São Paulo, 04/04/2005

USP e Vitrogen anunciam nascimento de três clones bovinos

André Benevides

Nesta quinta-feira (7), às 9h30, será realizada uma coletiva de imprensa na Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, em Pirassununga, para anunciar o nascimento de três clones bovinos da raça Nelore. Os bezerros são resultado de pesquisas coordenadas por pesquisadores da FZEA, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP e da empresa de biotecnologias de reprodução bovina Vitrogen.

Os animais são os primeiros clones produzidos comercialmente a partir de uma parceria da empresa e da universidade. Segundo o professor Flávio Vieira Meirelles, coordenador geral do projeto e do Laboratório de Morfofisiologia Molecular e Desenvolvimento (LMMD) da FZEA, os bezerros nasceram em uma fazenda em Tambaú, em São Paulo, durante o período de 4 a 21 de março. "Os animais estão saudáveis, desenvolvendo-se dentro do esperado", afirma.

As gestações que originaram os clones são prosseguimento das pesquisas que culminaram no nascimento da bezerra clonada Independência, nascida em setembro de 2004, utilizando a técnica de transferência de núcleo. Meirelles revela que existem ainda oito gestações em andamento. "Quatro destes clones devem nascer até julho e os outros quatro até setembro", explica.

Imprensa
Os profissionais de imprensa serão recebidos com um café da manhã, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções da FZEA. Depois da explanação dos entrevistados e das perguntas dos jornalistas, os animais serão apresentados na fazenda. Participarão da coletiva os professores Flávio Vieira Meirelles, Eduardo Biergel Jr. e Maria Angélica Miglino, além dos diretores da Vitrogen, André Dayan e Yeda Watanabe, e do diretor da FZEA, José Bento Sterman Ferraz.

Também foram convidados o reitor da USP, Adolpho José Melfi, e representantes da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Associação Brasileira de Criadores de gado Zebu (ABCZ). A presença do proprietário do animal clonado, um dos touros recordistas de sêmen do Brasil, ainda não está confirmada. Ao final dos trabalhos, os convidados participarão de um almoço oferecido pela Central Selleri.

A presença dos jornalistas, fotógrafos e demais profissionais deverá ser confirmada na Agência Agrodesign, responsável pela organização da entrevista, pelo telefone (0XX16) 3951-5792.

A FZEA fica na Avenida Duque de Caxias Norte, 225, em Pirassununga, São Paulo.

Mais informações: (0XX16) 3951-5792, na Agência Agrodesign


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br