São Paulo, 10/09/2004


Projeto Caminho de Volta auxiliará na localização de crianças e adolescentes


Da Redação, Agência USP

Nesta segunda-feira (13), às 19h30, no Salão Nobre da Congregação da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), acontece o lançamento do Projeto Caminho de Volta: Busca de Crianças Desaparecidas no Estado de São Paulo. O projeto tem o objetivo de contribuir na identificação de crianças, otimizando o atual sistema de busca, registro de dados, troca de informações e apoio às famílias dos desaparecidos.

A iniciativa, que alia Biologia Molecular, Psicologia, Informática e Telemedicina, é do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho, em conjunto com a Disciplina de Telemedicina da FMUSP. Os métodos utilizados também irão fornecer bases para a realização de pesquisas e elaboração de políticas públicas de prevenção dos desaparecimentos.

"Hoje, é possível estabelecer com segurança qualquer vínculo de filiação por meio da identificação de marcadores genéticos do DNA", afirma a professora Gilka Figaro Gattás, chefe do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP. "O Projeto Caminho de Volta emprega um seqüenciador automático, capaz de realizar 2.000 genotipagens semanais", explica.

Uma das ações do projeto envolve processos modernos de seqüenciamento de DNA, com a análise de amostras biológicas dos pais ou parentes dos desaparecidos, das crianças e adolescentes encontrados e de restos mortais localizados. As informações genéticas são inseridas em bancos de dados diferentes, cruzados com a finalidade de encontrar resultados compatíveis.

OIto mil desaparecidos
A Delegacia de Pessoas Desaparecidas do Estado de São Paulo, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), registra o desaparecimento de cerca de 8.000 crianças por ano.

A coleta do material biológico (sangue) será realizada no DHPP ou no Centro de Ciências Forenses (Cencifor) do Departamento de Medicina Legal da FMUSP, após realização, em uma Delegacia de Polícia, de Boletim de Ocorrência sobre o desaparecimento da criança ou adolescente.

Além disso, o Projeto Caminho de Volta irá fornecer suporte psicológico às famílias e aos desaparecidos encontrados, com intuito de auxiliar a reintegração familiar. Os psicólogos também farão uma análise da situação familiar destas crianças, do ponto de vista emocional, estrutural e sócio-econômico. O objetivo é chegar ao motivo dos desaparecimentos, muitas vezes ligados à negligência, violência doméstica, abuso sexual intrafamiliar e miséria.

O projeto vai capacitar, por intermédio da Telemedicina, os profissionais envolvidos na coleta de amostras, na obtenção e registro de dados relevantes sobre os desaparecimentos e na informação das comunidades. Investigadores, assistentes sociais, educadores, integrantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e de Organizações Não-Governamentais, entre outras pessoas, terão acesso a cursos presenciais e à distância, apoiados em tecnologia.

"Nossa proposta é criar Unidades Educacionais Interativas, que permitirão compartilhar conhecimentos sem haver deslocamento físico", afirma o professor Chao Lung Wen, Coordenador da Disciplina de Telemedicina da FMUSP.

A Telemedicina vai proporcionar ainda o compartilhamento de informações entre todas as instituições participantes, com a estruturação de uma rede integrada entre órgãos governamentais e não-governamentais.

O Salão Nobre da Congreação da FMUSP fica na Avenida Dr. Arnaldo, 455, Cerqueira César, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3085-9677, no Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da FMUSP; ou no (0XX11) 3066-7495 ou 9603-3343, no Desenvolvimento Estratégico em Comunicação da Disciplina de Telemedicina da FMUSP



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br