São Paulo, 06/09/2005


FEA retoma curso de graduação em Ciências Atuariais


Júlio Bernardes

A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP volta a oferecer o curso de graduação em Ciências Atuariais, interrompido em 1992, por meio do vestibular da Fuvest. Com duração de quatro anos, o curso terá 50 vagas no período noturno e formará profissionais para atuar na avaliação estatística de riscos nas áreas de previdência, seguros, planos de saúde e capitalização.

"A habilitação em atuária era oferecida até 1992, mas foi desativada devido ao baixo número de formandos", afirma o professor da FEA, Luiz João Corrar, um dos responsáveis pelo projeto do curso. "Nos últimos anos, porém, a procura por atuários aumentou com os novos tipos de seguros e o crescimento dos fundos de pensão."

O professor aponta que o atuário é um especialista em matemática que trabalha em empresas de seguros, capitalizacão, planos de saúde e na previdência básica (pública), aberta (privada) e fechada (fundos de pensão). "Ele estabelece planos de amortização, calcula probabilidades, avalia riscos, fixa prêmios de seguros, indenizacões e elabora planos de custeio e benefícios", diz. "Com o aumento da expectativa de vida da população, é necessário elaborar planos que garantam sua sobrevivência financeira."

Estatística
O curso de atuária contará com professores da FEA, do Instituto de Matemática e Estatística (IME), da Faculdade de Direito (FD) e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. "Os alunos terão noções de economia, contabilidade geral e aplicada às empresas de seguros e de previdência, administração e direito", explica Corrar. "Também haverão aulas de temas diretamente relacionados a atuária, como matemática, estatística, avaliação atuarial, gestão de carteiras de investimentos, administração financeira, gestão de riscos, matemática atuarial, matemática financeira e demografia."

De acordo com o professor, o campo de trabalho em ciências atuariais inclui a consultoria e o ensino. "Existem no País 130 empresas de seguros, 370 fundos de pensão e 40 empresas de previdência aberta, além de 5500 regimes de previdência social da União, dos estados e dos municípios", destaca. "O atuário também pode trabalhar nas 30 empresas de capitalização, 2200 operadoras de planos de saúde e em 820 empresas de capital aberto que realizam avaliação contábil atuarial."

A venda do manual da Fuvest com a ficha de inscrição para o vestibular da USP será feita até o dia 14 de setembro, nas agências do Banespa. A entrega das inscrições acontecerá nos dias 11 e 18 de setembro, nos postos relacionados no site da Fuvest.


Mais informações: (0XX11) 3091-5820, com Luiz João Corrar



A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br