São Paulo, 17/09/2004

Simpósio debate construção do conhecimento através de recursos digitais

Júlio Bernardes

As influências e as inovações trazidas pelas linguagens digitais para a ciência e as artes serão debatidas no Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital (Acta Media III), que acontece de 18 de setembro a 11 de dezembro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. O evento, cujo tema é A-digitalidade, será aberto neste sábado (18), das 10h30 às 13h30, com uma palestra no MAC. O público também poderá acompanhar e participar das discussões através da internet.

O professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP Artur Matuck, coordenador do Acta Media III, afirma que o objetivo do simpósio é discutir formas alternativas de construção do conhecimento por meio dos recursos digitais. "O evento busca obter uma ciência mais participativa, colaborativa e principalmente mais pública", diz. "As palestras reunirão especialistas em psicanálise, semiologia, computação, cinema, música, educação à distância e ciências humanas."

Artur Matuck destaca a palestra de Roberto Marcondes César, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP sobre Visão Computacional: ensinando o computador a ver. "São pesquisas sobre como o computador pode decodificar e interpretar imagens, com aplicações na identificação de doenças e até mesmo para localizar pessoas desaparecidas", relata.

Interatividade
O professor aponta que a programação do Acta Media III abrange uma grande diversidade cultural, e oferecerá visões críticas sobre os temas discutidos. "Serão realizados debates sobre a construção de ambientes virtuais, a transformação da guerra em espetáculo pela mídia, por exemplo", diz Matuck. "O ativista Jader de Oliveira Nicolau Junior fará uma exposição sobre Quilombo Virtual, debatendo questões ligadas ao movimento negro."

De acordo com o professor da ECA, o público poderá participar do simpósio comparecendo às palestras e pela internet, por meio do projeto Teleduc, criado pelo Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) e o Instituto de Computação (IC) da Unicamp. "O Teleduc é uma ferramenta de educação à distância que irá disponibilizar o conteúdo das palestras para discussão", relata. "Uma equipe de mediadores formada por alunos de pós-graduação será responsável por colocar o público em contato com os palestrantes e estimular o debate, num trabalho de animação textual."

O Acta Media III é promovido pelo MAC, em conjunto com a ECA e o Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte (PGEHA) da USP. A palestra de abertura é aberta e gratuita, e as inscrições do processo de seleção para o restante do evento terminam em 25 de setembro.

O MAC está localizado na R. da Reitoria 160, Cidade Universitária, e o simpósio pode ser acompanhado na página http://www.teleduc.unicamp.br.

Mais informações: (0XX11) 3667-9510, com Artur Matuck, ou no site http://www.mac.usp.br


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br