zona Leste), e no Centro.

O projeto é coordenado pelos psiquiatras Ronaldo Torres e Silvia Brasiliano e cada unidade terá capacidade para atender 60 mulheres por ano. Segundo Torres, o Promud pretende ampliar o atendimento a mulheres dependentes químicas maiores de 18 anos já realizado no HC, atingindo populações com níveis sócio-econômicos distintos. "O CAPS do Centro está localizado nas proximidades da Praça da Sé e deverá ter uma grande procura por moradoras de rua", diz.

O psiquiatra aponta que as mulheres com dependência química receberão atendimento clínico uma vez por semana. "As dependentes são tratadas por meio de uma abordagem multiprofissional, que inclui psiquiatria, psicoterapia de grupo com base psicodinâmica e terapia ocupacional", relata. "O tratamento leva em conta tudo o que as mulheres relatam sobre sua vida pessoal, na família e no trabalho, e possa ter relação com a dependência."

Implantação
Ronaldo Torres explica que o Promud, criado em 1996, realiza atendimento ambulatorial específico para mulheres com dependência química. "Os resultados do programa desde sua criação apontam um índice de adesão e evolução das pacientes maior do que os tratamentos mistos, feitos ao mesmo tempo por homens e mulheres", diz.

A implantação do programa nos CAPS conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), por meio da linha de crédito para projetos de políticas públicas, e da ONG Veredas.

O atendimento no CAPS Centro (R. Frederico Alvarenga, 259) começa no dia 17 de maio e o agendamento para triagem pode ser feito no telefone (0XX11) 3241-0901. No CAPS Jardim Nélia (R. Domingos Pacheco, 1910), as mulheres começarão a ser atendidas no dia 18, com agendamento pelo telefone (0XX11) 6572-1948.

Mais informações: (0XX11) 8224-1175, com Ronaldo Torres


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br