São Paulo, 25/10/2005

USP define os oito candidatos que vão para o segundo turno



Da Redação, Agência USP

Os membros do Conselho Universitário, dos Conselhos Centrais e das Congregações das Unidades da USP escolheram nesta terça-feira (25) os oito candidatos que disputarão o segundo turno das eleições para reitor no próximo dia 8 de novembro.

São eles: Hélio Nogueira da Cruz, que obteve 659 votos (15,58%); Suely Vilela, com 645 votos (15,25%); Antonio Marcos de Aguirra Massola, com 490 votos (11,58%); Adilson Avansi de Abreu, com 366 votos (8,65%); e Sedi Hirano, que obteve 155 votos (3,66%); Francisco Antonio Rocco Lahr, que teve 28 votos (0,66%); Walter Coli, com 27 votos (0,64%); e Marcos Cortez Campomar, com 16 votos (0,38%). Estes três últimos, não apresentaram oficialmente suas candidaturas, mas foram os indicados, pelo número de votos, a integrar a lista com os oito nomes. Rocco Lahr, é da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Coli é do Instituto de Química da USP, e Campomar está vinculado à Faculdade de Economia e Administração (FEA) da USP de Ribeirão Preto.

Os votos em branco somaram 1.393 (32,93%), os nulos 175 (4,14%). O processo eleitoral teve início na Reitoria e nas unidades da USP às 9 horas da manhã, com encerramento às 13 horas. A apuração começou às 19 horas, em clima tranqüilo, e foi encerrada por volta das 21h30 horas. Na tarde desta terça, o juiz Marcos Pimentel Tamassia negou a liminar impetrada pela Associação dos Docentes da USP (Adusp) que solicitava a suspensão do processo de escolha do novo reitor.

Segundo turno
O segundo turno da eleição, que acontece no dia 8 de novembro (terça-feira), na Reitoria, vai definir o nome dos professores que farão parte da lista tríplice a ser enviada ao governador Geraldo Alckmin para escolha do novo reitor da USP. Neste turno, o Colégio Eleitoral é formado por membros do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais. A Secretaria Geral divulgará, no dia 31 de outubro, a lista com o nome dos eleitores.

A eleição começará às 13h30, encerrando-se a votação do primeiro escrutínio às 14h30. Haverá quatro mesas receptoras de votos. Se houver necessidade, acontecerá o segundo ou o terceiro escrutínios. O início de cada um ocorrerá 10 minutos após a proclamação do resultado do escrutínio anterior. O prazo para votação em cada novo escrutínio é de 45 minutos. No segundo e terceiro escrutínio, o número de elegíveis corresponde no máximo ao número de vagas existentes para completar a lista tríplice.

Em seguida, as mesas receptoras realizam a apuração que, em cada escrutínio, começa logo após o término da votação nas quatro mesas. Os votos dados a professores já eleitos em escrutínios anteriores não serão considerados. Ao fim da apuração, os três professores mais votados são proclamados eleitos pelo reitor, pela ordem dos votos recebidos na seqüência dos escrutínios. Neste momento, estará formada a lista tríplice que será enviada ao governador do Estado, que indicará o novo reitor da USP.




A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
visite nosso site: www.usp.br/agenciausp
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br