São Paulo, 29/11/2004


Lançamento de livro encerra comemorações dos 35 anos da pós-graduação da USP


Tais Bahov, do USP Online

Encerrou-se nesta segunda (29) as comemorações pelos 35 anos de pós-graduação da USP. Durante a cerimônia, realizada no Anfiteatro Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo, foi lançado o livro Construindo o futuro - 35 anos da pós-graduação da USP, organizado pelo professor Shozo Motoyama.

"O livro é uma tentativa de relembrar a história da pós-graduação na USP desde que a Faculdade de Direito surgiu, até os dias de hoje, narrando apenas a linha central desta história, sem detalhes e particularidades de cada unidade", resume Motoyama.

O evento marcou o final de três meses de comemoração pelo aniversário da pós-graduação na USP, que corresponde a um quarto dos programas de pós-graduação avaliados com notas seis e sete - as maiores possíveis - pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O segredo do sucesso, segundo o próprio presidente da Capes, professor Renato Janine Ribeiro, é o envolvimento dos alunos com o seu projeto de pesquisa.

Desafios
Na avaliação do professor do Instituto de Química, Walter Colli, um dos principais desafios do ensino de pós-graduação é a distância entre universidade e mercado de trabalho. Segundo ele, em países tidos como desenvolvidos, o setor privado investe em pesquisa cerca de sete vezes mais do que é investido neste mesmo setor, no Brasil. "Há uma necessidade de extrapolar os muros da universidade. Temos que convencer a sociedade a absorver a nossa mão-de-obra", resume Colli.

Já a pró-reitora de Pós-Graduação, professora Suely Vilela, acredita que o "importante da educação é formar uma nação com gente capaz de pensar, e não formar um mercado de trabalho".

Durante o evento, foram prestadas homenagens a antigos pró-reitores da Pós-Graduação e também a funcionários do setor. A comemoração procurou homenagear a história da entidade por meio da presença de antigos funcionários e também do lançamento do livro organizado por Shozo Motoyama.




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br