São Paulo, 29/07/2003


Termina em São Paulo 12 ª Conferência da IAU


Do Jornal da USP

A 12ª. Conferência Geral da Associação Internacional de Universidades (IAU), que aconteceu entre os dias 25 e 29 de julho, no Centro de Convenções Rebouças, teve um balanço positivo, na opinião do reitor da Universidade de São Paulo, Adolpho José Melfi. “As questões que tínhamos para tratar neste evento foram discutidas e ficou muito claro o papel que a universidade deverá desempenhar no futuro para utilizar ao máximo a riqueza da diversidade e do diálogo para o desenvolvimento das nações. O maior desafio que temos é saber de que maneira podemos estabelecer o diálogo com a sociedade. É através do diálogo que podemos enfrentar todos os problemas que o mundo moderno está vivendo.”

A riqueza da diversidade: o papel das universidades na promoção do diálogo e do desenvolvimento foi o tema debatido pelos quase 400 participantes do encontro, que reuniu reitores e professores de ensino superior de todo o mundo, além de representantes de organismos internacionais.

Para o relator geral, o reitor da Universidade Federal de São Paulo, Ulysses Fagundes Neto, a conferência foi a reafirmação da importância da universidade como um dos pilares do desenvolvimento de um país. “A universidade exerce um papel estratégico para a soberania e autonomia nacionais e este evento nada mais fez do que reafirmar a importância destes fatos”.

O chefe de relações de imprensa da IAU, Guy Neave, disse que este encontro, o primeiro do gênero já realizado na América Latina, foi um marco nas atividades da IAU. “O trabalho entre os membros da IAU e da USP aconteceu numa atmosfera muito amistosa e produtiva. A USP realizou uma ótima organização”, disse.

No encerramento foram eleitos os novos membros da IAU. Hans Van Ginkel, ex-presidente da entidade, entregou a vaga para o professor Goolam Mohamedbhai, reitor da Univertity of Mauritius, nas ilhas Maurício, que foi empossado oficialmente na quarta-feira. Os novos membros se reuniram nesta manhã de quinta-feira. A 13ª. Conferência será em Ultrecht, na Holanda, ainda sem data confirmada.




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br