São Paulo, 27/07/2004

Universidades discutem o seu papel no desenvolvimento

Do Jornal da USP


A riqueza da diversidade: o papel do ensino superior na promoção do desenvolvimento e do diálogo é o tema da 12ª Conferência Geral da Associação Internacional de Universidades (IAU, sigla em inglês). Representantes de cerca de 400 universidades de 90 países se reunirão até quinta-feira (29) no Centro de Convenções Rebouças para refletir e debater a posição da academia no mundo globalizado.

O programa foi aberto no dia 25 com uma cerimônia e coquetel no Memorial da América Latina. Satisfeito com a participação de universidades de todo o mundo, o reitor Adolpho José Melphi lembrou a trajetória da USP que, com os seus 70 anos, ainda é muito jovem diante das instituições de ensino da Europa e dos Estados Unidos. "Desta forma, sediar o maior e mais importante evento da IAU é, para nós, motivo de muito orgulho, pois representa o reconhecimento da comunidade universitária internacional pela posição que ocupamos na liderança acadêmica científica."

O contexto geral das dimensões da diversidade foi abordada na primeira sessão plenária. A diversidade, segundo análise dos integrantes da IAU, oferece à humanidade um riquíssimo potencial. Entretanto, como a complexidade dos resultados relacionados às diferentes maneiras de fazer as coisas não é considerada em nome da eficiência, tal diversidade está sob ameaça. "Os palestrantes procuraram expor o caso da diversidade e mostrar as lições para o mundo do ensino superior onde a variedade institucional, pedagógica e lingüística está sendo ameaçada", afirmou presidente da IAU, Hans Van Ginkel.

Para a Associação Internacional de Universidades, as expectativas que o ensino superior enfrenta são variadas e crescentes. Mas as universidades são a chave para a competitividade nacional. Seu papel é essencial para a emergente sociedade do conhecimento e para um desenvolvimento que pode direcionar a um mundo melhor, mais saudável e seguro para todos, especialmente para as futuras gerações. Neste contexto, a Universidade de São Paulo, segundo destacou o professor Melfi durante a abertura da Conferência, cumpre a sua função, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

O papel da Universidade
Para o reitor da USP, a Universidade é o campo onde todos essas possibilidades podem reunir-se e frutificar, gerando novos entendimentos sobre a vida, o mundo e os seres humanos. "Vale ressaltar, contudo, que a complexidade crescente da vida sobre o planeta tem trazido novos desafios. A pauperização de grandes contingentes populacionais, indica a péssima qualidade de vida que o momento histórico presente oferece."

Qual o papel da Universidade na análise e no encaminhamento da resolução pacífica dos conflitos? Como o conhecimento e a reflexão acumulada pela comunidade científica mundial pode interagir com os saberes locais, buscando a superação da atual situação? Como construir entre os estudantes do ensino superior, em todo o planeta, o sentido de que compartilham da responsabilidade pelos destinos do planeta? Como encontrar espaço para o desenvolvimento da cooperação, em meio a princípios de competitividade que regem o sistema econômico e, freqüentemente, de forma nem sempre leal, o próprio mundo acadêmico?

Segundo o reitor da USP, Adolpho José Melfi, estas difíceis questões que são levantadas na mais preliminar e mais simples apresentação, fazem antever a responsabilidade da 12ª Conferência Geral da IAU. "De nossa parte, instituímos em 2000 o Prêmio Direitos Humanos outorgado anualmente a uma personalidade e a uma instituição que se destaquem nesse setor - e mais, criamos em 2003 uma Comissão Permanente de Direitos Humanos, a terceira do mundo. É preciso mencionar ainda o Laboratório de Estudos sobre a Intolerância, criado no Departamento de História da Universidade e que conta com pesquisadores tanto nacionais como estrangeiros."

O resultado da programação com workshops e seminários paralelos será devidamente documentado e deverá, em breve, ser reunido em uma publicação que ficará disponível em todas as universidades e também para todos os interessados. Foi a primeira vez que o Brasil sediou o evento organizado pela USP em parceria com a Unesp, Unicamp, Unifesp e Ufscar.



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br