São Paulo, 28/07/2004


Melfi é eleito para o Conselho Administrativo da Associação Internacional de Universidades


Do Jornal da USP

O reitor da USP, professor Adolpho José Melfi, foi eleito nesta quarta-feira (28) membro do Conselho Administrativo da Associação Internacional de Universidades (IAU), como representante da América Latina, durante a 12ª Conferência Geral da IAU, que acontece no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. O novo presidente da IAU é o professor Goolam Mohamedbhai, vice-chanceler da Universidade das Ilhas Maurício. As sessões desta manhã foram dedicadas à discussão de assuntos administrativos da associação e à eleição do presidente e dos membros do conselho.

Os temas abordados hoje trataram da revisão da constituição da associação, da aprovação do regimento sobre as Tecnologias de Comunicação e Informação das Universidades e das diretrizes para a elaboração de um documento sobre a qualidade do ensino superior.

Para o diretor-geral da Fundação Faculdade de Medicina da USP, Flávio Fava de Moraes, a reunião foi "muito importante" porque tratou do futuro da associação para os próximos quarto anos. A IAU tem uma diretoria executiva - da qual Fava é vice-presidente - e um conselho com 20 integrantes. O estatuto exige que essas pessoas sejam oriundas ou representem diferentes partes do mundo, de tal forma que todos os continentes precisam ter universidades representadas no corpo diretivo da associação, que tem sede na Unesco, em Paris.

A USP faz parte do conselho desde 1995, quando Fava era o reitor da Universidade e foi eleito vice-presidente e membro do conselho. "Em 2000 fui reeleito para as duas funções e por isso, este ano, não poderia ser mais."

É a primeira vez que a conferência se realiza na América Latina. "Quando se olhou para a América Latina, olhou-se para São Paulo, e de São Paulo vislumbrou-se a USP, porque é a maior representatividade acadêmica do continente. Foi um grande orgulho e vitória trazer esse congresso para o Brasil", afirmou Fava.



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br