São Paulo, 12/11/2004


Transmissão de dados entre hemisférios bate recorde de velocidade

Mariana Delfini

A transmissão de dados entre os hemisférios Sul e Norte acaba de ficar mais rápida. Na tarde desta quinta-feira (12), no Instituto de Física (IF) da USP foi registrado o recorde de velocidade na inauguração de uma nova linha de conexão acadêmica que integra a Rede Acadêmica de São Paulo (ANSP) e a Rede Abilene (Internet 2), dos Estados Unidos. Durante a demonstração, a transferência de dados atingiu 1,987 bilhões de bits por segundo (Gbps).

O projeto Rede de Educação e Pesquisa do Hemisfério Ocidental (WHREN) que estabeleceu a nova linha de conexão é uma parceria da Fapesp com a National Science Foundation (NSF), dos EUA. Luiz Lopez, presidente do Conselho da Rede ANSP, informou que o objetivo da WHREN é possibilitar conectividade a todos os grupos de pesquisa do Estado de São Paulo. A rede inaugurada nesta quinta-feira vai oferecer inicialmente 622 milhões de bits por segundo (Mbps), com capacidade para fazer trafegarem 2,5 bilhões de bits por segundo (Gbps). "Vamos liberando maior banda conforme os grupos forem precisando", comentou Lopez.

Para a transmissão dos dados, foram utilizados cerca de 10 mil quilômetros de fibra óptica, entre a costa brasileira e Miami, nos EUA. As fibras já estavam sendo utilizadas na rede Americas Path Network (Ampath), que oferecia tráfego máximo de 45 Mbps. Jorge Yamamoto, coordenador técnico da rede ANSP, explicou que estão sendo utilizadas as mesmas fibras. "O aumento significativo da velocidade se deve a melhores equipamentos de transmissão", informou.

SuperComputador Global
Um dos grupos de pesquisa que vai se beneficiar da nova conexão é o Centro Regional de Análise de São Paulo (Sprace), localizado no IF/USP. Segundo o professor Sérgio Novaes, do Instituto de Física Teórica da Unesp que coordena o projeto, "a rede será fundamental para a pesquisa em Física de Partículas Elementares". Esta área produz grandes quantidades de dados, que precisam ser distribuídas para serem analisadas.

Para Eduardo Gregores, do Departamento de Física Teórica da Unesp, que participa da equipe que opera o Sprace, a dimensão da iniciativa pode ser comparada a um supercomputador global. "Não importa onde estão os computadores se a velocidade de conexão entre eles for grande o suficiente". Sérgio Lietti, do Departamento de Matemática do IF, que também opera o Sprace diz que, na demonstração, foi disponibilizada uma banda de 2,5 Gbps para o Sprace fazer os testes iniciais, mas a "rede está disponível para qualquer projeto acadêmico do estado de São Paulo".

A demonstração realizada no IF da USP teve o objetivo de "estressar a rede", ou seja, gerar um tráfego que testasse sua capacidade de transmissão de dados. São Paulo transmitiu para Miami, de onde o tráfego saiu para Pittsburgh. A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) também participou dessa demonstração, utilizando uma rede de dados européia para chegar aos EUA.

A demonstração foi apresentada na SuperComputing 2004, conferência internacional em computação de alto desempenho, redes e armazenamento de dados, que termina no sábado, dia 13, em Pittsburgh, e contou com a participação do Center for Advanced Computing Research do California Institute of Technology (Caltech), o Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab), Stanford Linear Accelerator Center (SLAC) e a European Organization for Nuclear Research (CERN), além de instituições no Japão e Coréia. A participação paulista nesta demonstração contou com o apoio da Foundry, que disponibilizou roteadores, e a Intel que cedeu servidor e placas. Os nós de processamento utilizados foram da Itautec (InfoCluster).

Mais informações: (0XX11) 3091-6708



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br