São Paulo, 21/10/2004


Caverna Digital possibilita vôo virtual sobre o Rio de Janeiro


Antonio Carlos Quinto

Sobrevoar o Rio de Janeiro numa asa delta já não é mais privilégio de alguns. Nesta sexta-feira (22), a partir das 14 horas, os participantes do VII Simpósio de Realidade Virtual, organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, poderão realizar um vôo virtual sobre a cidade maravilhosa na Caverna Digital do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da USP. Um sistema desenvolvido no LSI permite que o usuário veja, a partir de uma asa delta, os principais pontos turísticos da cidade.

De acordo com o professor Marcelo Knörich Zuffo, do LSI, a sensação de imersão é proporcionada por um sistema de visualização 3D. O usuário conta com música ambiente e sons dispostos geograficamente, quando sobrevoa o sambódromo e o estádio do Maracanã. O professor conta que este projeto foi apresentado com sucesso, há três meses, na Califórnia, EUA, para mais de 3.500 pessoas, durante o congresso ACM SIGGRAPH.

Na Caverna Digital está instalada uma estrutura mecânica semelhante a uma asa delta que permitirá ao usuário realizar manobras durante o vôo. "Além da sensação tátil, o visitante estará usando óculos equipado com um rastreador. Ao girar a cabeça para qualquer dos lados, ele terá visões diferentes da cidade", explica. O sistema utiliza uma foto aérea da cidade do Rio de Janeiro com alta resolução, "de 1 pixel por metro", como explica o professor.

Encontro virtual
O vôo virtual sobre a cidade do Rio de Janeiro será parte das apresentações do evento Festival dos Mundos Virtuais - parte do VII Simpósio de Realidade Virtual - que possibilitará um encontro virtual entre a Caverna do LSI e outras quatro estruturas semelhantes, localizadas nos EUA e Europa. A Caverna Digital do LSI estará interligada, em tempo real, a cavernas das Universidades de Buffalo, Illinois e Indiana, nos EUA, e em Estocolmo, na Suécia, onde acontecerão apresentações de trabalhos experimentais de aplicação prática de realidade virtual, explorando canais multissensoriais que abrangem desde o campo das artes plásticas até a pesquisa avançada.

"Trata-se de um chat multisensorial onde os participantes terão as sensações de visão, audição, tato e voz", destaca o professor Zuffo. Ele explica que este encontro será aberto aos participantes do Festival. Ao todo, são esperadas cerca de 120 pessoas no LSI. O VII Simpósio de Realidade Virtual, que acontece desde o dia 19 de outubro, se encerra amanhã (22), na Poli. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e pelo Senac, o evento reuniu representantes de universidades, centros de pesquisas e do setor produtivo para discutir as mais diferentes aplicações da realidade virtual, de instrumento de desenvolvimento de produtos à aplicação em programas de educação à distância ou na qualificação de pessoal.

Mais informações: (0XX11) 3091-5589, no Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP, com o professor Marcelo Knörich Zuffo; e-mail: mkzuffo@lsi.usp.br



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br