São Paulo, 22/09/2004


ECA/USP terá órgão de análise da mídia brasileira

Tadeu Breda

Uma parceria entre o Núcleo de Jornalismo Comparado, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, o Instituto Observatório Nacional e o Media Watch Global (observatório internacional dos meios de comunicação, com sede na França) possibilitou a criação do Observatório Brasileiro de Mídia, uma iniciativa de avaliação crítica da imprensa que pretende ser mais um espaço para a pesquisa científica da comunicação no País.

Nesta quarta-feira (22), o Observatório Brasileiro de Mídia será apresentado em um evento no Departamento de Jornalismo e Editoração da ECA, a partir das 14h30. Na ocasião, serão divulgados os resultados do primeiro levantamento feito pelo Observatório, referente às eleições municipais de São Paulo. "Pesquisamos as notícias que citavam os candidatos à Prefeitura nos cinco jornais de maior circulação na Capital - Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde, Agora e Diário de S.Paulo", revela Carlos Carolino, coordenador do projeto.

"Analisando de forma interpretativa o conteúdo e o título das matérias, pudemos classificá-las em 'positiva', 'neutra' ou 'negativa' em relação ao candidato ao qual se refere." Segundo Carolino, uma notícia é considerada "positiva" quando pode agregar votos a um determinado candidato. Classifica-se como "negativa" uma reportagem que desqualifica a figura política do candidato e, teoricamente, prejudica seu desempenho junto ao eleitorado.

Diferencial
A diferença entre o Observatório Brasileiro de Mídia e os demais órgãos que avaliam o conteúdo produzido pela imprensa é o que Carolino chama de "morfômetro". "Trata-se de uma espécie de índice que mede o destaque das matérias pela posição em que ela se encontra na página do jornal, pelo seu tamanho e pela presença de fotos ou infográficos", explica o coordenador. "Os dados obtidos na análise com o morfômetro são cruzados à avaliação positiva, neutra ou negativa da matéria, proporcionando uma observação mais acertada do comportamento do veículo na cobertura do evento."

Carolino faz questão de frisar que o Observatório Brasileiro de Mídia não tem como objetivo tecer comentários ou fazer análises políticas sobre os resultados das pesquisas. "Nosso intuito é somente levantar e apresentar dados concretos sobre a imprensa. Deixamos para outras pessoas avaliarem se os jornais cobriram de forma adequada as eleições ou se cometeram injustiças", esclarece.

O Observatório Brasileiro de Mídia pretende debruçar-se sobre outros assuntos. "As eleições, pela importância que possuem para a sociedade e para os veículos de comunicação, foi o primeiro passo do projeto", afirma Carolino. Para ele, o mais importante nessa fase inicial é o fato de o Observatório estar desenvolvendo ferramentas que poderão ser aplicadas a outros temas, conforme eles forem abordados pela mídia.

Mais informações: (0XX11) 3091-4369


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