São Paulo, 01/10/2004


Trânsito na Cidade Universitária terá maior fiscalização


Júlio Bernardes e Valéria Dias, da Agência USP

Até o final do ano, nas ruas e avenidas da Cidade Universitária serão instalados radares, lombadas eletrônicas, sinalizações e aplicação de multas e semáforos - atualmente, o campus da Capital possui apenas um, em frente à Faculdade de Educação. A iniciativa foi um dos temas em discussão durante a reunião dos prefeitos dos campi da USP, que aconteceu nesta sexta (1º), na Prefeitura do campus da Capital.

"Essa medida é necessária, pois temos muitos casos de atropelamentos, excesso de velocidade, acidentes envolvendo carros, ciclistas e brigas de trânsito. Não podemos permitir abusos desse tipo", explicou o prefeito do campus da Capital, Wanderley Messias da Costa.

Ainda não há uma data definida para a implantação do sistema no campus de São Paulo, mas o prefeito acredita que entre novembro e dezembro haja novidades neste sentido. Segundo Messias da Costa, já está em andamento um convênio com o Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) e com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Na reunião também foram discutidas as normas para a realização de festas e eventos, a proposta para regulamentação do comércio e consumo de álcool nos campi e a proibição do cigarro em ambientes fechados, definida por lei federal.

Segurança
Os prefeitos também discutiram a questão da segurança. Messias da Costa explicou que está em estudo o monitoramento eletrônico em alguns locais da Cidade Universitária, bem como a intensificação da iluminação de outros pontos.

Sobre a regulamentação das festas nos campi, o prefeito ressaltou que não haverá nenhuma medida proibitiva. "O direito de se realizar festas está garantido. Queremos apenas que elas transcorram sem maiores problemas e pretendemos garantir condições para que os freqüentadores tenham segurança".

Segundo o prefeito, além de muitas serem realizadas em locais inapropriados, em algumas há um número excessivo de participantes - muitos deles de fora da USP. Há também uma preocupação com o consumo de álcool e drogas.

Sobre os ambulantes que comercializam seus produtos nos campi, o prefeito informou que todos já fizeram contato para regularizar a situação no que se refere a aspectos como pagamento de taxas e procedimentos higiênico-sanitários dos pontos de venda. "Com essa iniciativa pretendemos melhorar as condições de venda dos produtos."

Proibição do fumo
Outra questão já definida refere-se à proibição de fumar dentro dos prédios da Universidade. "Faremos uma campanha envolvendo as mídias da Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP para que informem à comunidade sobre a necessidade do cumprimento da lei federal", afirmou o prefeito do campus.

A próxima reunião dos prefeitos dos campi está prevista para acontecer em novembro. Além do professor Wanderley Messias da Costa, estiveram presentes na reunião desta sexta os prefeitos dos campi de Ribeirão Preto (Emília Campos de Carvalho), Bauru (José Fernando Castanha Henriques), Piracicaba (Marcos Vinícius Folegatti) e Pirassununga (Marcus Antonio Zanetti).




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br