São Paulo, 28/07/2004


Conferência prioriza a internacionalização


Do Jornal da USP


A 12ª Conferência Geral da Associação Internacional de Universidades (IAU) foi muito positiva porque os representantes de universidades de 90 diferentes países empenharam-se em apresentar soluções e não críticas. A afirmação é do professor Flávio Fava de Moraes, vice-presidente da (IAU). "Todos priorizaram a internacionalização que preserva a identidade cultural e incentiva o respeito às diferenças e não a globalização que impõe que todos sejam iguais, que acaba deixando de lado a cultura, a trajetória e a alma de cada país."

Na tarde desta quarta-feira (28), os participantes do encontro fizeram um balanço dos debates e reflexões. Na avaliação do professor e ex-reitor da USP, Flávio Fava - responsável pela proposta do Brasil sediar, pela primeira vez na América do Sul, a conferência - o papel das universidades na promoção do diálogo e do desenvolvimento foi discutido com profundidade e amplitude. "A riqueza da diversidade é um tema muito polêmico, porém, foi tratado sob o ponto de vista de soluções futuras. E o mais importante: tivemos a presença de educadores de todos os continentes."

Fava destacou que o ensino superior brasileiro foi abordado em uma sessão específica. Lamentou, no entanto, a falta de participação das universidades brasileiras. "Esta ausência foi muito negativa porque há no Brasil cerca de 150 universidades, além das inúmeras instituições de ensino espalhadas por todo o País. Porém, esse descaso foi injustificável. Essas universidades perderam uma excelente oportunidade de se aculturar, conhecer e se relacionar com instituições de todo o mundo."

A trajetória de 70 anos da USP, segundo Flávio Fava, está em sintonia com as universidades do exterior. "Prova disso foi a indicação do reitor Adolfo José Melfi para a diretoria da IAU porque estou terminando o meu mandato na associação e não posso ser reeleito. Porém, é muito importante a USP ter um representante em um órgão que agrega as universidades mais tradicionais, atuando na promoção do diálogo e do desenvolvimento."




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br