São Paulo, 05/11/2004

Ministro da Educação da China quer acordos duradouros com a USP

Mariana Delfini

Formação de profissionais de alto nível, pesquisas em conjunto e intercâmbio de alunos. Estas foram as metas estabelecidas pelo ministro da Educação da China, Zhou Ji, em reunião com o reitor da USP, professor Adolpho José Melfi, durante encontro realizado nesta sexta-feira (5), às 12 horas, no Salão de Atos do Gabinete do Reitor, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Segundo o ministro chinês, o objetivo é estabelecer acordos duradouros na área de educação entre os dois países. "Ambos têm, estrategicamente, muito a ganhar com esse bom relacionamento", disse Zhou Ji. Melfi, por sua vez, relembrou os cinco acordos que já existem entre universidades chinesas e a USP.

O reitor sugeriu intercâmbio dos alunos do curso de Relações Internacionais para a China. A professora Magda M. S. Carneiro Sampaio, presidente da Comissão de Cooperação Internacional (CCInt) da USP lembrou que o conhecimento chinês nas áreas da Medicina é extenso e poderia acrescentar muito a nossos profissionais. Desenvolver em conjunto a área de Ciência e Tecnologia é uma das propostas do ministro chinês.

O reitor destacou que o curso de chinês oferecido pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP tem apresentado muita procura. Para o ministro, "o aprendizado da língua é uma condição essencial e necessária" para estreitamento de relações. Ele sugeriu a ampliação desses cursos na USP além da inclusão de cursos de português na China. "O intercâmbio de alunos para aperfeiçoamento da língua poderia começar imediatamente", afirmou Zhou Ji.

Milhões de universitários
A China tem por volta de 20 milhões de universitários. Zhou Ji disse que, apesar de ser um número impressionante, ainda é pouco em relação à população do país. Ele perguntou ao reitor sobre a organização do ensino superior no Brasil, formas de financiamento das universidades e sobre as pesquisas e os campi da USP.

Além do ministro da Educação, integraram a comitiva chinesa a diretora internacional de Educação, Zhang Xiu, o diretor internacional de Cooperação Educacional, Yang Jun, o chefe do Departamento de Cooperação Internacional, Wu Guo e o presidente da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, Paul Liu. O vice-reitor da USP, professor Hélio Nogueira da Cruz também esteve no encontro.

Na próxima semana, o presidente da República Popular da China, Hu Jintao, vem ao Brasil com uma comitiva firmar acordos de cooperação econômica. A visita do ministro da Educação trata da implementação de relações acadêmicas entre universidades dos dois países.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br