São Paulo, 24/06/2005

USP oferece exame de certificação para especialista em Microsoft Office


Valéria Dias


A Universidade de São Paulo vai oferecer, a partir da próxima quarta (29 de junho), exames para candidatos interessados em obter o Microsoft Office Specialist (MOS), certificado que atesta o conhecimento prático nos aplicativos que compõem o Office (Word, Excel, Access, PowerPoint e Outlook).

"Trata-se de um documento que tem reconhecimento internacional e é muito valorizado no mercado de trabalho", conta a assessora da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) da USP, Maria Cecília de Mello Amorozo Francisco.

O convênio entre a USP e a Microsoft foi firmado por intermédio da empresa Docuprint no início deste ano. A iniciativa faz da Universidade de São Paulo um Centro de Certificação Autorizado (locais autorizados pela Microsoft para a realização de testes de certificação de seus programas). Em São Paulo, o SENAC é um dos locais que já emitem essa certificação.

Maria Cecília explica que os exames, com duração de aproximadamente uma hora, são on-line e feitos diretamente no computador. Os candidatos executam tarefas práticas relacionadas aos aplicativos e são avaliados tanto pelo modo como utilizam as ferramentas como também pelo produto final. O resultado sai na hora e, quando o candidato é aprovado, a Microsoft envia o certificado pelo correio entre duas e três semanas.

O certificado MOS pode ser obtido em três níveis: Básico, que confere a certificação para os programas Word, Excel, Access, PowerPoint e Outlook; Expert, para Word e Excel; e o Master, obtido por meio de um conjunto das certificações anteriores.

O exame será oferecido na USP todas as quartas-feiras, em dois horários: manhã e tarde. "Atualmente, temos 15 computadores disponíveis para realização dos testes, o que possibilita o atendimento semanal de 30 pessoas interessadas em obter a certificação MOS", conta Maria Cecília. Os testes podem ser feitos para o Office 2000 (em português e em inglês) ou para o Office XP (apenas em inglês).

Maria Cecília ressalta que a USP não oferece treinamento para o teste e o candidato, ao prestar o exame, já deve ter conhecimento anterior dos programas que compõem o Office.

Preço de custo
Na USP, a certificação pode ser feita por professores, alunos e funcionários. Quem se interessar deve agendar o teste antecipadamente mediante o pagamento da taxa de R$80,00 (preço de custo). O agendamento deve ser feito pelo telefone (0XX11) 3091-6329, com Roseli ou e-mail sicilia@usp.br. A certificação também está disponível para a comunidade externa e informações sobre o valor da taxa podem ser obtidas no mesmo telefone.

A Docuprint é a empresa responsável por repassar as informações necessárias para a execução das provas, como a liberação das senhas de acesso para entrar no site da Microsoft a fim de baixar os exames para a certificação.

Os testes acontecem no Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP, na Av. Professor Luciano Gualberto, travessa 3, 71, Cidade Universitária, São Paulo.

Mais informações: (0XX11) 3091-6329, com Maria Cecília


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br