São Paulo, 15/08/2005


Primeiro turno da eleição para reitor acontece em 25 de outubro


Do Jornal da USP

O processo sucessório na USP está deflagrado. O primeiro turno da eleição para escolher o 25º reitor da maior Universidade do País está marcado para o dia 25 de outubro. A escolha é realizada por colegiados, em dois turnos. No primeiro, um colégio eleitoral que abrange todas as unidades de ensino e pesquisa escolhe os oito nomes que vão compor a lista final de candidatos. Qualquer um dos cerca de 700 professores titulares da Universidade pode receber votos. “Se o docente fizer concurso e se tornar titular uma semana antes da eleição, também é candidato em potencial. Essa é uma das peculiaridades do nosso processo”, aponta a secretária-geral da USP, professora Nina Ranieri.

No primeiro turno votam os integrantes do Conselho Universitário e dos conselhos centrais e os representantes das congregações. Como estas têm prazo até o dia 17 de outubro para enviar a sua nominata, a Secretaria Geral não dispõe do número total de eleitores. No último pleito, em 2001, votaram quase 1.400 representantes, sendo 1.219 professores, 109 alunos e 63 funcionários. O colégio eleitoral para este ano deve ser semelhante, embora, salienta a secretária-geral, ainda seja prematuro fazer estimativas.

Os oito professores mais votados no primeiro turno vão para o segundo, quando o colégio eleitoral é reduzido aos membros do Conselho Universitário e dos conselhos centrais. O segundo turno será realizado no dia 8 de novembro. Os nomes dos três mais votados seguem para o governador do Estado, que a partir dessa lista tríplice escolherá o sucessor do reitor Adolpho José Melfi. Tradicionalmente é o primeiro nome da lista o sancionado pelo governador para ocupar o cargo. A data da posse dos novos ocupantes dos cargos é definida pelo Gabinete do reitor.

Embora não haja necessidade de lançamento formal de candidaturas para o primeiro turno, alguns professores apresentam seu nome para a disputa e fazem campanha. Aqueles que assim se manifestarem participarão de um debate promovido pela Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) da USP no dia 19 de outubro, no auditório Camargo Guarnieri, na Cidade Universitária, em São Paulo.

Internet
Uma novidade do processo deste ano é que a Secretaria Geral criou uma seção destinada à eleição na sua página eletrônica (www.usp.br/sg). “Nossa idéia é que todas as informações, assim que chegarem à Secretaria Geral, sejam colocadas em meio eletrônico. Com isso vamos conferir mais agilidade, igualdade e transparência ao processo”, diz Nina Ranieri. Na página já está disponível, por exemplo, a lista parcial de eleitores, contendo os nomes de 259 integrantes do Conselho Universitário e dos conselhos centrais.

Uma portaria do reitor, publicada em 2 de agosto, designou para a comissão eleitoral os professores Walter Colli (Instituto de Química), Eduardo Cesar Silveira Vita Marchi (Faculdade de Direito), Maria Fidela de Lima Navarro (Faculdade de Odontologia de Bauru), Carlos Humes Júnior (Instituto de Matemática e Estatística) e Gil da Costa Marques (Instituto de Física). A comissão é presidida pelo professor Antonio Junqueira de Azevedo, da Faculdade de Direito.

A eleição dos representantes das categorias docentes (professor titular e professor associado e respectivos suplentes) que integram o Conselho Universitário se dará em duas fases. A primeira ocorre nas unidades, no dia 13 de setembro, das 9 às 17 horas. A segunda será realizada, pelo voto direto e secreto dos delegados das unidades, na Secretaria Geral da USP, sob a presidência de professores designados pelo reitor, no dia 20 de setembro, das 10h30 às 11 horas (para categoria de professor titular) e das 14h30min às 15 horas (para a categoria de professor associado). “Esperamos que tudo corra bem, que a Secretaria Geral cumpra o seu papel e que tenhamos um processo eleitoral tão tranqüilo como o anterior”, conclui a professora Nina Ranieri.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br