São Paulo, 21/01/2005


Convênio cria centro de excelência em aviação agrícola

Júlio Bernardes

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, participará de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para criar um centro de excelência em aviação agrícola na Fazenda Ipanema, em Iperó (interior de São Paulo). O acordo será assinado na próxima quinta (27), às 10 horas, na Delegacia Federal de Agricultura de São Paulo, junto com termos de cooperação do Ministério com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A solenidade terá a presença do Ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

O professor Casimiro Dias Gadanha Júnior, que coordena o projeto pela Esalq, explica que o convênio irá reativar os cursos de aviação agrícola que eram oferecidos na fazenda, pertencente ao Ministério. "O centro servirá como suporte para disciplinas de graduação e pós-graduação da Esalq e fará prestação de serviços ao público", explica.

De acordo com o professor, as inscrições para os cursos começarão após a assinatura do convênio. "Também serão feitas pesquisas e testes operacionais de aeronaves agrícolas e equipamentos de aplicação aérea, como o atomizador rotativo, que ainda não é homologado no Brasil e terá sua certificação iniciada em 14 de fevereiro", diz Casimiro.

As instalações da Fazenda Ipanema, desativadas desde 1990, foram recuperadas pelo Ministério, com auxílio do Departamento de Aviação Civil (DAC), e estão prontas para uso. O local conta com cinco aviões para treinamento, pista de pouso, heliponto, pátios de descontaminação e abastecimento, e três hangares, numa área total de 1800 metros quadrados.

Cursos
O professor relata que o centro oferecerá cursos de coordenador e executor em aviação agrícola, formação, rechecagem e reciclagem de pilotos agrícolas, padronização de instrumentos de vôo e covalidação de certificados de habilitação técnica. "Há no Brasil uma grande demanda por pilotos e técnicos, mas poucos cursos do gênero", diz. "Os alunos de agronomia terão uma nova habilitação profissional complementar, pois os aviões só podem decolar com a presença de um engenheiro agrônomo com curso de coordenador em aviação agrícola na aeronave."

Na Fazenda Ipanema também existem equipamentos de dinamometria que eram utilizados para certificação de máquinas agrícolas. "Posteriormente, estes aparelhos servirão para ensaios de motores, tratores agrícolas e equipamentos pulverizadores terrestres", afirma o professor.

Os termos de cooperação assinados pelas universidades com o Ministério prevêem o intercâmbio de equipamentos, cursos e pesquisas entre as três instituições. A Unesp terá uma escola-base em Botucatu para formar pilotos e criar técnicas e produtos para combate a incêndios florestais, utilizando aviões agrícolas, além de novas tecnologias para aplicação de agroquímicos. Em Guarapuava, a Unicentro contará com uma clínica de calibragem para aviões e equipamentos e estudará o uso de aparelhos agrícolas para repovoamento de rios, lagos e florestas.

Mais informações: (0XX19) 3429-4165, ramal 265, com Casimiro Dias Gadanha Junior



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br