São Paulo, 08/11/2005

USP define lista tríplice de candidatos à Reitoria

Da Redação, Agência USP

Suely Vilela, Adilson Avansi de Abreu e Hélio Nogueira da Cruz estão na lista tríplice que será encaminhada ainda hoje (8) ao governador Geraldo Alckmin para escolha do novo reitor da Universidade de São Paulo. A definição aconteceu no segundo turno das eleições, na tarde desta terça (8). Estavam inscritos 300 eleitores - representantes do Conselho Universitário e dos Conselhos Centrais da Universidade.

A apuração teve início por volta das 13h30. O primeiro escrutínio foi encerrado às 15h25 e apontou o nome da professora Suely Vilela (pró-reitora de Pós-Graduação), como a primeira integrante da lista tríplice, com 154 votos. Hélio Nogueira da Cruz (vice-reitor), obteve 122 votos; Adilson Avansi de Abreu (pró-reitor de Cultura e Extensão), 89; Antonio Marcos de Aguirra Massola (responsável pela Coordenadoria do Espaço Físico), 50; e Sedi Hirano (diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), 16 votos. Estes cinco declararam-se candidatos ao cargo desde o início do processo.

Os professores Walter Colli (Instituto de Química), Marcos Cortez Campomar (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) e Francisco Antonio Rocco Lahr (Escola de Engenharia de São Carlos), que integraram a lista dos oito nomes para este segundo turno, receberam, respectivamente, 11, 4 e 3 votos. Os votos brancos somaram 370 e não foram contabilizados votos nulos.

Segundo escrutínio sem maioria
Por volta das 17 horas, foi encerrada a contagem do segundo escrutínio. Porém, de acordo com as regras eleitorais, nenhum candidato atingiu o quorum necessário para compor o segundo nome da lista tríplice. Hélio Nogueira da Cruz teve 120 votos; Adilson Avansi, 116 votos; Massola, 106; Sedi Hirano, 39; e Colli, 11 votos. Os professores Rocco Lahr e Campomar, obtiveram 1 voto cada. Foram registrados 126 votos em branco e 18 nulos.

Lista final
No final do terceiro escrutínio, que foi encerrado por volta das 18h10, Adilson Avansi e Hélio Nogueira compuseram a lista tríplice. Avansi obteve 161 votos, enquanto o atual vice-reitor teve 109 votos. Os votos brancos e nulos foram 95 e 2, respectivamente.

De acordo com o reitor Adolpho José Melfi, o processo eleitoral foi tranqüilo e ocorreu dentro do previsto. O próprio Melfi entregará, ainda nesta terça (8), a lista com os três nomes ao vice-governador do Estado, Cláudio Lembo. "O governador Geraldo Alckmin está em Brasília e de lá deve seguir em viagem ao exterior. Talvez ele possa fazer a indicação ainda hoje", disse o reitor.


A reprodução do conteúdo informativo desse boletim em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, é permitida mediante a citação nominal da Agência USP de Notícias como sua fonte de origem.
 
sobre a Agência USP de Notícias |  direitos autorais |  créditos |  mande um email

Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa J,n.374 Sala 244 CEP05586-000 São Paulo Brasil
(00XX11) 3091-4411  agenusp@usp.br