São Paulo, 30/08/2004

Ipen comemora seus 48 anos e inaugura primeiro irradiador gama produzido no Brasil


Yara Camargo

O Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) completa nesta semana 48 anos da sua fundação. Como parte das comemorações, nesta segunda-feira (30), foi realizada a cerimônia de inauguração do Irradiador Multipropósito de Cobalto-60, produzido com tecnologia nacional. Dentre as autoridades presentes no evento, estavam o ministro de Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, e o reitor da USP, Adolpho José Melfi.

O Irradiador Multipropósito de Cobalto-60 tem diversas aplicações. Dentro de uma câmara completamente segura, coloca-se o produto já embalado e este é submetido a uma determinada carga de irradiação gama. Essa carga pode ter várias finalidades: esterilização de produtos médicos e farmacêuticos, de tecidos biológicos para implantes cirúrgicos e de alimentos; tratamento de efluentes industriais e de esgoto; indução de cor em vidro e pedras preciosas.

Esse processo de esterilização não deixa resíduos químicos. Outro fator importante para a eficácia maior do irradiador é que não existe manuseio do produto e a exposição aos raios gama é realizada com ele já embalado.

"A irradiação gama mata qualquer organismo vivo, interrompendo o processo de crescimento", disse Fábio Eduardo Costa, da equipe de engenheiros realizadores do projeto. "É um sistema extremamente eficaz, e o principal cuidado que se deve ter é com o tempo de exposição, mas para isso já existem normas definidas", ressaltou.

A segurança também é garantida. Nesse processo, não há alteração da cor, textura ou sabor do alimento. O que a irradiação proporciona é o aumento do tempo de prateleira. Não há nenhum risco para os consumidores e esse tipo de esterilização já é usado em 37 países.

Essa tecnologia, apesar de já ser utilizada mundialmente há cerca de 25 anos, é pouco difundida no Brasil. Laércio Vinhas, da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), informou que "mesmo a irradiação sendo pouco utilizada no país para esterilizar alimentos, ela atinge todo o setor de produtos farmacêuticos e íntimos como camisinhas, cotonetes, gases, fraldas e seringas descartáveis".

O projeto foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e custou R$1,7 milhões. Segundo Costa, esse foi um custo recorde. "Um irradiador desse tipo, importado, custa cerca de U$3 milhões", disse.

Intercâmbio de profissionais
As comemorações tiveram início com uma solenidade que homenageou Roberto Fulfaro, que recebeu o título de Pesquisador Emérito do Instituto. Fulfaro foi diretor técnico-científico do Ipen e professor da pós-graduação. Adolpho José Melfi também fez um discurso durante a homenagem. A presença do reitor na sessão solene representa a forte ligação entre as duas instituições, tanto no intercâmbio de profissionais, como na pós-graduação oferecida pelo Ipen e vinculada à USP.

Durante seu discurso, o ministro Eduardo Campos discorreu sobre os novos projetos do Ministério para o setor de pesquisa nuclear no Brasil. Segundo ele, a idéia geral desse programa governamental é unificar o setor, definindo melhor a função de cada instituição existente e criando parcerias formais para facilitar a cooperação e a troca de conhecimento entre elas.

A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br