São Paulo, 26/07/2004


Zilda Arns destaca a solidariedade dos povos lusófonos


Do USP Online

O XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), realizado na Escola Politécnica (Poli) da USP desde a última sexta, encerrou-se na tarde deste domingo (25) com a palestra proferida pela Dra. Zilda Arns Neumann, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. “A experiência da pastoral no Brasil e em países africanos de língua portuguesa, como Angola ou Guiné Bissau, nos revela que, para além do idioma, estes povos têm em comum a solidariedade e a vontade de se ajudar”, enfatizou Arns, completando, “Sinto-me irmã de todos os países lusófonos”.

Médica pediatra e sanitarista, Zilda Arns explicou durante o evento da AULP que muito do sucesso da pastoral no Brasil e em outros países deve-se à sua “rede de líderes comunitários”. “Além disso, a despeito de ser católica, a Pastoral da Criança tem um forte caráter ecumênico, e este fato também contribui para que dê certo em várias partes do mundo. Na África, por exemplo, atendemos comunidades mulçumanas, o que me deixa muito emocionada”, revelou.

A Pastoral da Criança atende atualmente 4.795 crianças no Timor Leste, onde existem 249 líderes comunitários. Em Angola, onde a organização atua há mais tempo, desde 1996, cerca de 12 mil crianças são beneficiadas com a ajuda de 1.471 líderes. O Brasil registra o atendimento mensal de aproximadamente 1,8 milhão de crianças menores de 6 anos em 3,7 mil municípios.

“O esforço da pastoral se irradia pelos países de língua portuguesa e nos deixa, a nós brasileiros, muito orgulhosos”, comentou o diretor da Faculdade de Direito da USP, Guido Soares, durante o encerramento do evento da AULP.

Estiveram ainda presentes neste último dia do encontro o secretário do Ensino Superior (Sesu) do MEC, Nelson Maculan, substituindo o ministro Tarso Genro, atualmente em viagem à África; João Sebastião Teta, presidente da AULP e reitora da universidade Agostinho Neto, de Angola; José Alarcão Troni, de Portugal; Magda Carneiro Sampaio, professora da USP e coordenadora do evento; além de dois pró-reitores da uspianos, nomeadamente Sonia Penin, da Pró-Reitoria de Graduação, e Luís Nunes de Oliveira, da Pró-Reitoria de Pesquisa.

Ao final do evento, o presidente da AULP anunciou que o próximo encontro da associação deverá ser realizado em Lisboa, Portugal, sob a coordenação da Universidade Técnica


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br