São Paulo, 20/05/2004


Carro solar desenvolvido na USP participa de corrida na Grécia

Valéria Dias

Um carro movido a energia solar desenvolvido por alunos da USP vai competir na Phaethon 2004, corrida de carros solares que acontecerá na Grécia entre os dias 22 e 29 de maio. Os carros vão percorrer cerca de 800 quilômetros, passando por locais históricos como Atenas, Olimpia e Delfos, além de conduzir os corredores solares pelo deslumbrante litoral grego. Dezoito equipes da Austrália, Japão, Taiwan, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Holanda, Austrália e Grécia, vão disputar a competição.

"O carro brasileiro, The Banana Entreprise, é o único representante de um país em desenvolvimento", conta o chefe de equipe e líder de projeto, Vinícius Rodrigues de Moraes. O grupo brasileiro também é formado pelos alunos de pós-graduação da USP Kira Beim (Naval) e Thiago Martins (Mecatrônica), bem como pelos alunos de graduação Diego Ojjima e José Claro Machado (Elétrica), Caio Bonini (Mecânica) e Mário Pin (Física). Felipe Buscariolo e Paulo Rogow, alunos de graduação de Engenharia Mecânica do Mackenzie também integram a equipe. O idealizador do projeto é o engenheiro e empresário Eduardo Bomeisel e a coordenação é do professor de Mecatrônica da Escola Politécnica (Poli), Julio Cezar Adamowski.

No teto do The Banana Entreprise um painel medindo 6 metros x 2 metros composto de células fotovoltaicas (células solares) transforma a luz em energia elétrica e a envia para um motor elétrico. A energia fica armazenada em baterias, o que possibilita andar com o carro mesmo durante à noite. "O veículo utiliza dez baterias e estamos levando outras dez, sobressalentes, para evitar qualquer problema", diz Kira.

A engenheira conta que o veículo atingiu a velocidade de 80 quilômetros, em linha reta, em testes feitos em uma pista de provas no Brasil. "Na Grécia, o percurso inclui várias ladeiras, o que aumenta a dificuldade com relação à corrida da Austrália (World Solar Challenge) muito mais longa - 3000 km -, e somente em linha reta e com relevo pouquíssimo acidentado", afirma Thiago Martins, responsável pela estratégia de corrida.

No dia 22, haverá a apresentação dos veículos que participarão da corrida e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) vai verificar se eles estão de acordo com as regras da competição. "Nesse mesmo dia também haverá tomada de tempo dos carros, como na Fórmula 1", diz Moraes.

A corrida começará no dia 23. Os 800 quilômetros previstos para o Phaethon 2004 serão percorridos por trechos, o que, segundo Kira, vai facilitar a interação com outras equipes. "Existe um trajeto diário a ser percorrido. Após cumpri-lo, as equipes param e podem trocar informações e experiências. No dia seguinte, começa tudo de novo."

A corrida parte de Atenas, passa por Corintos, Patras, Olimpia, Pirgos, Antirio, Delfi, Itea, Castro e termina em Atenas. Tanto a largada quanto a chegada acontecerão no estádio Olímpico de Atenas.

O The Banana Entreprise vai participar do Phaethon 2004 graças à Petrobras. "No ano que vem a equipe deve ir ao World Solar Challenge, competição de carros solares realizada na Austrália desde 1987, que é a mais tradicional corrida de carros solares do planeta", afirma Kira, explicando que o apoio da empresa é essencial para ambos os projetos. Segundo ela, o projeto do mais novo carro solar brasileiro, o Clave de Sol, esta sendo feito exatamente para tal competição.

Mais informações: ( +30 694-482-0824) com Vinícius Rodrigues de Moraes, na Grécia; ou pelo e-mail vini@usp.br; ou (0XX11) 3091-5419, ramal 229, com o professor Cezar Adamowski, na Escola Politécnica da USP.



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br